segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Diretor da Biblioteca Mindlin fala na ECI sobre preservação e acesso por meio da digitalização de acervos

O uso das novas tecnologias tem o poder de aliar duas dimensões aparentemente contraditórias quando se trata de acervos como o da Biblioteca Mindlin, em São Paulo: a preservação e o acesso. Munido dessa tese central, o professor da Universidade de São Paulo Pedro Luis Puntoni, diretor da Biblioteca, vai conduzir seminário na próxima quarta-feira, 14, a partir das 10h, na Escola de Ciência da Informação da UFMG.
“Intensificar e ampliar o acesso por meio da digitalização garante a preservação dos acervos, na medida em que valoriza esse patrimônio e envolve um público muito maior”, justifica Puntoni, que dirige a Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, vinculada à USP.
Ele informa que o portal web Brasiliana USP já oferece mais de quatro mil títulos e que o projeto tem a vocação de se estender a outros acervos, a começar pelos da própria instituição paulista. Em sua apresentação, Puntoni vai relembrar a doação do acervo pelo empresário e bibliófilo José Mindlin (1914-2010), mostrar como está funcionando o projeto e destacar as perspectivas em termos de parcerias.
“Estamos repassando tecnologia para outras instituições, como o Iphan e o Instituto Moreira Salles, e pretendemos abrigar acervos de outras bibliotecas”, afirma o diretor, que anuncia também colaboração com o Ministério da Cultura no sentido de se instituir uma política nacional de digitalização de acervos.
O seminário Brasiliana USP e a digitalização dos acervos memoriais: preservação e acesso será realizado na sala 1000 da Escola de Ciência da Informação, que promove o evento em parceria com o Sistema de Bibliotecas da UFMG e o Núcleo de Estudos e Pesquisa Informação e Sociedades. Outras informações na secretaria da Pós-graduação em Ciência da Informação
Fonte: Extraído do Boletim da UFMG
((•)) Ouça este post

Nenhum comentário:

Postar um comentário