quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Tipos de museus


Em 1996 o Conselho Internacional de Museus afirmou que "Museu é um estabelecimento de caráter permanente, administrado para interesse geral, com a finalidade de conservar, estudar, valorizar de diversas maneiras e, conjunto de elementos de valor cultural: coleções de objetos artísticos, históricos, científicos e técnicos, jardins botânicos e zoológicos, aquários.” Não há um consenso sobre uma classificação para organizar os museus em uma tipologia definida. Vejamos, então uma possibilidade. Relaciona-se a seguir os museus  da forma como eles se apresentam ao público em diferentes formas e estilos:
  •  Museu Histórico: Museus em que prevalece a relevância histórica do seu acervo. Ex.: Museu Histórico de Ribeirão Preto Museu Histórico Nacional no Rio de Janeiro.
  • Museu de Arte: Onde o seu acervo é constituído exclusivamente de obras de arte, como Esculturas, pinturas e instalações. Ex.: MARP - Museu de Arte de Ribeirão Preto Pinacoteca de São Paulo.
  • Museus de Ciência: Onde o propósito é ensino da ciência e de suas formas de raciocínio.  Ex.:
  • Estação Ciência da USP São Paulo; Museus de Zoologia, USP São Paulo
  • Museus Biográficos:  Onde todo o acervo pertenceu ou foi produzido por uma só pessoa.
  • Ex.:Museu Lasar Segal em São Paulo;  Museu de Portinari em Brodósqui.
  • Museus Comunitários/Ecomuseus; Tem o intuito de preservar a região em que se encontra, o ambiente cultural, social e espacial, mais voltado para a comunidade de onde se encontra, do que para visitantes de fora.  Ex.:Eco Museu de Itaipu.
  • Museus De Bairro/ Cidade: O seu enfoque é sobre história e a cultura dessa localidade, um resgate da memória.  Ex.:Museu da Cidade em São Paulo.
  • Museus Temáticos:  Trabalha somente um tema, se utilizando de qualquer suporte de acervo para isso. Ex.: Museu do Café de Ribeirão Preto; Museu do Índio em Brasília; MIS - Museu da Imagem e do Som de Ribeirão Preto.
  • Museu Militar: Busquei a definição de museu militar nas Normas Gerais dos Museus e Colecções Visitáveis do Exército (NGMCVE) cujo objetivo é “estabelecer o regime comum e promover o rigor técnico e profissional das práticas museológicas e outros procedimentos comuns aos museus militares e colecções visitáveis do Exército, no respeito pelo quadro jurídico do património nacional.” Esta nomra define museu militar como: O Museu militar é um órgão de natureza cultural depositário e expositor do espólio de interesse histórico-militar, com possibilidade para garantir um destino unitário, designadamente a bens culturais militares e valorizá-los através da investigação, incorporação, inventário, documentação, conservação, interpretação, exposição e divulgação, com objectivos científicos, educativos e lúdicos, incluindo o acesso regular ao público.
Estes, são alguns tipos de museus que encontramos, e cada um deles, pode ter instituições mantenedoras, em diferentes instâncias, como Prefeituras, Estados, Federal, Sindicatos, Grêmios e  Universidades. Fonte: Movimento das artes .
((•)) Ouça este post

30 comentários:

  1. muito bom, mas embaixo de onde vc esta lendo isso, esta muito vazio.. .. ..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. esta"vazio"o site, embaixo de "postagem mais recente"

      Excluir
    2. anônimo gato gatom gato gatooooooooooooooooooooooo amooooooooooooooooooooooooooooo vcccccccccccccccccccccc meuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
      mmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmoooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooorrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr

      Excluir
    3. Oíiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

      Excluir
  2. Ah, entendi! mas, não está vazio não! é porque você escolheu um post específico para leitura, mas se você navegar pelos posts deste mês, por exemplo, vai ver que isto não ocorre. Você vai navegar pelo blog e ver os posts na sequência.Como é o seu nome mesmo?

    ResponderExcluir
  3. so faltou fala para q serve o museu.... mas eu gosteiiii

    ResponderExcluir
  4. nao gostei muito desse site nao

    mas ele ajuda um poco em trabalhos de escola sobre museu

    ResponderExcluir
  5. Prezado(a), que bom que mesmo você não tendo gostado desse site, ele é útil para os trabalho da escola, a missão e os propósitos deste é isso mesmo, compartilhar informações que com certeza será relevante para aqueles que a buscam, poroporcionando assim a troca de experiências e a formação pontos de vistas distintos.

    ResponderExcluir
  6. O museu Militar não seria mais uma classificação?

    ResponderExcluir
  7. PENSO QUE O MUSEU MILITAR É UM MUSEU TEMÁTICO....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tb acho mas estes daqui gostam de separar sempre as coisas

      Excluir
  8. 000000000000i vc my ajudou muito kerida obg...

    ResponderExcluir
  9. Bem legal essa página! parabéns

    ResponderExcluir
  10. Tem nos ajudado muito nos trabalhos de escola do meu filho. Muito bom.

    ResponderExcluir
  11. Bacana este Blog, parabéns!! Ajudou me!!!!

    ResponderExcluir
  12. Gostei do blog ...me ajudou muito na pesquisa sobre tipos de museus que eu estava procurando...

    ResponderExcluir
  13. Gostei do blog ...me ajudou muito na pesquisa sobre tipos de museus que eu estava procurando...

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. gostei muito porque me ajudou com uma tarefa da escola

    ResponderExcluir
  16. cara estava passando por aqui e vi as vossas conversas. Fiquei intrigada porque caraaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa amoooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo vccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssss. Beijo

    ResponderExcluir
  17. passei pra dizer que o luca é top

    ResponderExcluir