terça-feira, 26 de novembro de 2013

Simpósio discute e estimula políticas de acesso livre na UFMG e no país

A Biblioteca Universitária, em parceria com a Escola de Ciência da Informação, realizará, o I Simpósio sobre Acesso Livre na UFMG, iniciativa pioneira em uma instituição de ensino do Brasil. O Simpósio acontecerá nos dias 27 e 28 deste mês, no Auditório Azul da ECI“O objetivo do evento é estimular o desenvolvimento de políticas de acesso livre à informação científica na Universidade e, dessa forma, incentivar as demais instituições do país a fazerem o mesmo”, explica o professor Helio Kuramoto, idealizador do Simpósio. 
O registro e disseminação da produção científica da UFMG, a importância do acesso livre e a experiência da Universidade com revistas científicas disponibilizadas eletronicamente estão entre os principais assuntos que serão abordados nas mesas redondas e palestras. O Simpósio é gratuito, aberto ao público em geral e não é necessário se inscrever para participar.  

Quem não puder comparecer ao Simpósio, poderá acompanhá-lo ao vivo pelo link http://aovivo.eci.ufmg.br/ 
Horário:
Dia 27: 9 às 12h e 14 às 17h
Dia 28: 9 às 12h

((•)) Ouça este post

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

USP, Unesp e Unicamp disponibilizam produção científica na internet


A produção científica das universidades de São Paulo (USP), Estadual de Campinas (Unicamp) e Estadual Paulista (Unesp) poderá ser encontrada e acessada livremente em breve em um único portal na internet. Trata-se doRepositório da Produção Científica do Conselho de Reitores das Universidades Estaduais Paulistas, lançado durante a sessão de abertura da 4ª Conferência Luso-Brasileira de Acesso Aberto (Confoa), dia 6 de outubro.
Criado por iniciativa e com apoio da FAPESP, alguns dos objetivos do portal são reunir, preservar e proporcionar acesso aberto, público e integrado à produção científica dos pesquisadores das três universidades estaduais paulistas, que são as que mais publicam artigos científicos no país, de acordo com a última edição do SIR World Report, divulgada em julho pela Scimago Lab. O portal reunirá teses, dissertações, artigos, livros, resumos e trabalhos completos apresentados em reuniões e congressos científicos, entre outras publicações disponibilizadas pelas três instituições nos repositórios de dados na internet que começaram a desenvolver nos últimos anos. A metodologia utilizada na construção da Biblioteca Digital da Produção Intelectual da USP foi seguida pela Unesp para desenvolver seu Repositório Institucional , lançado em fevereiro. Por sua vez, a Unicamp também começou a desenvolver a sua Biblioteca Digital da Produção Científica e Intelectual, que atualmente está incubada no Sibi da USP e deve migrar, em breve, para o servidor da universidade campineira.
Agora, com os repositórios das três universidades paulistas prontos para operar, a ideia é integrá-los pouco a pouco no portal do Cruesp que conta com uma ferramenta de busca já utilizada pela USP para integrar as bibliotecas digitais de suas unidades.
“A ferramenta de busca do sistema se conecta todos os dias com os repositórios das três universidades, extrai os dados armazenados, desduplica [elimina os duplicados] e os insere na base do portal do Cruesp para que possam ser acessados pelos usuários”, afirmou Anderson de Santana, gestor de acervos do Sibi da USP e um dos pesquisadores participantes do projeto.
or enquanto, o portal do Cruesp reúne cerca de 56 mil artigos científicos, publicados entre 2008 e 2012 em revistas indexadas na Web of Science. De acordo com os coordenadores do projeto, a meta é publicar artigos científicos também incluídos em outros indexadores científicos, como oScopus, além de outros tipos de publicações, como livros, resumos e trabalhos completos apresentados em reuniões e congressos científicos.
Individualmente, as bibliotecas digitais das três universidades já vêm trabalhando com outros conteúdos, que não apenas artigos científicos.
Fonte: Agência FAPESP.  Elton Alisson, 10/10/2013




