sábado, 4 de junho de 2011

Menina de 12 anos dá exemplo de cidadania, cria biblioteca e é finalista do Prêmio Bom Exemplo

Lorrane
O Prêmio Bom Exemplo de Cidadania, uma iniciativa da Rede Globo Minas, tem o objetivo de destacar ações sociais que contribuem para a melhoria da qualidade de vida em Minas Gerais. O prêmio busca valorizar pessoas que trabalham para mudar a realidade em suas comunidades. Várias iniciativas de comunidades estão concorrendo ao Prêmio Bom Exemplo.  Quero destacar uma delas a da menina de 12 anos que criou uma biblioteca em um barracão da sua casa, em Santa Luzia.  Atualmente tanto o espaço quanto o acervo da biblioteca foram ampliados. Esta menina é a Lorrane Marques de Souza (foto),  estudante de escola pública que mora em Santa Luzia, na Região Metropolitana de Belo Horizonte,. Ela criou a “Biblioteca Pequeno Aprendiz”, aberta com seus próprios livros para emprestar a amigos.  "Eu percebi que meus amigos e primos não tinham o hábito de ler, mas eles sempre gostavam de ler os meus livros. Aí eu fui pesquisando sobre o assunto e tal. E eu descobri que o desinteresse se dava, na maioria das vezes, pelo difícil acesso de adquirir os livros. Então eu tinha que fazer alguma coisa’, disse Lorraine.
 A biblioteca começou, em 2010, com a ajuda dos pais e do irmão, em um barracão nos fundos de sua casa. Atualmente, cerca de 50 pessoas são cadastradas na biblioteca. O acervo tem mais de 1,3 mil exemplares de vários gêneros literários. entre contos, romances e crônicas. "Era um quartinho onde a gente guardava os entulhos, essas coisas que a gente tem em casa, bicicleta, essas coisas, aí eu pedi a minha mãe. Aí eu fui juntando um mutirão aqui, aí a gente foi fazendo, colocando os livros, foi pedindo doação para a editora e foi pedindo, pedindo e hoje a gente tem esse acervo bem grande”, conta a menina. "É a minha paixão, a minha vida! Gosto muito de ficar aqui, descansar e de ler. Viajar mesmo!”, completa.
A mãe dela, Luisa Lima Marques, diz que se assustou com o pedido da filha de Souza. "Falei: biblioteca naquele quartinho? Porque era um quartinho que ficava entulho e tal. Gente, e como é que vai fazer uma biblioteca ali? Eu deixei e aí começaram a vir as primeiras crianças”, disse. Com o crescimento das visitas à biblioteca, a mãe de Lorrane diz que sentiu necessidade de reformar o local. “Eu não imaginava ter esse alcance todo que vem tendo, não sei onde isso vai parar", diz o pai da Lorrane, Marcos Roberto de Souza.
Cinco meses depois que a biblioteca começou a funcionar, Lorrane quis expandir o projeto e teve a ideia de montar kits e levar para as escolas públicas da cidade. “Confesso que eu não tinha essa vontade de ler que eu tenho agora”, diz a estudante Keila Tereza Costa, de 12 anos.
O irmão de Lorrane, Yuri Lima tem oito anos e diz que se diverte no local. “A gente aprende a ler, a gente tira notas boas na escola”.
Lorrane também conta histórias para as crianças que visitam a biblioteca e inspira os mais jovens. "Eu vi a Lorrane contando a história lá na escola que eu estudo. Aí eu resolvi contar histórias também, igual a ela”, diz Maria Tereza Costa, de oito anos. Ela frequenta a biblioteca há mais de um ano. “Eles falam que aprendem muito comigo, mas eu aprendo muito com eles, é uma experiência, assim, maravilhosa que eu vou levar para o resto da minha vida, que não tem preço”, completa Lorraine.
A mãe de Lorrane diz que tem orgulho da ação. “Eu olho para trás e vejo o caminho que eles percorreram. E o mais importante é ver que a cada dia aparecem mais crianças, e não só crianças. Os adolescentes estão vindo para ajudar, tão querendo seguir o exemplo”.

A iniciativa chega a emocionar pelo compromisso de cidadania de uma menina de apenas 12 anos e conta ponto para a formação de leitores e acesso á informação da população de Santa Luzia. A votação para a escolha do vencedor começa no dia 6 de junho pela internet. Quem quizer participar, pode manifestar o seu apoio à Lorraine votando no projeto dela!!!! Veja aqui a reportagem!
Fonte: Rede Globo Minas
((•)) Ouça este post

5 comentários:

  1. Parabéns pela iniciativa da Lorraine!Está aí uma futura bibliotecária,que fará um diferencial a mais a Biblioteconomia.Parabéns pelo fato de promover a leitura de uma forma tão simples mas que,ao que parece surtiu um efeito muito positivo na comunidade na qual ela reside,pois ela já possui um acervo considerável!Que novas iniciativas assim surjam!Célia ela utiliza algum metódo de classificação ?

    ResponderExcluir
  2. Boa pergunta, Natália. Não sei dizer.

    ResponderExcluir
  3. Quem bom exemplo este da Lorrane, com o apoio dos pais trasformou sua casa em um ambiente acolhedor para várias crianças. Vamos votar em seu projeto para incentivá-la a continuar este maravilhoso projeto. Obrigada Célia, você sempre nos motivando com notícias sobre a nossa futura profissão.

    ResponderExcluir
  4. Olá, estou em Belo Horizonte e gostaria de saber como faço para doar livros à Biblioteca Pequeno Aprendiz. obrigada.

    Raqel

    ResponderExcluir
  5. Sou Gilsiane Gostaria De Doar Livros Como Faço Para Doar.

    Tel: 031-83877230

    ResponderExcluir