quarta-feira, 27 de junho de 2012

Representação da informação e bibliotecas digitais: principais aspectos de inter-relacionamento (N)

Este post contém um resumo do trabalho final apresentado á disciplina Bibliotecas, Arquivos e Museus Digitais - BAMD de autoria dos alunos Albert da Silva; Carlos Eduardo. Campos; Elizangela Ferreira; Gladson H. de Oliveira e  Rafael Peixoto Neto, todos do 5º período de biblioteconomia da ECI/UFMG.
RESUMO:
imagem gerada no tagxedo
O artigo pretende fazer uma breve análise descritiva de alguns aspectos referentes ao inter-relacionamento das Bibliotecas Digitais com as atividades de representação da informação, em especial a indexação e a representação descritiva. Para isso, faz-se uma análise teórico-descritiva sobre as bibliotecas digitais, suas características, diferenças e semelhanças comparadas com as bibliotecas convencionais. Ainda, abordou-se a utilização das linguagens documentárias no processo de representação temática da informação digital, além do uso do padrão de metadados Dublin Core na organização e descrição de informações no contexto digital.

Palavras-chave: Bibliotecas digitais; Representação da informação; Linguagens documentárias; Padrão de Metadados; Dublin Core.  
A imagem ao lado é apenas uma nuvem de palavras do resumo do trabalho.
((•)) Ouça este post

Nenhum comentário:

Postar um comentário