domingo, 25 de setembro de 2011

Operadores boleanos e pesquisa


Os operadores booleanos servem para combinar vários termos numa mesma pesquisa São eles: AND, OR e NOT e significam, respectivamente, E, OU e NÃO. Na prática  e devem sempre ser digitados em letras maiúsculas para diferenciá-los dos termos pesquisados. Eles podem ser usados entre qualquer termo que está sendo pesquisado e são utilizados para restringir ou ampliar uma busca com base no enunciado inicial.
==>Operador AND / E → restringe a pesquisa, equivalendo a expressão: “com todas as palavras”. Os resultados recuperados devem conter um termo e o outro. 
Fonte: BVS
Ex.: pesquisar com a expressão  biblioteca E publica vai recuperar os documentos que contém biblioteca e  os que contém publica
==>Operador OU (OR) →O operador  OU amplia sua pesquisa, ou seja, o número de resultados que irá obter será maior pois vai recuperar documentos que contenham um termo, o outro e os dois termos no mesmo documento.
Ex.: pesquisar com a expressão  biblioteca OU publica vai recuperar os documentos que contém apenas biblioteca, os que contêm publica e os que contêm ambas as palavras.
==>Operador NOT / NÃO → exclui um dos termos da pesquisa, equivalendo a expressão  “sem a(s) palavra(s)”.  Em alguns sistemas você poderá encontrar somente o NOT/NÃO ou AND NOT/E NÃO.
Ex.: Se pesquisar biblioteca NÃO publica vai excluir os resultados com o termo publica

Para testar os seus conhecimentos use os operadores  nas pesquisas que você for realizar, simule diversas buscas e avalie os resultados. Pode publicar aqui  em comentários.

((•)) Ouça este post

16 comentários:

  1. Pessoal
    A biblioteca digital é da instituição (da universidade) e não do programa de pós-graduação. A UNIRIO tem uma BDTD sim que possui no seu acervo teses e dissertações de todos os programas de pós-graduação. Podem conferir!

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada pelo conhecimento compartilhado, eu estava perdida sem entender o que era isso.

    ResponderExcluir
  3. Are you plannin남양주출장샵g on hosting a swap anytime soon? I recently stumbled upon busy bags and think my little man would devour them!

    ResponderExcluir