((•)) Ouça este post

terça-feira, 1 de outubro de 2013

Sustentabilidade nas bibliotecas universitárias

Maria A. Jankowska portraitEste é o titulo da palestra que vai acontecer hoje, dia 01/10  das 14h às 16h30, a Escola de Ciência da Informação da UFMG (ECI/UFMG), em parceria com a Biblioteca Universitária, promoverá, no Auditório Azul da ECI. A palestra é aberta ao público em geral e será proferida pela bibliotecária e pesquisadora Dra. Maria Anna Jankowska, PhD em Economia pela Poznan University of Economics, Polônia. Atualmente, a Dra. Jankowska trabalha como bibliotecária na Charles Young Research Library, da University of California, EUA.

Na apresentação serão discutidas questões sobre a sustentabilidade nas bibliotecas universitárias, abordando as exigências para o planejamento de uma estrutura que integre estratégias sustentáveis para essas bibliotecas.     A
é Palestra aberta ao público em geral.

Palestrante: Dra. Maria Anna Jankowska  
clique aqui para conhecer a conferencista
Data: 01 de outubro de 2013 - terça-feira
Local: Auditório da Escola de Ciência da Informação
Horário: 14h às 16h30

O evento terá a presença de um intérprete que fará a tradução inglês/português. 

Realização
Escola de Ciência da Informação – UFMG
Sistema de Bibliotecas da UFMG 
((•)) Ouça este post

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Morre Lancaster

Recebemos a triste notícia da morte do prof. F.W. Lancaster que, todos conhecemos pelas suas contribuições  para o campo da CI, especificamente para as áreas de indexação e recuperação da informação.   Para conhecer um pouco sobre este importante professor e comprender sobre a sua influência na CI, acesse: https://ideals.illinois.edu/handle/2142/9503
https://ideals.illinois.edu/handle/2142/9488 
 
 

((•)) Ouça este post

terça-feira, 27 de agosto de 2013

Rede CARINIANA: Rede Brasileira de Serviços de Preservação Digital

Muitas Cópias Mantém as Coisas à Salvo. A tradução para o Português da sigla LOCKSS, projeto baseado na Universidade de Stanford (EUA), explica quase brincando como pesquisadores vem lidando com uma questão ainda nova: a preservação da produção científica e cultural mundial, cada vez menos analógica e mais digital. Em janeiro, o Brasil passou a fazer parte da Aliança Internacional LOCKSS através de uma parceria com o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), financiada pela Agência Nacional de Inovação (Finep). Dois pesquisadores do projeto, Miguel Ángel Mardero Arellano e Rafael Cobbe Dias, estarão na FURB nesta sexta-feira (30/8) para o Seminário de Estudos da Informação e Conhecimento: Preservação Digital. O evento gratuito acontece no Auditório do Bloco J (Câmpus 1), das 13h às 18h.
 
Inscrições limitadas até 28/8 http://proxy.furb.br/soac/index.php/seic/iseic
 
Se você possui muitos arquivos únicos no seu computador pessoal – como fotografias, músicas raras, documentos e textos –, já deveria saber que cópias de segurança (os backups) são garantia de que um incêndio, um roubo ou uma prosaica falha no seu HD não apaguem para sempre essas memórias. E, mesmo assim, pode ser tão complicado administrar todos esses gigabytes que muitos acabam apostando na sorte. Outros, no entanto, chegam a guardar cópias extras em locais diferentes. Imagine agora o volume de informação digital com o qual grandes bibliotecas e instituições vêm lidando nos últimos anos.
 
Só digital
Na Biblioteca Universitária (BU) da FURB, por exemplo, desde 2006 todos os trabalhos de conclusão de curso, dissertações de mestrado e teses de doutorado apresentados por acadêmicos da instituição são catalogados apenas digitalmente, em PDFs que podem ser acessados online, de qualquer computador conectado à Internet. “E temos o projeto de digitalizar os trabalhos que estão disponíveis atualmente somente em formato impresso. Esses estão até mais vulneráveis, pois são cópias únicas, enquanto os arquivos digitais têm cópias de segurança administradas pela Divisão de Tecnologia da Informação da FURB”, explica o diretor da BU, Darlan Jevaer Schmitt. As revistas de divulgação científica da FURB também não são mais impressas há algiuns anos, assim como acontece na maioria das universidades do mundo, atualmente – estão disponíveis em um portal, com acesso gratuito.
 
