sábado, 17 de setembro de 2011

Análise do Portal Scielo (Rosalinda)


O site da SciElo está organizado em pesquisa de artigos,periódicos relatórios e eventos.É de fácil acessibilidade, oferece entrada em ordem alfabética de busca por assunto,por publicações em ordem alfabética contemplando as áreas Ciências Agrárias, Biologia de Saúde, Ciências Humanas, Ciências Sociais,Ciências Sociais Aplicadas, Engenharia, Geografia,Ciências, Linguística,Letras e Arte, Matemática e Química. Disponibiliza Títulos correntes com a quantidade de números, títulos não-correntes, pesquisa, e página coleção da Biblioteca.Dispõe da obtenção de co-autoria.Contém 73 periódicos,23.006 fascículos, 339.538 artigos e 7.123.841 citações.Os periódicos podem ser recuperados por lista alfabética, lista de assunto e pesquisa de títulos, o mesmo ocorre para a busca dos artigos e os relatórios pelo uso do site com citações de revista e co-autoria.Podendo fazer escolha de 71 fascículos, e 15 periódicos por assunto ou coleção.
É um site que disponibiliza uma diversidade de informações de várias localidades mundiais com divulgação científica através de coleções que constam conteúdos da Saúde Pública, Social Sciences na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia,Costa Rica, Cuba, Espanha,Portugal, Venezuela. E está em desenvolvimento na África do Sul, Bolívia,Paraguai,Peru, Uruguai sobre West Indian Medical Journal,Brasil Proceedings SicELo Biodiversidade.
Na parte de divulgação científica encontra-se Ciência e Cultura. Com Ciência, Conhecimento e Inovação, Pesquisa FAPPES e Revista Virtual de Química.
Na tentativa de recuperar uma informação,acessei a página de Entrada Base de dados (artigos) pesquisado por formulário livre , entrei em Pesquisar com as palavras-chave revolução linguística documentária; no campo índice- assunto, há as opções de busca dos operadores boleanos. Mais abaixo, Pesquisa assunto tem as indicações: índice- assunto.Selecionei um termo por assunto: Linguística Documentária e apareceu o artigo Línguística Documentária no formato [ISSO 690] de Vogel, Michely Jabala Mamede. A influência d Jean-Claude Gardin e a linha francesa na evolução do conceito de linguagem documentária.
Perspect. ciência informação,2009,vol. 14, no spe,Belo Horizonte, p.82-92.ISSN 1413-9936.
Tive acesso ao resumo e ao texto completo em PDF e também na versão inglesa.
Nas referências do artigo há vários links que remetem ao Google acadêmico e similares em Rede SciELO, ONDE OFERECEM VÁRIOS ARTIGOS SIMILARES AO CONSULTADO COM ALTERNATIVAS DE NOVAS FONTES DE INFORMAÇÃO, os quais me foram úteis porque pude ampliar a minha fonte de pesquisa.Pelo site permite que se faça o envio da pesquisa por e-mail,blog , sites e outras redes sociais e podendo salvá-lo.Gostei de ter acesso a ele, porque me forneceu informações além do que almejava e do que me foi proposto, foram várias tentativas até eu identificar e recuperar a minha pesquisa, obtive êxito.Houve retorno satisfatório da busca.
Marcador -SciELO
VOGEL, Michely Jabala Mamede. A influência da Jean-Claude Gardin e a linha francesa na evolução do conceito de linguagem documentária. Perspect. ciênc. inf. [online]. 2009, vol.14, n.spe, pp. 80-92. ISSN 1413-9936. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-9936200900040000.Disponível em:17 set. 2011.
Lercom "ES” e seu grupo
((•)) Ouça este post

Nenhum comentário:

Postar um comentário