segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Normas técnicas - A necessidade da normalização (Laís B.)

Resumo do capítulo 11 Normas técnicas

A normalização é uma atividade essencial para o ser humano desde o início da civilização, assim como a padronização de produtos.

Na indústria essa atividade se tornou uma necessidade logo que se iniciaram as atividades fabris, a normalização simplifica o processo de produção em massa, eliminando uma variedade desnecessária.

Sendo uma atividade social e econômica deve ser promovida mediante a cooperação mútua de todos os elementos envolvidos.

No comércio internacional a normalização é de grande importância, os países em desenvolvimento interessados em aumentar o volume de suas exportações, devem adotar normas de fabricação e controle de qualidade aprovadas internacionalmente, para garantir melhor aceitação de seus produtos.

O número de normas técnicas que um país produz pode ser o indicador de seu grau de desenvolvimento tecnológico. O Brasil até 1998, possuía cerca de dez mil normas produzidas pela Associação Brasileira de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (SINMETRO). Embora seja um número alto é pouco significativo se comparado com alguns países desenvolvidos, não tendo o país uma tradição na utilização de normas.

Segundo VEADO (1985):

Norma técnica é um documento que reflete a consolidação de uma

tecnologia; nela podem encontrar-se a definição dos parâmetros de

um produto, sua provável padronização e os métodos para sua

certificação; também pode definir as especificações de projetos, as

as características das matérias-primas, os procedimentos de fabricação

e os métodos de ensaio e inspeção.

O grande número de normas técnicas usado em atividades cientificas e tecnológicas é produzido por uma variedade de organizações tanto governamentais como privadas. Essas organizações podem ser divididas em quatro categorias:

· Organizações internacionais: o principal objetivo dessas organizações é a promoção de atividades de normalização em nível internacional e o desenvolvimento de cooperação mútua entre os órgãos nacionais. As mais conhecidas são a ISO e a International Electrotechnical Commission (IEC).

· Organizações nacionais: a maioria dos países possui órgãos que preparam e publicam normas a nível nacional, a fim de beneficiar a indústria e o comércio locais. Esses órgãos, via de regra, representam seus países na ISO e em outras entidades internacionais.

· Organizações governamentais: alguns órgãos do governo também produzem normas aplicáveis ás suas atividades específicas.

· Outras organizações: nesse grupo estão as sociedades técnicas, associações profissionais e comerciais, instituições de pesquisas etc. Também aqui deveriam ser incluídas as indústrias ou empresas privadas que produzem suas próprias normas ou adaptam às suas necessidades as normas editadas por outras instituições.

No Brasil, o marco inicial da normalização foi a criação da ABNT em setembro de 1940. A ABNT é uma sociedade civil,sem fins lucrativos, reconhecida pelo Governo Federal como entidade pública, seu objetivo é promover a elaboração de documentos normativos e elaborar nas atividades relativas a normalização, fornecendo a base necessária ao desenvolvimento tecnológico brasileiro. É representante no Brasil das entidades de normalização ISO e IEC.

DIAS, Maria Matilde Kronka. Normas técnicas. In: CAMPELLO, Bernadete Santos; CENDÓN, Beatriz Valadares; KREMER,Jeannette Marguerite( Orgs.). Fontes de informação para pesquisadores e profissionais.Belo Horizonte: UFMG, 2000. cap.11, p.136-151.

((•)) Ouça este post

Nenhum comentário:

Postar um comentário