Para ajudar essas instituições a garantir a segurança de tanta informação relevante – e o seu livre acesso – é que surgiu a Rede Brasileira de Serviços de Preservação Digital, a Cariniana. Segundo Arellano, que coordena o projeto, o objetivo principal é disponibilizar serviços de preservação digital de recursos exclusivamente eletrônicos. Segundo informações do site do Ibict, nos próximos anos a Rede Cariniana vai disponibilizar serviços de preservação digital para a comunidade que lida com informação científica e tecnológica, passando também a preservar digitalmente acervos patrimoniais de bibliotecas, arquivos e centros de memória institucionais no Brasil.
 
Além da Stanford University, participam do projeto LOCKSS a Universidade de Harvard, o Instituto de Tecnologia de Massachussets (MIT), a Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos e outras instituições. No Brasil, já fazem parte da iniciativa USP, Unicamp, UFPB, UEMA e UFSM.

 
Fonte: material extraido do BIBNews
Para mais informações sobre a Cariniana veja no slideshare
((•)) Ouça este post

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Diretor da Biblioteca Mindlin fala na ECI sobre preservação e acesso por meio da digitalização de acervos

O uso das novas tecnologias tem o poder de aliar duas dimensões aparentemente contraditórias quando se trata de acervos como o da Biblioteca Mindlin, em São Paulo: a preservação e o acesso. Munido dessa tese central, o professor da Universidade de São Paulo Pedro Luis Puntoni, diretor da Biblioteca, vai conduzir seminário na próxima quarta-feira, 14, a partir das 10h, na Escola de Ciência da Informação da UFMG.
“Intensificar e ampliar o acesso por meio da digitalização garante a preservação dos acervos, na medida em que valoriza esse patrimônio e envolve um público muito maior”, justifica Puntoni, que dirige a Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, vinculada à USP.
Ele informa que o portal web Brasiliana USP já oferece mais de quatro mil títulos e que o projeto tem a vocação de se estender a outros acervos, a começar pelos da própria instituição paulista. Em sua apresentação, Puntoni vai relembrar a doação do acervo pelo empresário e bibliófilo José Mindlin (1914-2010), mostrar como está funcionando o projeto e destacar as perspectivas em termos de parcerias.
“Estamos repassando tecnologia para outras instituições, como o Iphan e o Instituto Moreira Salles, e pretendemos abrigar acervos de outras bibliotecas”, afirma o diretor, que anuncia também colaboração com o Ministério da Cultura no sentido de se instituir uma política nacional de digitalização de acervos.
O seminário Brasiliana USP e a digitalização dos acervos memoriais: preservação e acesso será realizado na sala 1000 da Escola de Ciência da Informação, que promove o evento em parceria com o Sistema de Bibliotecas da UFMG e o Núcleo de Estudos e Pesquisa Informação e Sociedades. Outras informações na secretaria da Pós-graduação em Ciência da Informação
Fonte: Extraído do Boletim da UFMG
((•)) Ouça este post

terça-feira, 6 de agosto de 2013

Seleção para mestrado e doutorado no PPGCI/UFMG

O Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da  Escola de Ciência da Informação publicou o edital para seleção de mestrado e doutorado para entrada no 1º semestre de 2014. As inscrições estarão abertas no período de 16/09/2013 a 15/10/2013 para seleção de candidatos ao curso de MESTRADO e para o de DOUTORADO. Maiores informações estão disponiiveis  na Secretaria do PPGCI e no  site http://ppgci.eci.ufmg.br/.



