terça-feira, 29 de novembro de 2011

Bibliotecas universitárias, informação para indústria/ negócios e “lei de inovação” (Ana Vanessa)

InovaBrasil
Este post apresenta uma síntese do trabalho de Damásio, conforme referência abaixo. Este artigo discorre sobre e a importância da atuação das bibliotecas universitárias em relação ao projeto de lei de inovação em Fundo de apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico, universidades que desenvolvem pesquisas com apoio de empresas, através da contribuição e contrapartida de interesses da iniciativa privada. Um setor que mais necessita e visa esta contribuição é o industrial. Discute neste contexto com argumentos da área de biblioteconomia e ciência da informação, em sua na linha de atuação em Informação para Indústria em Negócios, sua importância nesta atuação. Define seus objetivos principais, sua importância em sua conceitualização. Expõe alguns resultados de pesquisa realizada em 2001 com indústrias de grande porte e a importância da utilização desse tipo e de informação. Concluiu-se que o setor industrial necessita de informações prontas e organizadas e que as bibliotecas universitárias devem participar ativamente neste conceito, organizando-se para fornecer a informação técnica científica organizada, através da oportunidades e convênios entre universidade-indústria. (DAMASIO, 2004. p.1)

As bibliotecas universitárias detêm o conhecimento universitário e por conseqüência são as principais intermediarias entre a informação e o conhecimento. Para Damásio,(2004, p.2) As discussões existem na ciência da Informação e Biblioteconomia discussões sobre o papel da informação científica e tecnológica são essenciais ao desenvolvimento industrial em todos os aspectos. O presente texto analisa o papel fundamental da biblioteca conforme a lei da inovação.
As Bibliotecas Universitárias estão com os acervos atualizados e compatíveis com a realidade das necessidades de pesquisa científica e tecnológica, que no caso a Lei de Inovação prevê. Essa também será outra questão a buscar soluções de acordo com o que o próprio projeto de Lei prevê, em seu artigo 19º “concessão de recursos financeiros, humanos, materiais ou de infra-estrutura, a serem ajustados em convênios ou contratos específicos [...]” (BRASIL, 2004 apud DAMASIO, 2004.p.6)
Os resultados da analise deste artigo deixam claro a como a informação , está interligada ao crescimento pois, todas as empresas tem projetos a serem cumpridos em prazos cada vez menores, e somente através da informação atualizada e organizada estes prazos poderão ser cumpridos.
Diante da análise dos resultados da pesquisa fica claro o aspecto imediatista da informação e a preocupação com o aqui e agora, diminuindo a possibilidade de se trabalhar com informações para planos futuros, que devem ser gerenciadas e armazenadas pelos mesmos para uso oportuno.(DAMÁSIO, 2004. p.15)
DAMASIO, Edilson. O papel das bibliotecas universitárias e da informação para indústria e negócios conforme a “lei de inovação” no contexto científico e tecnológico competências, 2002. In XIIII Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias - SNBU, Recife: Pernambuco,2004, Disponível em:< http://eprints.rclis.org/bitstream/10760/6412/1/snbu20042.pdf> Acesso em: 26 nov. 2011.
((•)) Ouça este post

Nenhum comentário:

Postar um comentário