Publicado no Brasil pelo Conselho Regional de Biblioteconomia, documento produzido nos Estados Unidos cita medidas necessárias para a formação de leitores no século 21, como o fortalecimento da biblioteca escolar.
O objetivo da iniciativa é que os bibliotecários possam compreender melhor quem é o leitor deste século, além de alertar e orientar esses profissionais para a educação e desenvolvimento da competência em informação.
Este documento corrobora a promulgação da Lei 12.244, de 24 de maio de 2010, sobre a universalização das bibliotecas nas instituições de ensino no Brasil que diz que até 2020 todas as escolas brasileiras deverão ter uma biblioteca e um profissional bibliotecário.
Diante da velocidade e do volume com que as informações e conhecimentos são produzidos e disseminados, não é possível que os conteúdos curriculares se mantenham por muito tempo. Conforme o texto a biblioteca da atualidade deve ser um centro de aprendizagem, convivência e expressão, onde a busca de informação [...] promovam oportunidades de criação e de inovação pelo compartilhamento.
Publicado no site da USP por Izabel Leão, achei importante para nós estudantes de biblioteconomia, com este artigo podemos ter uma visão de como os bibliotecários dos próximos anos tem que estar sempre se aprimorando e se adaptando com as novas tecnologias pois os usuários deste período são considerados nativos digitais (nasceu e cresceu com as tecnologias) e nós teremos que estar aptos para atendê-los.
O documento Parâmetros para o Aprendiz do Século 21 pode ser encontrado em www.crb8.org.br
Texto completo em Jornal da USP, on Line/ Ano XXVI nº 925 publicado por Admin em 01/05/2011.
((•)) Ouça este post
Interessante este post, Magda. Para criar e manter bibliotecas que atendam ás necessidades e expectativas do usuário com um outro perfil, vamos precisar mesmo que os nossos bibliotecários entendam que usuário é este e que estejam preparados para este cenário de universalização de acervos, de linguagens, de acessos, de serviços, de compartilhamento, de de...
ResponderExcluir