sábado, 26 de novembro de 2011

Fontes de informação sobre companhias e produtos industriais (Gisele)


Síntese do texto Fontes de informação sobre companhias e produtos industriais, conforme referência. A informação passou a ser considerada principal recurso para o desenvolvimento econômico e social, atuando como fator de sucesso e de sobrevivência no mercado. As novas formas de recuperar e armazenar a informação trazem facilidades como, o acesso rápido e a inexistência de barreiras geográficas. A informação destinada à
indústria é conhecida como informação tecnológica. De acordo com Montalli, apud Montalli e Campello (1997), a informação tecnológica é definida como
aquela que trata da informação necessária, utilizada e da informação gerada nos procedimentos de aquisição, inovação e transferência de tecnologia, nos procedimentos de metrologia, certificação da qualidade e normalização e nos processos de produção
Várias formas de aproveitamento da informação pode ser incorporado no dia-a-dia da empresa, melhorando muitos aspectos. Souza (1996, p.52) afirma que:
a organização de serviços de informação por setores pode facilitar a utilização de recursos compartilhados, minimizando custos e auxiliando na detecção de oportunidades de mercado e prospecção tecnológica
Isto nos faz acreditar que a informação deve estar presente em todas as partes e atividades, buscando encontrar formas eficazes de alcançar os objetivos da empresa. Norton (1992) elabora uma série de questões que surgem com relação às informações sobre empresas e produtos:
http://gersistinfo.blogspot.com
-Quais empresas são líderes em determinado mercado?
- Quais produtos/serviços estão emergindo?
- Qual é a posição da empresa X no mercado?
- Que produtos fabrica?
- Que fatia de mercado abarca?
- Quem são seus executivos?
- Quais são seus bancos?
- Quais são seus investidores?
- Quais são suas subsidiárias?
- Qual é sua performance financeira?
Reforçando este grande estímulo que a informação para a indústria pode gerar, Rezende (1994, p.351) expressa que “as empresas têm buscado reduzir custos, aumentar lucros e focalizar-se em seus negócios, ao mesmo tempo em que incrementam a qualidade dos processos e produtos”.
A informação é extremamente importante, pois a necessidade de atualização contínua para a indústria é algo tão necessário quanto a qualidade do produto ou serviço que a empresa está vendendo, pois é a informação que irá gerar características necessárias para o mercado internacional.
É visível que países desenvolvidos estão conscientes do papel da informação e de sua importância para a sociedade atual, tornando-se fator de competitividade para os países, devido a grande concorrência, e um fator essencial para evidenciar riscos e ressaltar êxitos. O Brasil, por ser um país em desenvolvimento tem percebido de forma lenta que a informação muito contribuirá para sua própria melhoria. É necessário estar atento para as mudanças que acontece ao nosso redor e administrar toda essa informação para elevar lucros e competir em mercados estrangeiros.
Referências

KATIA, Maria Lemos Montalli; CAMPELLO Bernardete dos Santos. Fontes de informação sobre companhias e produtos industriais: uma revisão de literatura. Ciência da Informação, Brasília, v. 26 n. 3, set./dez. 1997. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-19651997000300014&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 25 nov. 2011.

NORTON, Bob. Sources and uses of business information. Aslib Proceedings, v. 44, no.4, p. 165-172, 1992.  [ Links ]
REZENDE, Yara; MARCHIORI, Patrícia Zeni. Do acervo ao acesso: a perspectiva da biblioteca virtual em empresas. Ciência da Informação, Brasília, v. 23, n. 3, set./dez. 1994.
SOUZA, Terezinha de Fátima Carvalho de; BORGES, Mônica Erichsen Nassif. Instituições provedoras de informação tecnológica no Brasil: análise do potencial para atuação com informação para negócos. Ciência da Informação, Brasília, v. 25, n.1, jan./abr. 1997.
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