sábado, 26 de novembro de 2011

Produtos e serviços de informação para negócios no Brasil (Gisele)

Síntese do texto Produtos e serviços de informação para negócios no Brasil: características. 
http://gersistinfo.blogspot.com
Nesta atual situação mundial, mudanças tecnológicas estão acontecendo no mundo todo. A globalização evidencia as dificuldades de países como o Brasil, para tornarem-se competitivos dentro do mercado internacional, que hoje é extremamente disputado. A informação destinada à questão sobre mercados, companhias, finanças e estatísticas é conhecida como informação para negócios. No Brasil, pouco se conhece sobre o assunto, o tema ainda é pouco explorado, desponta timidamente, e acredita-se que muitos profissionais não estão totalmente capacitados para atuar na área. O profissional da informação deve estar preparado para efetivar a comunicação do conhecimento, gerenciando todas as informações disponíveis, devendo ficar atento ao seu papel de fornecedor, intermediador, disseminador, gerenciador e selecionador da informação, o que nos dias atuais requer extrema responsabilidade, sensatez e flexibilidade. Conforme Costa (1995,p. 18):
 o profissional da informação deve estar atento a diversidades e mudanças, ser capaz de gerir eficientemente a informação gerada em função dessas mudanças, utilizar as tecnologias necessárias e apropriadas ao gerenciamento eficaz da informação
Produtos e serviços de informação para negócios cresce em função da necessidade das empresas de acompanhar o mercado em constante mudança, assim sendo possibilita-se conhecer parceiros e concorrentes, fornecedores, dados econômicos e financeiros. Os serviços de informação voltados para o provimento de empresas e indústrias existentes no Brasil apresentam competência e forte potencial para atuar.
Referências

BORGES, Mônica Erichsen Nassif; CARVALHO, Natália Guiné de Mello. Produtos e serviços de informação para negócios no Brasil: características. Ciência da Informação, Brasília, v. 27, n. 1, 1998. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-19651998000100010&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 25 nov. 2011.

COSTA, Sely Maria de Souza. Impactos sociais das tecnologias de informação. Revista de Biblioteconomia de Brasília, Brasília, v. 19, n. 1, p. 3-22, jan./jun. 1995.
 
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