quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Programa Educativo " Museu Casa de Portinari " (Lorena J. Mello, Camila, Luana, Karla) 2


O Museu Casa de Portinari foi instalado e inaugurado em 14 de março de 1970, tendo como sua entidade mantenedora a Secretaria de Estado da Cultura, sendo especificamente vinculado a UPPM - Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico.Trata-se de uma instituição de pequeno porte, tanto por sua área, quanto pelo número de funcionários que prestam serviços ao mesmo.

Possui duas vertentes básicas: artística e biográfica. O acervo artístico constitui-se, principalmente, por trabalhos realizados pelo artista em pintura mural, nas técnicas de afresco e têmpera. Na parte biográfica, a exposição destina-se aos objetos de uso pessoal do artista, documentos e à história de sua vida. 

Encontra-se instalado na antiga residência do pintor, em sua terra natal Brodowski, interior de São Paulo. O Museu Casa de Portinari visa ser referência e pólo de divulgação sobre a vida e obra do pintor, preservando a  casa onde ele viveu, o legado nela contido, a história de sua família, de sua infância e detalhes de toda sua vida.

O Museu apresenta grande responsabilidade com a preservação e conservação do Patrimônio, compromisso de sustentabilidade, ética, compromissos sociais e compromissos educativos. O Setor Educativo tem como nome “Serviço educativo e cultural” e  há 25 anos está formalizado na estrutura do museu, possuindo funcionários com formação na área de educação e artes.

As práticas educativas são voltadas tanto ao público escolar, como o especial e espontâneo, sendo que as práticas desenvolvidas são definidas de acordo com a faixa etária dos visitantes, considerando o conhecimento prévio. Aos visitantes são distribuídos folders e material informativo especifico. O Museu recebe em média, 4000 visitantes ao mês.

A pesquisa nos interessou muito sobre a vida de Portinari, aumentando o interesse pela visita no Museu. Agradecemos a colaboração de toda a equipe do museu pela atenção disponibilizada, em especial a estagiária de comunicação Tamiris Aparecida Bonicenha.

REFERÊNCIAS
Casa de Portinari. Disponível em: http://casadeportinari.com.br/principal.htm Acesso em: 22/11/2011
Museu Casa de Portinari. Disponível em: http://www.museucasadeportinari.org.br/o-museu/. Acesso em:  21/11/2011

((•)) Ouça este post

Nenhum comentário:

Postar um comentário