Pessoal
Já começamos a discussão sobre o tema fontes de informação. Vamos fazer uma tarefa que compreende o uso das fontes e a elaboração das estratégias de busca para localizar a informação desejada. Aí vai um roteiro para você usar e deixar o relato da sua experiência.
1) Vá ao Sistema de Bibliotecas da UFMG;
2) Escolha uma base de dados(uma das bibliotecas), esta base será considerada um SRI.
a) Acesse o site: http://www.ufmg.br/
b) Clique em bibliotecas (na barra de ferramentas);
c) Clique em Sistema de Bibliotecas da UFMG;
d) Clique catálogo on-line
3) faça o exercício a seguir que está separado em 2 partes:
• Parte 1 – Descrição do sistema: Descreva o Sistema da UFMG em sua abrangência, tipos de fontes, facilidades/dificuldades da pesquisa e usando explicações encontradas em sua apresentação no site próprio;
• Parte 2 – Pesquisa: Faça uma pesquisa e relate sua experiência
a) Escolha um tema de pesquisa, de acordo com seu interesse, indique o tema no seu relato;
b)Monte sua estratégia de busca: quais os parâmetros de busca desejados?
c)Você teve acesso a uma lista de assuntos para decidir que termos devem ser escolhidos para construir seu pedido ao sistema?
d)Descreva os tipos de busca simples e a avançadas oferecidas pelo Sistema;
e)Você conseguiu fazer uma busca avançada? Relate a estratégia que foi adotada;
f)Quais os elementos aparecerem na saída do sistema em resposta ao seu pedido;
g)A saída atendeu ao seu interesse?
h)Você decidiu que tipo de saída desejava? Em referências? Como ficha catalográfica? Em MARC? Ordem alfabética? Por data?
a) Escolha um tema de pesquisa, de acordo com seu interesse, indique o tema no seu relato;
b)Monte sua estratégia de busca: quais os parâmetros de busca desejados?
c)Você teve acesso a uma lista de assuntos para decidir que termos devem ser escolhidos para construir seu pedido ao sistema?
d)Descreva os tipos de busca simples e a avançadas oferecidas pelo Sistema;
e)Você conseguiu fazer uma busca avançada? Relate a estratégia que foi adotada;
f)Quais os elementos aparecerem na saída do sistema em resposta ao seu pedido;
g)A saída atendeu ao seu interesse?
h)Você decidiu que tipo de saída desejava? Em referências? Como ficha catalográfica? Em MARC? Ordem alfabética? Por data?
Escreva um texto relatando a sua experiência, seguindo o roteiro acima. Não deixe de fora nenhum tópico. Antes de publicar o seu post volte ao texto revisando a redação e verificando se não há erros ortográficos e de digitação. Post os resultados do seu trabalho no blog até o dia 12/05 ás 18hs, com o título: uso de fontes e estratégia de busca (nome dos componentes do grupo). Depois da publicação, você vai ler o post do colega e inserir um comentários/pergunta bem elaborado e consistente sobre o conteúdo do grupo !! Depois do trabalho publicado definimos quem vai fazer os comentários.
fonte: imagens por favor |
Diante do que foi solicitado pela professora, convido quem ainda não postou para fazermos o trabalho em conjunto.
ResponderExcluirAguardo resposta.
Magda, aceito seu convite conversaremos mais tarde.
ResponderExcluir