quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Organização das fontes de informação jurídica na perspectiva do GIDJ/SP (Jordano, Paulo H.; Rodrigo)

O texto abaixo apresenta uma síntese do artigo Organização das fontes de informação jurídica na perspectiva do GIDJ/SP publicado na revista CRB8 digital.

“No ordenamento brasileiro, as fontes jurídicas são categorizadas em materiais e formais. As fontes materiais se fundamentam na origem e história do Direito, bem como na sociologia, ética, política e costume. Já as fontes formais são os meios pelos quais o Direito se apresenta: leis, regulamentos, decretos, jurisprudência, doutrina, tratados e outros.” (SILVA e ROLIM 2009)

Ainda os autores afirmam que na atuação operacional do bibliotecário jurídico, as fontes legislativas, doutrinárias e jurisprudenciais são as mais relevantes e produzem a chamada documentação jurídica, estando presente na maioria dos “acervos” jurídicos.


REFERÊNCIA: SILVA, Andréia Gonçalves; ROLIM, Maria Lúcia de Borba. Organização das fontes de informação jurídica na perspectiva do GIDJ/SP. CRB-8 Digital, São Paulo, v. 2, n. 2, p. 27-33, set. 2009. Disponível em:. Acesso em: 10 nov. 2011.

((•)) Ouça este post

Um comentário: