segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Programa Educativo Museu da Inconfidência - Ouro Preto (Ana Cláudia, Ana Luíza, Djenanne, Felipe)

Museu da Inconfidência - Ouro Preto
O Museu da Inconfidência, localizado na cidade de Ouro Preto-MG, foi completamente inaugurado em 11 de agosto de 1944, alguns anos após Getúlio Vargas, o presidente da época, determinar que os restos mortais dos participantes da Inconfidência degredados para a África fossem trazidos de volta ao Brasil. O início de sua criação foi em 1938 quando o prédio, que até então funcionava uma penitenciária, foi esvaziado para serem realizadas as reformas de adaptação do edifício à nova função. O primeiro salão do museu a ser inaugurado foi o Panteão dos Inconfidentes em 21 de abril de 1942, data de 150º aniversário da sentença condenatória dos inconfidentes.
A instituição não se restringe somente ao prédio principal localizado na Praça Tiradentes. Atualmente possui três anexos que abrigam as atividades da direção, secretaria, segurança, restauração e conservação, pesquisa e interação com a comunidade:
Panteão dos Inconfidentes

·         Anexo I – abriga o auditório, espaço destinado a eventos do Museu, que também é cedido a outras instituições da cidade, a Sala Manoel da Costa Athaide, de exposições temporárias, e a Reserva Técnica.
·         Anexo II – funcionam a direção do Museu, o Laboratório de Conservação e Restauração, as seções de Difusão do Acervo e Promoção Cultural, Segurança e Serviços Gerais, Documentação Museológica e Assessoria de Comunicação. 
Anexo III – conhecido também como Casa do Pilar, ficam o Arquivo Histórico, os setores de pesquisa histórica e musicológica, a Biblioteca, o setor Pedagógico e a estrutura administrativa da instituição.
Sobre as práticas educativas do Museu da Inconfidência, a instituição possui um setor chamado Área Pedagógica o qual é instalado em um dos anexos da instituição, Casa do Pilar, espaço destinado a projetos que o museu desenvolve junto à comunidade.
Crianças durante atividade com o Setor Educativo no Museu
O público desse setor abrange desde alunos do ensino fundamental até grupos de terceira idade e possui uma equipe multidisciplinar para atender o seu público que é bastante diversificado. O setor pomove “ações que articulam-se com a realidade imediata do público usuário, ao promover conexões entre história, memória, patrimônio, identidade cultural, alteridade e cidadania”. 
O museu possui os  seguintes projetos educativos:
·         Girassol – desenvolvido em parceria com o Serviço Municipal de Saúde Mental de Ouro Preto, o projeto tem como objetivo apontar caminhos para a inclusão dos portadores de transtornos mentais, por meio de visitas a locais públicos, museus, galerias, teatros e oficina de artistas.
Lançamento do livro "Chicupim, o comedor de histórias"
na Semana Nacional de Museus no Museu da Inconfidência
·         Inconfidências – consiste em visitas orientadas à exposição permanente. O projeto atende grupos de até 50 pessoas, com agendamento prévio, e pretende também formar agentes multiplicadores.
·         Ludomuseu –  o projeto Ludomuseu propicia aos grupos de diferentes faixas etárias, escolares ou não, a compreensão da dinâmica museológica. A ação propõe aos participantes a desmitificação do acervo por meio do manuseio de obras da reserva técnica. (SERVIÇO TEMPORARIAMENTE INDISPONÍVEL)
·         Chá com Causosa terceira idade é o público alvo do projeto Chá com Causos. Com formato de museu itinerante, sua proposta é socializar o espaço museológico, estendendo-o até as comunidades de Ouro Preto. A ação pretende ajudar a consolidar, na comunidade, a importância do sujeito como autor de sua própria história e a mediar relações entre esse sujeito e o acervo.
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Um comentário:

  1. Parabens para grupo que fez um trabalho muito bom, gostamos muito de ter conhecido um pouco mais do Museu da Inconfidência, e esperamos ter uma oportunidade de conhece-lo em breve. Foi comentado na apresentação do grupo, que o museu tem acessibilidade para pessoas com deficiencias, para essas pessoas há algum tipo de prática educativa, ou é só a visita orientada?

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