quinta-feira, 14 de junho de 2012

Serviço de Informação: Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa

 Grupo: Deiber, Lídia, Ricardo e Rúbia
Trabalho foi apresentado à disciplina "Serviços de Informação para Unidades de Informação" e descreve o serviço informação empréstimo on-line e do setor braile da Biblioteca.

Prédio da Biblioteca Pública Estadual
A Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa foi projetada por Oscar Niemeyer e criada pelo então Governador Juscelino Kubitschek em 1954. A Biblioteca integra o Circuito Cultural Praça da Liberdade. É considerada biblioteca modelo pelo Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas Municipais de Minas Gerais, sendo referência para as bibliotecas dos 853 municípios mineiros.Com cerca de 230 mil títulos disponíveis para consulta, entre livros, revistas e jornais correntes e históricos, recebe diariamente 1.500 pessoas, entre crianças, jovens, adultos e estudiosos de várias áreas, incluindo portadores de deficiência visual. Possui um acervo bastante diversificado que contempla vários assuntos e áreas do conhecimento, coleções de obras raras e também especiais (como seu acervo em Braile), atualmente conta também com um arquivo de jornais históricos digitalizados. Possui um vasto espaço físico , com salas de estudo, de pesquisa via internet, teatro (com capacidade para 220 pessoas e suporte tecnológico), salas de cursos e galerias de arte
Horário de Funcionamento
De segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 20h e aos sábados de 8h às 13h.
Telefone: (31) 3269 11 66. E-mail:  bibliotecapublica.sub@cultura.mg.gov.br
Localização: Praça da Liberdade, 21. Funcionários - Belo Horizonte
Empréstimo Domiciliar:
É um dos serviços mais utilizados pelos usuários da Biblioteca, e é composto por mais de 70.000 livros que podem ser emprestados aos usuários.
Para realizar o empréstimo o usuário tem que fazer a carteira de leitor da Biblioteca e para  isto deve apresentar a seguinte documentação:
- carteira de identidade;
- carteira de identidade do responsável, se o leitor for menor de 16 anos;
- comprovante de residência em seu nome ou sobrenome, atualizado  com o mínimo de 60 dias;
- contribuição de R$ 3,00.
Os usuários podem fazer empréstimo de até dois (2) livros por vez. O prazo para a devolução é de 14 dias, podendo ser renovado por mais 14 dias, pessoalmente ou pela internet.
O catálogo com o acervo está disponível na base de dados bibliográficos da Biblioteca
Pública Estadual Luiz de Bessa e pode ser consultado via internet.  
O Setor Braile: O acervo é composto por literatura infanto-juvenil, literatura brasileira e estrangeira, periódicos, livros informativos e dicionários. Ao todo, o Setor Braille possui:
•    1.553 títulos impressos em Braille, somando cerca de 5.606 volumes;
•    1.772 títulos gravados em fita cassete;
•    600 audiolivros de literatura brasileira e estrangeira;
•    200 audiolivros na área de direito.
Atualmente, 401 leitores cadastrados utilizam os serviços de empréstimo domiciliar, que conta com livros transcritos para o Sistema Braille e audiolivros, livros falados compostos por arquivos de som no formato MP3, gravados e estruturados de forma a facilitar a navegação.  O acervo é constituído por livros adquiridos por meio de doação de instituições que trabalham com pessoas com deficiência visual e, também, por produções em braille de obras literárias realizadas no próprio Setor. 
O setor conta com a ajuda de voluntários que trabalham com leitura viva voz e transcrições de textos e gravações. Contato com o profissional da informação: O nome da bibliotecária responsável pelo setor é Aparecida


Observação da profissional com relação a receptividade do usuário com o serviço de empréstimo domiciliar prestado pela Biblioteca:

 A bibliotecária Aparecida informou que o serviço é bastante procurado, de acordo com relatórios produzidos pelo programa utilizado (Pergamum), cerca de 400 a 500 empréstimos são realizados por dia. Segundo Aparecida “o empréstimo domiciliar é o serviço mais importante prestado, pois é com esse serviço que a comunidade reconhece a importância da Biblioteca no acesso a informação, um serviço que contribui para a inclusão da comunidade com a cultura e o  conhecimento. A partir do momento que usuário tem a necessidade de pegar um livro emprestado, ele visita a biblioteca , conhece  pode utilizar os outros serviços prestados, como por exemplo a consulta do catalogo online, as salas de estudos, exposições artísticas na galeria entre outros.”


A funcionária Joana Coussa ensina a técnica de assinatura para as irmãs
Fátima e Íris de
Abreu










































































Fonte da imagem: Adriana Castilho  
((•)) Ouça este post

2 comentários:

  1. Meninos do grupo, muito interessante essa biblioteca apresentada no pôster, fiz uma rápida visita ao site da instituição para melhor conhecer, sem dúvida a questão da acessibilidade deve ser priorizado sempre por qualquer unidade de informação, a biblioteca publica deve exercer influência como centro catalisador e democrático da informação e mais que tudo, como instrumento de fomento a cultura e apoio ao estimulo da cidadania entre a sua comunidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Francisca a Biblioteca Pública faz um trabalho muito bacana e tem muita presença em um lugar muito especial da cidade, a Praça da Liberdade.

      Excluir