terça-feira, 29 de novembro de 2011

Informação para negócios (Luana Melo)

Síntese do texto : Informação para negócios e Políticas de informação, conforme  referência abaixo:
As pessoas na sociedade atual vivenciam um contexto de mudanças rápidas e profundas, em comparação há alguns anos anteriores da história, pois a globalização e outros fatores relacionados ao desenvolvimentos científico, econômico e tecnológico provocam uma nova configuração social. O termo de informação para negócios tem sido utilizado nos países desenvolvidos como prática de fornecimento de informações para negócios.
Segundo Faria e Vital: "O uso do conceito adequado auxilia na clareza dos objetivos da unidade de informação, além de também ser definido por estes, e consequentemente na disponibilização da informação certa no momento oportuno." A informação como um recurso para organização deve ser tratada de modo a contribuir para a melhoria dos resultados organizacionais de uma empresa. A organização precisa identificar onde encontrar as informações relevantes para seu uso. Podendo estar nas fontes formais e informais de informação, e saber como tratá-las é indispensável.
É necessário que a haja uma estrutura organizacional sensível e atenta à gestão da informação e que a organização busque um diferencial no mercado de trabalho e esteja disposta a vencer o desafio de transformar informação em conhecimento, ou seja, gerenciar informações para agregação de valor no negócio da organização junto com a disponibilização do conhecimento gerado e que seja materializado em algo que o mercado necessite e utilize.
A gestão da informação proporciona uma visão crítica e abrangente da atmosfera competitiva, sendo possível desenvolver ações estratégicas visando maior competitividade. Esse processo de gestão da informação é composto por quatro etapas, que são eles:
  • Determinação das exigências
  • Obtenção
  • Distribuição
  • Uso da Informação
Sendo assim, podemos perceber que a inovação e a capacidade que uma empresa possui frente aos desafios dependem de informação e conhecimento. São elementos fundamentais tanto no desenvolvimento quanto no aprimoramento do produtos e processos, seja em organizações públicas ou privadas.
A relação entre organizações e informação é marcada por aspectos políticos e econômicos. A importância da informação produzida e disponibilizada em uma organização é muito grande, e se tem uma preocupação com o gerenciamento dos sistemas de informação.Do ponto de vista do profissional da informação, alguns aspectos irão definir o gerenciamento da informação e é preciso conhece-los. A partir do reconhecimento dessas políticas o processo pode ter uma maior qualificação.
Referência:
FARIAS, Gabriela Belmont de ; VITAL, Luciane Paula. Informação para negócios e políticas de informação. Revista ABC: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis.v12, n.1, p.87-98, jan./jun.2007.
((•)) Ouça este post

Nenhum comentário:

Postar um comentário