 
((•)) Ouça este post

terça-feira, 30 de julho de 2013

Mestrado Acadêmico e Doutorado em Ciência da Informação na UnB

O Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade de Brasília (PPGCINF) publicou o Edital de Seleção de Candidatos às Vagas do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação para os Cursos de Mestrado Acadêmico e Doutorado para o Primeiro Período Letivo de 2014.
((•)) Ouça este post

segunda-feira, 22 de julho de 2013

Biblioteca nas Nuvens

O projeto Biblioteca nas Nuvens – é fruto de um projeto de Mestrado em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba, da aluna Robéria Andrade, sob a orientação do Prof. Dr. Wagner Junqueira de Araújo. Qualquer usuário pode acessar a biblioteca, sem a necessidade de registra-se, nem de entrar com nome e senha, o acesso é livre, a leitura é gratuita.  Esta biblioteca é um canal de divulgação e informação, criada com o propósito de disponibilizar na Internet o conhecimento produzido por escritores literários de forma rápida e sem fronteiras, respeitando os direitos autorais. Todas as obras disponibilizadas na Biblioteca nas Nuvens estão em Domínio Público, ou dispõe da autorização do autor.  A biblioteca é destinada a alunos, professores e amantes da literatura da rede em geral. Foi inaugurada em maio de 2013. A Biblioteca nas Nuvens tem o objetivo de contribuir para o conhecimento, promoção e divulgação da cultura, de modo que fortaleça a identidade de cada usuário. Assim, dispomos de obras de valor cultural, histórico e científico. Para conhecer o acervo clique aqui
((•)) Ouça este post

segunda-feira, 15 de julho de 2013

Arquivos Digitais: experiências em preservação

O Fórum: “Arquivos Digitais: experiências em preservação”  será realizado no dia 15 de agosto de 2013, das 9h às 17h, no Auditório do Centro de Convenções da Unicamp (Av. Érico Veríssimo, 410,
Cidade Universitária “Zeferino Vaz”, Campinas-SP).
A produção crescente de documentos arquivísticos em formato digital desafia as organizações produtoras e as instituições de preservação na busca de soluções para a preservação e o acesso de longo prazo. Os documentos digitais sofrem diversas ameaças decorrentes da fragilidade inerente aos objetos digitais, da facilidade de adulteração, bem como da rápida obsolescência tecnológica. Desde 2004, a UNICAMP tem feito eventos para tratar as questões da preservação de documentos arquivisticos digitais O foco dos fóruns anteriores foi a de discutir e divulgar bases conceituais, requisitos e padrões da preservação de documentosarquivisticos digitais autenticos, confiáveis e acessíveis ao longo do tempo. Foram apresentados por exemplo, o projeto InterPARES, da Universidade British Columbia do Canadá, que definiu conceitos de preservação arquivística, o Modelo Open Archival Information System (Consultive Commitee for Space Data Systems, para repositórios digitais e Modelo de Requisitos para o desenvolvimento de sistemas informatizados de gestão arquivistica de documentos (e-ARQ/Brasil) do Conselho Nacional de Arquivos. Nesta oportunidade pretende-se apresentar experiências de soluções em sistemas de informação, de gerenciamento de documentos e de repositórios, na produção e na preservação de documentos arquivísticos, que levaram em conta a base conceitual estudada e adotada por algumas instituições brasileiras. Pretende-se ainda apresentar um panorama atual dos estudos e das iniciativas em preservação digital em âmbitos nacional e internacional. As inscrições  são gratuitas, veja a programação abaixo:

PROGRAMA
8h30 - Credenciamento
9h00 – Abertura:
Prof. Dr. Alvaro Penteado Crósta – Coordenador Geral da Universidade

Mesa 1 – Panorama da preservação digital
Coordenador: Profa. Dra. Maria do Carmo Martins

9h40 – Memória e arquivos digitais: panorama da preservação de documentos digitais
Palestrante: Carlos Augusto da Silva Ditadi (Arquivo Nacional)

10h30 – Coffee Break
10h50 – PDF/A: formato ISO para preservação de documentos digitais
Palestrante: João Alberto de Oliveira Lima(Senado Federal)

11h30 - Debate
12h00 - Almoço
Mesa 2 - Experiências em preservação de documentos digitais
Coordenador: Carlos Augusto da Silva Ditadi

