Este é o tema da palestra que sera apresentada pela profª. Johanna Wilhelmina Smit da ECA/USP. Esta apresentação faz parte do Ciclo de Palestras PPGCI / UFMG - 2013 e das inúmeras discussões presentes na disciplina Estudos Avançados em Ciência da Informação e promovida pelas professoras Lídia Alvarenga e Renata Baracho, ambas professoras do PPGCI/UFMG. Johanna Wilhelmina Smit é diretora do Arquivo Geral da USP
apresenta em conferência nesta quinta-feira, 18, no campus Pampulha, o percurso
do pesquisador Jean-Claude Gardin (1925-2013), que a partir de seu trabalho como
arqueólogo antecipou características das atuais bases de dados e dos sistemas
especialistas. A relação entre a organização da informação e a linguística produziu alguns textos seminais, lançando as bases para uma reflexão mais teórica sobre as linguagens documentárias em suas diferentes apresentações e graus de estruturação. A experimentação prática de suas propostas, através da concepção do SYNTOL, levou a uma ampliação de suas preocupações, desembocando na “epistemologia prática”, na qual ele advoga por uma nova escrita de textos científicos em ciências sociais e humanas, novamente acompanhada de uma experimentação prática. Outras informações pelo telefone 3409-6103.
((•)) Ouça este post
Este blog, criado pela Profª. Drª. Célia Dias, tem como objetivo ser um canal de comunicação e um espaço para o compartilhamento de informações e experiências entre alunos, professores do curso de biblioteconomia, profissionais e todos os interessados em gestão da informação/ conhecimento em contextos diversos, arquivística e assuntos afins.Sejam bem vindos,entrem, leiam e participem!!
segunda-feira, 15 de abril de 2013
Gardin e a Ciência da Informação: das linguagens documentárias à epistemologia prática
Marcadores:
Joanna Smit
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário