É o serviço ou departamento ao qual cabe a tarefa de orientar o leitor no uso de uma biblioteca, arquivo ou serviço de documentação e no aproveitamento dos recursos que podem ser proporcionados pelo acervo existente no próprio local.O serviço de referência é o processo de comunicação que tem como objetivo identificar as necessidades informacionais dos usuários, destina-se a dar apoio aos usuários para o uso e exploração dos recursos de informação impressos, eletrônicos ou virtuais Considerado uma atividade-fim da biblioteca, visa facilitar e otimizar a procura da informação, expondo o trabalho da biblioteca e do bibliotecário, gerando o reconhecimento e a satisfação do usuário. Para Whitaker (1995):
a finalidade do serviço de referência e informação é permitir que as informações fluam eficientemente entre as fontes de informação e quem precisa de informações. Sem que o bibliotecário aproxime a fonte do usuário, esse fluxo jamais existirá ou só existirá de forma ineficiente.
O SRI visa também a outras funções: como: racionalização do tempo, localização/disponibilização dos suportes informacionais ,educação dos usuários,assistência direta e profissional,promover interação entre o usuário,divulgar os serviços oferecidos pela biblioteca,eventos e exposições,levantamento bibliográfico,pesquisa on-line do acervo bibliográfico,comutação bibliográfica,empréstimos entre bibliotecas.
O trabalho de referência, porém, é muito mais que uma técnica especializada ou uma habilidade profissional. Trata-se de uma atividade essencialmente humana que atende a uma das necessidades mais profundas da espécie, que é o anseio de conhecer e compreender ,com base no que foi anteriormente dito um serviço de referência terá de adequar os seus serviços ao público que pretende servir.como por exemplo disponibilizar,telefone,fax,impressora,scanner,fotocopiadora,internet.
O profissional que atua no serviço de referência,tem contato e diálogo permanentes com o público.Ele deve ser um profissional q transmita ao usuário a apresentação cuidada, a cortesia, a amabilidade, a capacidade de ouvir, o dinamismo, o bom senso, a paciência, a curiosidade intelectual, o gosto pelo trabalho de pesquisa e investigação e a capacidade de ensinar.
Devido à natureza da sua profissão o bibliotecário de referência encontra-se em
permanente interação com o público. Os bibliotecários de referência são profissionais que atuam na linha de frente, como mediadores da informação, ou seja, no atendimento às necessidades de informação do usuários, que possuem conhecimentos sobre o perfil dos usuários, sobre as fontes de informação e sobre as principais estratégias de busca para obter a informação solicitada. (ROSTIROLLA 2006, p.18 apud SCHWEITZER,2008 p.4)
permanente interação com o público. Os bibliotecários de referência são profissionais que atuam na linha de frente, como mediadores da informação, ou seja, no atendimento às necessidades de informação do usuários, que possuem conhecimentos sobre o perfil dos usuários, sobre as fontes de informação e sobre as principais estratégias de busca para obter a informação solicitada. (ROSTIROLLA 2006, p.18 apud SCHWEITZER,2008 p.4)
O processo de referência é o nome que se dá à sucessão de etapas através das quais o bibliotecário de referência procura obter rápida e pertinentemente as respostas para as perguntas colocadas pelos utilizadores. Este processo tem como ponto de partida uma necessidade de informação que é dada a conhecer ao bibliotecário e expande-se, eventualmente, pela entrevista de referência, passando necessariamente pela obtenção da resposta e finalizando com a sua entrega ao utilizador. Este é um processo complexo que resultará sempre na interação entre o utilizador, o bibliotecário de referência e as fontes de informação.
Feito por: Natália Rodrigues Silva,Cleidiane Regina Pinto,Kênia Aparecida Silva
3°Período de Biblioteconomia
REFERÊNCIAS
Disponível em:http<://www.scielo.org.pe/pdf/biblios/n28/a02n28.pdf> Acesso em:27 de fevereiro de 2011.
Disponível em:http://www.upf.tche.br/biblio/index.php?option=com_content&task=view&id=29&Itemid=53Acesso em :27 de fevereiro de 2011.
Disponível em :
Disponivel em :
Encontramos os artigos no portal do scielo,e no google!Algumas coisa foram dificeis de encontrar,no âmbito geral,pois a maioria dos artigos flava somente do meio virtual do serviço de referência!
ResponderExcluirÉ isto mesmo Natália, Cleidiane e Kênia! Com as novas tecnologias e o uso intensivo do ambiente web o serviço de referência tradicional ainda é realizado, mas a tendência é seguir a trajetória dos ambientes colaborativos e as redes sociais já que os usuários também estão inseridos neste cenário intenso de recursos de tecnologias. Vamos discutir estas questões em sala de aula.
ResponderExcluirValeu pelo post, vocês foram as primeiras.
Célia
Ola, meninas!!
ResponderExcluirVoces acham que o profissinal de referência deve se concentrar nas parte técnica, ou na sua habilidade humana?
Oi Magda!Bom o profissional deve ter um pouco da s duas coisas,pois d nada adianta ele se concentrar apenas na habilidade humana e não saber nada das tecnicas.Pois assim o serviço de referencia NÃO será fornecido da forma correta ao usuario,não preenchendo a lacuna q existe por parte deste!
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