segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Organizações como fonte de informação (Laís)

Resumo do capítulo 03 Organizações como fonte de informação
As organizações têm cada vez mais importância na sociedade contemporânea, como um espaço de ações econômicas no qual se concentram capital, gerência, mão-de-obra e tecnologia, proporcionando um ambiente de convívio e de interações constantes. Constituem um ponto de convergência da sociedade, pois geram empregos, desenvolvem tecnologia e atraem investimentos. Para que possam sobreviver devem esta ligadas a outras organizações e instituições. Por necessitarem de recursos financeiros para manter seu nível de produção, precisam relacionar-se com as instituições financeiras e com o mercado de capitais.
As organizações constituem importante fonte de informação, algumas organizações, por sua natureza, têm na divulgação de informações sua própria razão de ser. É o caso da maioria das organizações não lucrativas que produzem uma variedade de documentos que podem ser facilmente obtidos, muitas vezes gratuitamente, as organizações que visam o lucro, embora não tornem disponíveis as informações que consideram sigilosas, costumam divulgar documentos úteis, tais como relatórios, catálogos de produtos e serviços, house organs e outros.
· Organizações comerciais são aquela que trabalham com finalidade de lucro, podem ser empresas industriais que fabricam produtos ou organizações que prestam serviços.
· Organizações educacionais e de pesquisa são universidades, centros ou institutos de pesquisa, bibliotecas, arquivos, museus e academias.
· Organizações governamentais, elas são ligadas ao governo e costuma publicar muitos documentos de interesse do cidadão.
· Organizações profissionais e sociedades científicas são criadas com a finalidade de estimular o aperfeiçoamento de determinada classe profissional, são mantidas através de contribuições dos sócios e não têm fins lucrativos, embora costumam cobrar pelos produtos que oferecem que consistem geralmente de documentos resultantes de eventos que organizam.
· Organizações internacionais em sua maioria foram criadas para promover a colaboração entre os estados membros, eliminando conflitos e estabelecendo esquemas de cooperação entre eles. São organizações intergovernamentais baseada em acordos ou tratados formais, firmados entre os governos dos países membros.
CAMPELLO, Bernadete Santos. Normas técnicas. In: CAMPELLO, Bernadete Santos; CENDÓN, Beatriz Valadares;KREMER, Jeannette Marguerite( Orgs.). Fontes de informação para pesquisadores e profissionais.Belo Horizonte: UFMG, 2000. cap.02, p.35-48.
((•)) Ouça este post

Nenhum comentário:

Postar um comentário