quinta-feira, 9 de junho de 2011

Enciclopédias (Adriana, Magda e Natália Leal)

Fontes de informação secundárias
Definição: Enciclopédias são coletâneas de definições e descrições sobre determinados assuntos, que apresentam de forma sistemática o conteúdo das várias artes e ciências, é um instrumento para a busca da verdade do conhecimento. A origem da palavra enciclopédia vem do grego enkyklopandeia formada por enkyklos = circular e pandeia = educação, cultura. Que significava um círculo completo de educação que abrangia todos os ramos do saber (CAMPELLO, 2008, p.9).
Histórico
Aristóteles (384 a.c - 322 a.c) foi considerado o pai da enciclopédia, devido ao conjunto de suas obras que se estendeu a vários assuntos, apesar, de não terem sido escritos com esta finalidade. Anteriormente eram chamadas de dicionários, mas com a necessidade de se expandir as definições das palavras para conceitos mais amplos. Surge, assim, a enciclopédia com objetivos de aprofundar o conhecimento sobre determinado tema. Segundo Campello (2008): o termo enciclopédia apareceu no séc. XVI com a publicação, em 1559, da obra denominada Enciclopédia ou conhecimento do mundo das disciplinas tanto sagradas quanto profanas do escritor alemão Paul Scalich (1534-1573).
A famosa Encyclopédie ou Dictionnaire Rainsonée dês Sciences, dês arts e des Métiers, conhecida apenas por Encyclopédie, surgiu ligada ao Iluminismo, movimento que preconizava a divulgação ampla do saber, sendo baseada na obra de Ephraim Chambers (1680- 1740), denominada Cyclopedia ou Universal Dictionary of Arts and Sciences, publicada em 1729, em dois volumes na Inglaterra.
O filósofo Denis Diderot (1713-1784), traduziu esta obra para o francês com a colaboração de 160 pessoas, entre eles, destacam-se Jean Jacques Rousseau (1712-1778) e Charles Montesquieu (1689-1755), sua finalidade era apresentar de maneira mais completa possível, a ordem e sistemática do conhecimento humano e, como obra descritiva das ciências, artes e comércio.
A técnica inovadora da Encyclopédie exerceu grande influência nas que foram publicadas posteriormente.
Enciclopédias impressas
Antes da invenção da imprensa a maioria das enciclopédias tinham um arranjo metódico ou sistemático, por grandes assuntos. Conforme Campello (2008): esse arranjo diferia de obra para obra, a critério do autor, cada um escolhendo a ordem que lhe parecia mais lógica. Em 1620 o filósofo inglês Francis Bacon (1561-1626) dividiu o conhecimento em três grandes classes:
· Natureza externa: astronomia, meteorologia, geografia, minerais, vegetais e animais
· Homem : anatomia e fisiologia
· Ação do homem na natureza: medicina, química, artes visuais, sentidos emoções, intelecto, arquitetura, transporte, aritmética e outros assuntos
Bacon conseguiu esquematizar o conhecimento disponível na época,desta maneira e esse sistema de classificação teve grande influência na qualidade da organização e do conteúdo das enciclopédias produzidas posteriormente.
O arranjo sistemático foi cedendo lugar ao alfabético com o surgimento dos dicionários enciclopédicos, com verbetes curtos e ordenados alfabeticamente. Segundo Cunha (2010) o protótipo da moderna enciclopédia do mundo ocidental foi apresentado em 1704 na obra Lexicon technicum, de John Harris (c 1666-1719). Continha uma compilação de artigos, organizados alfabeticamente, escritos por inúmeros especialistas e com uma copiosa bibliografia [...] nela Harris também inseriu figuras e desenhos, texto com enfoque prático e ênfase na necessidade de inclusão de assuntos científicos e técnicos. Essa estrutura editorial, com mais de 300 anos, ainda é seguida até os dias atuais.
As enciclopédias dependem para sua apresentação dos serviços que irão oferecer, podem incluir todos os ramos do conhecimento, ou apenas um sendo conhecidas de gerais ou especializadas, respectivamente. Há as que se referem à assuntos de um país em todas as áreas e são chamadas de nacionais e conhecidas pelo adjetivo pátrio, por exemplo: Britannica, Italiana. As especializadas entram em minúcias dos assuntos e seus verbetes são elaborados por especialistas em suas áreas. (CUNHA, 2010, p.2).
As enciclopédias impressas eram atualizadas através de livros complementares, que faziam uma síntese dos acontecimentos do ano anterior. Conforme Cunha (2010) as funções principais de uma enciclopédia são:
· Dar respostas factuais ou imediatas ( quem, como, qual, quando, onde?)
· Dar informações sobre antecedentes ou retrospectivas
· Sugerir leituras complementares
Segundo Martín Veja (1995, apud CUNHA, 2010, p. 3) as enciclopédias podem ser classificadas sob vários aspectos:
· Marco temático: geral ou universal – todos os ramos do conhecimento. Ex. Barsa, Mirador, Britannica. Especializada – se dedica a um único conhecimento. Ex. Enciclopédia da ciência
