domingo, 31 de julho de 2011

Banguecoque - a capital Mundial do Livro em 2013

Banguecoque foi a cidade escolhida pela UNESCO para ser a Capital Mundial do Livro em 2013, anunciou hoje a Organização da ONU para a Educação, Ciência e Cultura. Representantes da UNESCO, da União Internacional de Editores (UIE), da Federação Internacional de Livreiros (IBF) e da Federação Internacional de Associações e Instituições dos Bibliotecários (IFLA) elegeram a capital tailandesa "devido à vontade de reunir todos os atores envolvidos no mundo dos livros".

Fonte: ANCIB

((•)) Ouça este post

XXIV Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação

Sistema de informação, multiculturalidade e inclusão social são as temáticas que serão amplamente discutidas no XXIV Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação.
O evento será realizado no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Maceió (Alagoas), no período de 7 a 10 de agosto. As inscrições poderão ser realizadas on-line até o dia 1 de agosto de 2011. A partir do dia 6 de agosto, as inscrições só poderão ser feitas na secretaria do evento. Para mais informações, consulte o site do evento
((•)) Ouça este post

terça-feira, 19 de julho de 2011

Memória e internet

Fonte da imagem: spacesuityoga
Foi publicado na revista Veja desta semana (20 de julho, 2011) e em diversos outros jornais publicaram também sobre o artigo da revista Science (14 July 2011:) de autoria de Betsy Sparrow, Jenny Liu e Daniel M. Wegner. Na revista Veja tem o título de "Google:como ele afeta o cérebro". No jornal Estado de Minas a chamada é "Estudo diz que internet pode atrapalhar capacidade de guardar informações". As matérias publicadas fazem referência ao estudo do impacto do Google na memória e a capacidade do cérebro humano de processar informações. Segundo a pesquisa "a Internet tornou-se uma forma primária de memória externa ou transacional, onde a informação é armazenada coletivamente, fora de nós mesmos.  O ser humano tem se preocupado menos em reter informações por saber que elas estão disponíveis na internet. Uma questão apresentada pelo estudo é quais as consequências os mecanismos de busca existentes na internet podem ter para o cérebro humano?  Para quem tem interesse no assunto o título original do artigo é: Google Effects on Memory: Cognitive Consequences of Having Information at Our Fingertips e pode ser acessado na Science. Para ler a matéria no Estado de Minas
((•)) Ouça este post

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Festival Internacional de quadrinhos em BH

O FIC - Festival Internacional de Quadrinhos vai acontecer em Belo Horizonte no período de 09 a 13/11. Acompanhe a programação no site do evento!!

((•)) Ouça este post

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Projeto Minibibliotecas criam bibliotecas para as comunidades rurais

O Projeto Minibibliotecas compreende a elaboração e distribuição de produtos de informação em diferentes mídias, contendo informações tecnológicas geradas pela Embrapa e seus parceiros e orientações para a produção agropecuária e de alimentos de qualidade, respeitando o meio ambiente e a realidade das comunidades rurais nas diversas regiões brasileiras.
Cada minibiblioteca é composta por 120 títulos de publicações impressas, 40 títulos de programas de rádio ‘Prosa Rural’ e 37 títulos de vídeos do programa ‘Dia de Campo na TV’ e da videoteca rural editados pela Embrapa Informação Tecnológica.
Entre os conteúdos abordados no acervo, destacam-se temas como preservação e educação ambiental, cidadania, cooperativismo, cultivo de hortas e quintais, criação de pequenos e grandes animais, produção de alimentos de qualidade, manejo do solo e da água, ou como iniciar uma pequena agroindústria de alimentos, entre outros. 
A coleção
A minibiblioteca compreende um kit que contém livros, cartilhas e fitas de vídeo e programas de áudio "Prosa Rural". Todos os títulos contêm informações direcionadas e úteis ao desenvolvimento da agricultura e da pecuária no País. A coleção do kit minibiblioteca é composta por dois exemplares de cada título de publicação impressa, um exemplar de cada título de fita de vídeo e um kit de programas Prosa Rural.
Conheça mais sobre este projeto visitando o site da Embrapa 
 Fonte: Embrapa
((•)) Ouça este post

Museu de História Natural e Jardim Botânico da Universidade Federal de Minas Gerais

