quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Fontes de informação jurídica (Luana, Thais e Thamara)

O texto abaixo apresenta uma síntese dos artigos indicados abaixo nas referências. Fonte de informação jurídica pode ser conceituada como qualquer dado ou fato, extraído de toda e qualquer forma de conhecimento da área jurídica, obtido por todo e qualquer meio disponibilizado e que pode ser usado, transferido ou comunicado sem a preocupação de estar integrado a um contexto. É um dado ou qualquer elemento identificado em sua forma bruta que por si só não conduz a uma compreensão de determinado fato ou situação. Segundo Atienza (1979),
A eficiência do bibliotecário de documentação jurídica depende de  conhecimentos do mecanismo legal do país; destreza no manejo dos índices e ementários impressos de legislação e jurisprudência; exatidão e atualidade dos índices e fichários elaborados pelo seu próprio serviço e habilidade na interpretação dos pedidos e solicitações dos consulentes
O bibliotecário jurídico moderno deve transportar estes seus conhecimentos e habilidades específicas para o ambiente das novas tecnologias de informação e comunicação, ou seja, o que se fazia anteriormente exclusivamente com os suportes de informação e comunicaçãofísicos, a partir de hoje é possível ser feito através de suportes eletrônicos, como documentos virtuais, documentos digitais, qualquer tipo de informação disponível na Internet.Porém, a forma de lidar com a informação eletrônica é muito mais rápida, tanto na criação, quanto na transferência e alcance global através da Internet.O moderno bibliotecário jurídico deve procurar aliar todas as suas habilidades e experiências na pesquisa, organização, catalogação, indexação, classificação e negociação com os usuários ou consulentes aos novos formatos de informação surgidos a partir do surgimento da Internet e conseqüentemente de uma série de outras ferramentas de informação: como bases de dados on- line, ferramentas de busca, portais, etc. Este profissional deve estar preparado, tanto para encontrar informações relevantes disponíveis na internet, quanto para criarem conteúdos selecionados a partir de critérios de confiabilidade e qualidade da informação, organizando conforme metodologias previamente estabelecidas, indexando utilizando as mais modernas técnicas de indexação eletrônica e acima de tudo planejando o sistema de informação eletrônico, focado nas necessidades e anseios de seus usuários, pois este cuidado sem dúvida será o maior diferencial no futuro.  O bibliotecário jurídico moderno, profissional melhor preparado para o desafio de atuar como gestor da informação jurídica na Internet, desde que comece hoje a ocupar este espaço adaptando as suas habilidades e conhecimentos técnicos, familiares a seu atuar tradicional em bibliotecas com suportes físicos da informação jurídica. O moderno bibliotecário jurídico adaptando-se aos formatos digitais de informação disponíveis na Internet precisa ser rápido e corajoso, porque a mudança do suporte informacional vem dos produtores da informação com destino aos seus potenciais consumidores, nova geração que já nasce com um computador em sua casa, desta informação, ou seja, o bibliotecário não possui controle sobre a velocidade com que este processo de migração das informações para o digital se dá em sua origem.
Referência:
ATIENZA, Cecília Andreotti. Documentação jurídica: Introdução à análise e indexação de atos legais. Rio de Janeiro : Achiamé, 1979.
LOUREIRO, Regina Célia Campagnoli. A especialidade do bibliotecário jurídico: bases para uma interação com o usuário operador do direito. Disponível em : <http://www.gidjrj.com.br/PDF/Art-EspecialidadeBibli.pdf> Acesso em: 2 nov. 2011.
((•)) Ouça este post

4 comentários:

  1. Olá meninas muito bom o texto de vocês,quero saber na opinião de vocês qual seria o papel do bibliotecário jurídico moderno em relação as tecnologias da internet?

    ResponderExcluir
  2. Boa noite gostaria de perguntar o que seria suportes de informação e comunicação física dentro da informação jurídica?

    ResponderExcluir
  3. Para nós o papel do bibliotecário jurídico moderno em relação as tecnologias da internet seria de saber procurar e aliar todas as suas habilidades e experiências e também saber organizar todas as informações, pois atualmente o profissional bibliotecário não tem mais o controle da velocidade da informação.

    ResponderExcluir
  4. Felipe, nos dias atuais, o volume de informações geradas e consumidas vêm aumentando aceleradamente, e estas deixam seu suporte físico tradicional para tornarem-se digitais, ou seja, o que era impresso passa a ser virtual ou eletrônico.

    ResponderExcluir