· Limites geográficos: nacionais- temas de determinado país ou internacionais
· Usuários ou clientela: enciclopédias para adultos, crianças ou adolescentes
· Extensão: em um volume ou vários volumes
· Suporte: papel, eletrônica ou digital
· Ordenação ou arranjo: alfabética com verbetes em ordem alfabética ou sistemática ordenadas por grandes assuntos
Sobre as dúvidas entre as diferenças de uma enciclopédia, dicionário e um dicionário enciclopédico é importante ressaltar que:
·         Enciclopédia agrupa informações sobre inúmeros assuntos, de forma abrangente
·         Dicionários definem palavras
·         Dicionário enciclopédico combina as características dos dois tipos de obras em um enfoque menos aprofundado do que uma enciclopédia
·         As enciclopédias impressas podem ser consideradas como uma das mais importantes obras de referência tendo em vista sua amplitude pois permite ao leitor fazer busca e encontrar resposta para as mais variadas indagações, redireciona o leitor para outros tipos de fontes de informação, com suas atualizações aumentava o seu ciclo de vida, atende um variado tipo de leitores, incluem ilustrações, gráficos e tabelas, os verbetes ou artigos são escritos por especialistas.Exemplos de enciclopédias impressas:
· Enciclopédia Barsa universal. 2 ed.São Paulo: Barsa Planeta, 2009. 18 volumes abrange todos os assuntos com ênfase no contexto brasileiro
· Enciclopédia do estudante. São Paulo: Moderna, 2008. 20 volumes, indicada para jovens de 11 a 17 anos adaptada aos conteúdos educacionais contidos nos parâmetros brasileiros
Enciclopédia eletrônica 
A versão eletrônica foi criada para os usuários que utilizam seus computadores pessoais constantemente. O sistema rígido/ controlador da enciclopédia tradicional, que além de reter a pessoa a uma busca predeterminada por sua tipologia, passou e passa por constantes atualizações mostrando que o pesquisador tem um leque de opções para chegar ao objetivo de sua pesquisa.
Utilizando hiperlink, que são palavras ou expressões dentro do texto que remetem a outro texto ou imagem dando significado ou até mesmo apresentando itens relacionados ou não com o assunto. É a partir desta concepção que essa novas enciclopédias se baseiam, sem forma rígida e com inúmeros recursos disponíveis como vídeos, animações interativas, imagens e até mesmo jogos educativos.
Como citado às enciclopédias tradicionais provocam no usuário um condição de limitação e em contra partida a versão eletrônica provoca o desorientamento, uma vez que o excesso de hiperlinks dispersão a atenção para outros assuntos que podem não ser de interesse do pesquisador.
Com o avanço da tecnologia a produção da versão eletrônica evoluiu do CD-ROM para o DVD, e vemos que as empresas fabricantes investem muito em outros serviço de informação como a solicitação de consultadas individuais (CAMPELLO, 2008).
Enciclopédia On-line
A internet foi um grande marco na história, proporcionou a globalização, a informação em tempo real para o mundo todo, além de outros inúmeros benefícios.
Dentro do universo da Web, podemos destacar as enciclopédias on-line, segundo Cunha (2010), foi a partir do ano de 1996 que elas começaram a ter seus conteúdos disponibilizados, com acesso gratuito ou mediante assinatura.
Este formato on-line além de conter uma diversidade de enciclopédias dos mais diversos gêneros, é muito prático.
Dentre as enciclopédias de formato on-line mais conhecidas, podemos destacar a Britânnica e a Wikipédia. Amorim e Vicária (2006, p. 41) comentam que a Enciclopédia Britânnica possui “acesso ilimitado, exige pagamento de mensalidade e possui 28 mil verbetes e 120 mil artigos”, além de ser escrita por especialistas da área.
A Wikipédia segundo Amorim e Vicária (2006), foi criada em janeiro de 2001, pelos americanos Jimmy Wales e Larry Sanger, seu nome já sugere sua função pois, Wik é um conjunto de palavras interligadas que podem ser visitadas e editadas por qualquer pessoa, portanto ela é gratuita e escrita apenas por internautas, que podem editar seu conteúdo.
Esta enciclopédia reúne por volta de 3,1 milhões de artigos em 205 línguas e 1,6 milhões de verbetes, Amorim e Vicária (2006, p. 40) ainda acrescentam que ela “criou no meio digital o maior fenômeno editorial dos tempos modernos, a maior fonte de referência do mundo e repositório de informações.” Atualmente supervisores voluntários revisam as alterações, fazendo possíveis correções e evitando abusos, como difamação ou vandalismo.
Portanto a Enciclopédia On-line veio para acrescentar, ela proporcionou de forma atualizada e concisa o assunto pretendido, podendo ser acessado de forma ágil pela população mundial.