Fonte da imagem: MHNJB/UFMG
Os museus, até bem pouco tempo, eram vistos, em geral, apenas como ambientes fechados guardiões de objetos antigos. Contrariando essa visão, o Museu de História Natural e Jardim Botânico da Universidade Federal de Minas Gerais (MHNJB/UFMG) tem como proposta principal constituir-se um ambiente vivo, impregnado de uma história que, ainda em construção, se modifica a cada dia. Ele é singular por abrigar um espaço museológico aberto à visitação pública localizado no interior de um Jardim Botânico, que, por sua vez, abriga importantes espécies da flora e da fauna brasileiras
O MHNJB abriga uma grande diversidade de conhecimento e cultura. Com tanta história para contar, a Biblioteca do Museu foi criada com o fim de arquivar, organizar e partilhar esse saber. Ela conta com um acervo constituído por 3.642 livros e 19.134 periódicos especializados nas áreas de Arqueologia, Botânica, Geologia, Museologia e Paleontologia. Além disso, guarda o acervo pessoal de dois importantes docentes da Universidade Federal de Minas Gerais – o do Professor Getúlio Vargas Barbosa, do Instituto de Geociências (IGC), que compreende, aproximadamente, mil títulos, que tratam de Geologia, Geografia, História, solos e mapas; e o do Professor Giorgio Schreiber, do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), que conta, também, com mil títulos, entre livros e periódicos, na área de Botânica. A coleção de fotos do Museu, desde sua criação, e os documentos relativos ao Presépio do Pipiripau integram, também, o acervo da Biblioteca do Museu.
Fonte da imagem: MHNJB/UFMG
 O Museu de História Natural e Jardim Botânico (MHNJB) da UFMG guarda um importante tesouro da arte popular – o Presépio do Pipiripau. Criado ao longo do século XX, pelo artesão Raimundo Machado, sincroniza 586 figuras móveis, distribuídas por 45 cenas, que contam a história da vida e da morte de Jesus Cristo, costurada ao cotidiano de uma cidade, com sua variedade de artes e ofícios.
Fonte:  os textos foram extraídos do site do MHNJB
Vale a pena conferir o site do museu
((•)) Ouça este post

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Simpósio de Arquivologia da UFMG - Sistemas de Arquivos Universitários: desafios e perspectivas

Vai acontecer na ECI/UFMG no período de 21 a 23 de setembro o  I Simpósio de Arquivologia da UFMG. Este evento tem por objetivo reunir especialistas da área, no sentido de avaliar as pesquisas a respeito da implantação dos sistemas de arquivos nas instituições de ensino superior do Brasil. Acompanhe a programação no site do evento.

((•)) Ouça este post

quarta-feira, 6 de julho de 2011

FLIP - Festa Literária Internacional de Paraty de 2011

A Flip, chega à sua 9a. edição já estabelecida como um dos mais importantes eventos culturais de Paraty e do Brasil. Sua programação não se restringe apenas às palestras. Acontecem também a Flipinha, a FlipZona, a programação da Casa da Cultura, a Off FLIP, shows, apresentações de teatro, lançamento de livros... 
 HOMENAGEADO DE 2011
Oswald de Andrade (1890-1954) será o grande homenageado da 9ª edição da Festa Literária Internacional de Paraty. Considerado o mais inovador dentre os escritores do modernismo, Oswald foi protagonista da Semana de 22 e abriu caminhos para grandes nomes como Carlos Drummond de Andrade, João Cabral de Melo Neto e os poetas concretos. Além de ter sido um precursor da Tropicália e da “poesia marginal” dos anos 70, Oswald escreveu Manifesto da Poesia Pau-Brasil (1924), Pau Brasil (1925) e Manifesto Antropófago (1928) e introduziu a prosa experimental no país, com Memórias Sentimentais de João Miramar (1924). Acompanhe a programação
((•)) Ouça este post

Encontro Nacional de Bibliotecários de IES

No  ENB - III Encontro Nacional de Bibliotecários de IES (Instituição de Ensino Superior)  no dia 26 de agosto de 2011 acontecerá uma integração de saberes os profissionais de bibliotecas de instituições do Ensino Superior. O terceiro encontro do segmento será no Hotel Park Inn Ibirapuera, localizado na Avenida Ibirapuera, 2534 (Moema – São Paulo/SP), das 09h00 às 16h45. Detalhes como a programação, inscrições, hospedagem etc. no site do evento. ((•)) Ouça este post