quarta-feira, 23 de novembro de 2011

A prática educativa dos museus (Gleinio, Gilson,Patricia, Everson, Jesiane, Marlene)


Imagem:Museu de Arte de Santa Catari
As décadas de 1960 e 1970 foram marcadas pelas discussões sobre o papel do museu até então caracterizado como tradicional. Em 1972  a Mesa Redonda de Santiago do Chile onde o assunto foi definir um novo papel para as instituições museológicas mais comprometidas com a transformação social, que procura novas formas de interagir com o público e manter um processo de inovação. Museu não era considerado uma instituição de pesquisa e sim como um lugar que resguarda objetos. Profissional “tem tentando afirmar que os museus podem promover a construção da cidadania, logo, é importante e necessário uma maior atenção para os aspectos educativos presentes nas ações como meio para a sensibilização a comunicação e a produção museológicas. O museu é um espaço cultural que tem que enfrentar o desafio de “educar  significados a partir de seus objetos, exposições, propostas educativas, e outras" (Pereira et al, 2007, p.11). Os museus são responsáveis por produzir diversas sensações nos seus usuários, podendo nos dar conhecimento e aguçando nossa curiosidade. Para que essas instituições busquem mais usuários deve haver uma interseção comunicativa entre o museu – usuário. Neste sentido as escolas já estão tomando a iniciativa de mostrar a seus alunos que os museus podem sim ser usados com finalidades educativas. Profissionais buscam nas suas pesquisas mudar o cenário da exposição favorecendo o desenvolvimento de suas praticas educativas, porque essas exposições visam a melhorar a leitura de objetos e a funcionalidade da intuição. A importante ênfase no diálogo que a prática educativa permite,  faz com que as pessoas vejam que no museu também pode haver discussões e troca de experiências sobre os objeto expostos. A criação dos museus, na sociedade moderna ocidental, acompanha o processo de democratização da cultura, abrindo as portas das grandes coleções de relíquias religiosas e artes plásticas que já foram  privadas, conforme foi apontado por Denzil & Lincoln (2000):
Entre a contemplação e o poder estabelecido pelas coleções individuais, o fortalecimento de estabelecimentos públicos e privados, as exposições universais e valiosas práticas sociais de exposição, os museus entrelaçam uma rica história na constituição dos atuais espaços de museus (Nascimento e Ventura, 2001).
As mutações museológicas ocorrida no século XX reflete em uma nova modernização da arquitetura, das exposições entre outros visando a busca de mais usuários. Com uma nova organização interna e externa o museu se torna uma intuição nova aos olhos dos usuários tornando uma intuição de pesquisa, de perspectiva de educação. Portanto, o foco da pesquisa é o significado que os participantes constroem, em contextos naturais, e várias estruturas de análise foram combinadas para atender aos objetivos e metas da pesquisa, refletindo a noção de pesquisador enquanto bricouleur (Denzil & Lincoln, 2000).
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