Referências
AMORIM, Ricardo; VICÁRIA, Luciana. A enciclopédia pop. Época, São Paulo, p. 40-41, 23 jan. 2006.
CUNHA, Murilo Bastos da. Manual de fontes de informação. Brasília: Briquet de Lemos, 2010.
CAMPELLO, Bernadete; CALDEIRA, Paulo da Terra. Introdução as fontes de informação. 2 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
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5 comentários:

  1. Gostaria inicialmente de parabenizá-las pelo trabalho. Este post ajuda a entender melhor a história e como funcionam as enciclopédias. Apenas uma dúvida! Para vocês, qual a importância da enciclopédia impressa, além do contexto histórico. Lembrando que o advendo da internet torna a localização de informações muito mais rápido e fácil?

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  2. Cleidiane as enciclopédias impressas ainda são muito utilizadas em bibliotecas escolares que não são automatizadas e os estudantes não têm acesso a internet para pesquisarem. Por isso, são importantes devido as informações que oferece de imediato para os usuários, para seus trabalhos. Quando todos tiverem sidos incluídos digitalmente, com certeza, as enciclopédias impressas serão subustituídas pelas on line.
    Agradeço o seu interesse pelo nosso trabalho.

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  3. Estava esperando que os colegas responsáveis por comentar nosso trabalho tivessem mais interesse pelo assunto exposto no blog e apresentado em sala, o que não aconteceu, apenas a Cleidiane quis aprofundar seu conhecimento.
    ¨Vivendo, se aprende;
    mas o que se aprende, mais,
    é só a fazer outras maiores perguntas. ¨
    Guimarães Rosa

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  4. Infelizmente os alunos responsáveis por fazer o comentário do trabalho Enciclopédias e promover o debate entre grupos não se manifestaram. Vale lembrar que esta tarefa faz parte da atividade proposta em sala e é individual.

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  5. A enciclopédia impressa é a mais utilizada como a Magda ja disse. Uma opinião bem sincera é que as enciclopédias eletrônicas não substituíram as impressas pois o consumidor desconfia da origem do material principalmente porque atualmente a grande pirataria, por mais que este mercado ainda não vise tanto este produto, mas se o futuro houver a troca de suporte informacional com certeza a versão eletrônica sera fonte de suspeitas sobre o conteúdo. Sendo assim acredito que a enciclopédia impressa ainda sera muito utilizada em centros de informação.

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