14h00 - Projeto de preservação de documentos digitais na Unicamp e o Sistema Informatizado de Gestão Arquivística de DocumentosPalestrante:Andressa Cristiani Piconi e Cássia de Paula Moreira Coghi (Arquivo Central do Sistema de Arquivos da UNICAMP)
15h00 - Implantação de Soluções de Preservação em Sistema de Informação: o caso do Demonstrativo de Pagamento de Pessoal da Diretoria Feral de Recursos Humanos
Palestrante: Thiago Sbrici (Diretoria Geral de Recursos Humanos da UNICAMP)

15h30 - Coffee break
15h50 - Digitalização de documentos permanentes e infraestrutura de armazenamento de documentação digital: caso do Arquivo Edgard Leuenroth
Palestrante: Humberto Celeste Innarelli (Arquivo Edgar Leuenroth Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UNICAMP)

16h20 - Debate
17h00 - Encerramento

Para mais informações sobre o evento acesse o link: http://foruns.bc.unicamp.br/

((•)) Ouça este post

terça-feira, 2 de julho de 2013

V Encontro Nacional de Bibliotecários de IES & V Encontro Nacional de Bibliotecários Escolares

O  Encontro Nacional de Bibliotecários de IES & V Encontro Nacional de Bibliotecários Escolares vai acontecer  no dia 29 de agosto  em São Paulo. Neste evento serão abordados temas abrangentes para todas as instituições de ensino, tais como a relevância da Biblioteca Digital, a utilização do acervo digital e o uso de redes sociais na disseminação e recuperação da informação.
Para as IES, os palestrantes abordarão a gestão da inovação na Biblioteca Acadêmica, as leis de incentivo à cultura, o marketing cultural em bibliotecas e trarão para debate um case da USP sobre como integrar Bibliotecas Digitais.  Para o Ensino Básico, as palestras serão sobre a pesquisa escolar e como ela pode ajudar o aluno a se tornar um indivíduo melhor, sobre o importante papel das bibliotecas na formação de leitores de 6 meses a 6 anos de idade, e também sobre o profissional bibliotecário e suas atribuições.
Para mais informações e inscrições acesse: www.humus.com.br/eventos/enb/ ou entre em contato com a nossa Central de Atendimento: (011) 5535-1397 / humus@humus.com.br.




((•)) Ouça este post

quinta-feira, 13 de junho de 2013

Congresso do Livro digital

Com o tema Livro Além do Livro, o 4° Congresso Internacional CBL do Livro Digital será realizado nos dias 13 e 14 de junho de 2013 (5ª e 6ª feira) em São Paulo no Fecomercio de Eventos. Com o tema “O Livro Além do Livro” o objetivo do Congresso é discutir os rumos do livro digital e principalmente sua importância para a educação e o fomento da leitura. Os seguintes temas serão discutidos na próxima edição:

         13 de junho                                                                                                         
  • O futuro do livro e o livro do futuro - como leremos em 2020?
  • O Direito Autoral do Livro Digital - o quanto evoluímos?
  • O livro digital e sua influência no aprendizado
  • O livro digital - uma aposta no didático do futuro?
  • O Livro Digital na educação
  • O livro digital infantil e juvenil - livro ou game?
  • Perfil dos leitores e consumidores de livros digitais
  • Biblioteca Digital
  • Tecnologias Digitais inspirando mudanças na educação
  • Tendências do consumo de Livros no Brasil
  • Apresentação dos Trabalhos Científicos Finalistas
       14 de junho

  • Apresentação - Trabalho Científico vencedor
  • Inovação: a criatividade na era digital
  • Somos seres digitais?
  • Publicando para a área de educação em uma nova era
  • Desafios para as pequenas e médias livrarias num mundo digital
  • Mobile publishing - desafios para os editores
  • O livro digital na Universidade
  • O que aprendemos e para onde vamos
  • O empreendedorismo no mercado do livro digital
  • Abordagens inovadoras para livros digitais lúdicos
  • Distribuição de conteúdo digital
  • Ebooks Como criar um fluxo de produção ideal
  • Como quebrar barreiras e aproximar Livreiros e Editoras no mercado de ebooks

