Síntese do texto: As práticas educativas em museus de Minas
Gerais: considerações iniciais do projeto museu e escola: um duplo olhar sobre
a ação educativa, conforme referência abaixo.
A
década de 70 do século XX, é um divisor de águas na história da museologia, em
decorrência da Mesa Redonda de Santiago, onde o museu perde a funcionalidade
apenas de um repositório de objetos para ganhar vida, com o desenvolvimento de
novas formas de interação com o público, gerando educação e constante
conservação do patrimônio. Muitos profissionais museólogos, têm ressaltado a
importância do museu na sustentação histórica e cultural, criando um elo entre
passado, presente e futuro, utilizando-se em grande parte de seus objetos para
tal via.
As
instituições escolares têm agregado cada vez mais valor às instituições
museológicas, o que possibilita um trabalho educacional preciso frente a união
de ambas. A pesquisa relatada nesse artigo, tem como finalidade a associação do
desenvolvimento de metodologias de avaliação de proposições expográficas de
Museus aos programas extencionistas de formação das instituições envolvidas,
tomando como base a pesquisa qualitativa. A participação efetiva dos objetos na
formação do conhecimento educacional, é a grande discussão apresentada.
Colocando sujeitos que pertencem aos territórios de ações educativas em
diferentes proporções: as escolas e os museus, usando a convergência sobre os
objetos museais.
Pesquisa
realizada em seis museus, onde foram desenvolvidas diversas ações pelos setores
educativos, aprofundando a visita e as ações pontuais de atendimento
especializado e personalizado aos grupos escolares, o que gerou como resultado
uma grande deficiência presente nos professores usuários desses museus.
Referência:
NASCIMENTO,
Silvania Sousa do et.at. As práticas educativas em museus de Minas
Gerais: considerações iniciais do projeto museu e escola: um duplo olhar sobre
a ação educativa
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