sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Comunicação Cientifica (Alexandra e Matheus)

A comunicação fez parte da evolução do homem, toda evolução veio de uma comunicação expressa em várias formas, que definiu o desenvolvimento do ser humano para se expressar, criou várias formas de comunicação que evoluíram ao longo dos anos e se adaptaram não somente à tecnologia, mas a necessidade do homem. Do ponto de vista da Bíblia falando podemos citar a torre de babel que incita a evolução das línguas,forma mais comum de comunicação.
Podemos destacar a comunicação científica que surgiu por volta do século XVII, Dias (1999, p. 1) a define “como a troca de informações entre membros da comunidade científica” . Os responsáveis pela disseminação da informação analisam e divulgam os resultados que forem aprovados pelos pares, iniciando assim o processo de comunicação científica. Dois canais são utilizados para a realização da comunicação cientifica, Dias (1999, p.1) os define como sendo formais que tem uma divulgação ampla e informais que tem caráter pessoal.
A comunicação cientifica permite a troca de informações entre pesquisadores, utilizando para deflagrar as informações os meios atuais de disseminação da informação um dos canais mais utilizados são os periódicos científicos. Alves (2000, p. 2) analisa que "além do uso de métodos e técnicas para a geração e divulgação do conhecimento e resultados advindas das pesquisas empreendidas pelos cientistas, devem ser divulgados e julgados por seus pares estabelecendo assim o nível de confiabilidade esperado". A comunicação científica é de fundamental importância para o desenvolvimento científico. A ciência e suas descobertas não terão sentido  o resultados desses estudos não forem disponibilizadas para comunidade.
 Referências
ALVES, Leticia. Informação e os sistemas de comunicação científica na Ciência da Informação. DataGramaZero - Revista de Informação. v.12, n.3 jun/201. Disponível em: http://www.dgz.org.br/jun11F_I_art.htm.Acesso em 05 de set.2011.
BIBLIA , A.T. Gênesis. Português. Bíblia sagrada. Tradução de Ivo Storniolo. São Paulo: Paulus, 1990. Cap. 11, vers. 1-8.
DIAS, Claudia Augusto. Comunicação Cientifica.[S.l. : s.n.], 1999. Disponível em: http://www.reocities.com/claudiaad/comunica.pdf.a .Acesso 05 de set. 2011.
((•)) Ouça este post

3 comentários:

  1. Alexandra e Matheus resolveram aparecer aqui no Fontes, que bom. Que vocês apareçam sempre!! Falo isto para o Matheus, que nunca nos faz uma visita ou se faz, não deixa pistas aqui nos Comentários. Quanto ao post s/comunicação científica e todos os outros peço que vocês tenham o cuidado de incluir, sempre, todos os elementos da referência. As referências mostram os dados das fontes consultas. Elas são imprescindíveis em todo texto científico.

    ResponderExcluir
  2. Gostaria das referências da citação de Dias1999, pg.1 por favor.
    Do texto Comunicação Científica.

    ResponderExcluir
  3. Darlan, bom dia! o link está indicado nas Referências e está funcionando. Acabei de testar. Pode acessá-lo que vc vai chegar no artigo: Comunicação científica. Boa leitura!!

    ResponderExcluir