segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Práticas Educativas em Museus (Ana Cláudia, Ana Luíza, Djenanne, Felipe)

Síntese do texto: As práticas educativas em museus de Minas Gerais: considerações iniciais do projeto museu e escola: um duplo olhar sobre a ação educativa, conforme referência abaixo.
        A década de 70 do século XX, é um divisor de águas na história da museologia, em decorrência da Mesa Redonda de Santiago, onde o museu perde a funcionalidade apenas de um repositório de objetos para ganhar vida, com o desenvolvimento de novas formas de interação com o público, gerando educação e constante conservação do patrimônio. Muitos profissionais museólogos, têm ressaltado a importância do museu na sustentação histórica e cultural, criando um elo entre passado, presente e futuro, utilizando-se em grande parte de seus objetos para tal via.
        As instituições escolares têm agregado cada vez mais valor às instituições museológicas, o que possibilita um trabalho educacional preciso frente a união de ambas. A pesquisa relatada nesse artigo, tem como finalidade a associação do desenvolvimento de metodologias de avaliação de proposições expográficas de Museus aos programas extencionistas de formação das instituições envolvidas, tomando como base a pesquisa qualitativa. A participação efetiva dos objetos na formação do conhecimento educacional, é a grande discussão apresentada. Colocando sujeitos que pertencem aos territórios de ações educativas em diferentes proporções: as escolas e os museus, usando a convergência sobre os objetos museais.
        Pesquisa realizada em seis museus, onde foram desenvolvidas diversas ações pelos setores educativos, aprofundando a visita e as ações pontuais de atendimento especializado e personalizado aos grupos escolares, o que gerou como resultado uma grande deficiência presente nos professores usuários desses museus.
Referência:

NASCIMENTO, Silvania Sousa do et.at.  As práticas educativas em museus de Minas Gerais: considerações iniciais do projeto museu e escola: um duplo olhar sobre a ação educativa

((•)) Ouça este post

Nenhum comentário:

Postar um comentário