Mais informações ver o site do evento

((•)) Ouça este post

quarta-feira, 12 de junho de 2013

Embrapa abre acesso à biblioteca de dados geoespaciais

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) acaba de abrir ao público geral o acesso à Biblioteca Geoespacial, sistema de armazenamento e de consulta de conteúdo geoespacial produzido e administrado pela Embrapa Meio Ambiente, em Jaguariúna (SP).
O modelo conceitual foi desenvolvido pela pesquisadora Margareth Meirelles, da Embrapa Solos (Rio de Janeiro).
“Trata-se de um instrumento de apoio à execução de projetos que envolvem dados geoespaciais para troca e disposição dessas informações, que são armazenadas e distribuídas na forma de arquivo de documentos, vetorial, raster, SigWeb ou mapa digital”, disse Sandro Pereira, analista em geoprocessamento da Embrapa Meio Ambiente e administrador da Biblioteca.
A Biblioteca Geoespacial conta com um servidor de dados onde são registrados os metadados de cada informação armazenada e tem interfaces gráficas para consulta ao conteúdo e para armazenar novas informações.
O acesso para consulta e download na área pública é livre para qualquer usuário, cadastrado ou não. Já na área privada o usuário, de acordo com os privilégios recebidos dos administradores, pode cadastrar dados, incluir notícias e atalhos para outros endereços.
Também são disponibilizados outros endereços da internet, de outros repositórios de dados e de informações geoespaciais. Além disso, é possível acessar outros projetos da Embrapa Meio Ambiente ou de parceiros.
O sistema pode ser acessado em português, inglês ou espanhol. A consulta ao conteúdo cadastrado pode ser por atributos de identificação do arquivo ou por projeto, sendo necessário somente se cadastrar.
A adaptação do programa da biblioteca para o ambiente institucional da Embrapa Meio Ambiente foi consolidada em parceria com o Programa Marco de Gestão Sustentável dos Recursos Hídricos da Bacia do Prata.
Mais informações: http://geo.cnpma.embrapa.br
 
Fonte: Agência FAPESP, 07/06/13
((•)) Ouça este post

quarta-feira, 5 de junho de 2013

A RDA como novo código de catalogação

É o título da palestra que acontecerá na Escola de Ciência da Informação da UFMG e que, faz parte do projeto Jornadas de Relatos e Debates da Prática Bibliotecária, que contará com diversas palestras de profissionais acerca de suas atividades em torno da organização, gestão e serviços de informação. Este projeto é coordenado pela profª. Cristina Ortega da ECI/UFMG. A palestra será ministrada pelo bibliotecário Marcelo Votto Teixeira, da Universidade de Caxias do Sul, RS, a primeira instituição da América Latina a fazer uso da RDA.  Veja abaixo mais informações sobre a palestra:  
 
Data e horário: 12/06/2013, às 19 horas
Local: Auditório Azul, da Escola de Ciência da Informação da UFMG
Público: aberto a todos os interessados
Nesta aprsentação serão discutidos os seguintes pontos: Histórico do desenvolvimento da RDA a sua aplicação prática. Discussão das principais diferenças na catalogação entre a AACR2 e a RDA. Como o bibliotecário poderá utilizar a RDA em seu cotidiano e o impacto do novo código nos catálogos automatizados. Os modelos conceituais (FRBR-FRAD) que serviram como modelo para o desenvolvimento da RDA, e os registros bibliográficos e registros de autoridades - Formatos MARC Bibliográfico e MARC Autoridades. Por fim, a apresentação sobre o uso da RDA no catálogo de autoridades da Universidade de Caxias do Sul.
Acompanhe a transmissão  via Web a partir do endereço: http://aovivo.eci.ufmg.br/
((•)) Ouça este post

segunda-feira, 3 de junho de 2013

Tendências de Pesquisas em Processamento de Linguagem Natural

O Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da UFMG está promovendo uma apresentação de Nádia Aurora Vanti Vitullo, no dia 06/06/2013 as 14 h, na Sala 1000 da
Escola de Ciência da Informação - UFMG. A apresentação de Nádia Vanti com o titulo de Tendências de Pesquisas em Processamento de Linguagem Natural cujo foco são os  Estudos Métricos da Informação em Ciência, Tecnologia e Inovação.  Ela é professora Adjunta do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e coordenadora da Linha Estudos Métricos da Informação em CT&I do Grupo de Pesquisa Informação na Sociedade Contemporânea da UFRN. Os principais temas de pesquisa que desenvolve são: produção científica e métodos quantitativos de avaliação do fluxo da informação: bibliometria, cientometria, informetria, webometria e cibermetria. Publicou artigos em periódicos nacionais e internacionais sobre estes temas. Apresenta, também, trabalhos em outras publicações (anais de congresso, capítulos de livros e livros).
((•)) Ouça este post

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Gardin e a Ciência da Informação: das linguagens documentárias à epistemologia prática

Este é o tema da palestra que sera apresentada pela profª. Johanna Wilhelmina Smit da ECA/USP. Esta apresentação faz parte do Ciclo de Palestras PPGCI / UFMG - 2013 e das inúmeras discussões presentes na disciplina Estudos Avançados em Ciência da Informação  e promovida pelas professoras Lídia Alvarenga e Renata Baracho, ambas professoras do PPGCI/UFMG. Johanna Wilhelmina Smit é diretora do Arquivo Geral da USP apresenta em conferência nesta quinta-feira, 18, no campus Pampulha, o percurso do pesquisador Jean-Claude Gardin (1925-2013), que a partir de seu trabalho como arqueólogo antecipou características das atuais bases de dados e dos sistemas especialistas. A relação entre a organização da informação e a linguística produziu alguns textos seminais, lançando as bases para uma reflexão mais teórica sobre as linguagens documentárias em suas diferentes apresentações e graus de estruturação. A experimentação prática de suas propostas, através da concepção do SYNTOL, levou a uma ampliação de suas preocupações, desembocando na “epistemologia prática”, na qual ele advoga por uma nova escrita de textos científicos em ciências sociais e humanas, novamente acompanhada de uma experimentação prática. Outras informações pelo telefone 3409-6103.
((•)) Ouça este post

Leitura em tempos digitais

Com o tema Ler é mais que ler: a leitura em tempos digitais, a edição de abril do Ceale Debate acontece nesta terça-feira,16, às 19h30, no Auditório Neidson Rodrigues, na Faculdade de Educação da UFMG.
O que é ler hoje, com as novas plataformas de leitura digital? Que habilidades os alunos devem desenvolver? Questões como essas serão discutidas pela professora da Faculdade de Letras Carla Viana Coscarelli. Com base em suas pesquisas, a pesquisadora comentará as mudanças e reflexões que esse tipo de ambiente gera para o ensino e os novos desafios que surgem para os educadores. Para além da utilização instrumental das novas tecnologias, a pesquisadora defende uma educação digital que discuta suas implicações éticas e morais.
O Ceale Debate apresenta estudos e pesquisas que possam subsidiar a atuação de profissionais envolvidos no ensino da leitura e da escrita. O evento é gratuito e aberto ao público. As inscrições podem der realizadas pelo e-mail cealedebate2013@gmail.com.
Fonte: https://www.ufmg.br/online
((•)) Ouça este post

quarta-feira, 10 de abril de 2013

Informação@Profissões: Novo Periódico na Ciência da Informação

Estamos assistindo ao lançamento de mais um canal de comunicação científico. Com a palavra a editora:
A revista Informação@Profissões, iniciada em 2012, é um periódico técnico-científico eletrônico do Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação (Mestrado Profissional) do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina (UEL), disponível em Open Access, no sistema SEER (Serviço de Editoração Eletrônica de Revistas). Assim, Informação@Profissões tem como objetivo disseminar as comunicações técnicas em Ciência da Informação e difundir as experiências resultantes dos diálogos entre profissionais, especialistas e estudantes que atuam em diferentes regiões do país e no exterior. Publica contribuições técnicas inéditas na área de Ciência da Informação e suas interfaces, nos idiomas português, espanhol e inglês, que são avaliadas (revisão anônima) pelos pares. 

Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/infoprof/issue/current

((•)) Ouça este post