Síntese do texto Fontes de informação
sobre companhias e produtos industriais, conforme referência. A informação passou a ser considerada
principal recurso para o desenvolvimento econômico e social, atuando como fator
de sucesso e de sobrevivência no mercado. As novas formas de recuperar e
armazenar a informação trazem facilidades como, o acesso rápido e a
inexistência de barreiras geográficas. A informação destinada à
indústria é conhecida como informação tecnológica. De acordo com Montalli, apud Montalli e Campello (1997), a informação tecnológica é definida como
indústria é conhecida como informação tecnológica. De acordo com Montalli, apud Montalli e Campello (1997), a informação tecnológica é definida como
aquela que trata da
informação necessária, utilizada e da informação gerada nos procedimentos de
aquisição, inovação e transferência de tecnologia, nos procedimentos de
metrologia, certificação da qualidade e normalização e nos processos de
produção
Várias formas de aproveitamento da
informação pode ser incorporado no dia-a-dia da empresa, melhorando muitos
aspectos. Souza (1996, p.52) afirma que:
a organização de
serviços de informação por setores pode facilitar a utilização de recursos
compartilhados, minimizando custos e auxiliando na detecção de oportunidades de
mercado e prospecção tecnológica
Isto nos faz acreditar que a
informação deve estar presente em todas as partes e atividades, buscando
encontrar formas eficazes de alcançar os objetivos da empresa. Norton (1992) elabora uma série de
questões que surgem com relação às informações sobre empresas e produtos:
- Quais produtos/serviços estão emergindo?
- Qual é a posição da empresa X no
mercado?
- Que produtos fabrica?
- Que fatia de mercado abarca?
- Quem são seus executivos?
- Quais são seus bancos?
- Quais são seus investidores?
- Quais são suas subsidiárias?
- Qual é sua performance financeira?
Reforçando este grande estímulo que a
informação para a indústria pode gerar, Rezende (1994, p.351) expressa que “as
empresas têm buscado reduzir custos, aumentar lucros e focalizar-se em seus
negócios, ao mesmo tempo em que incrementam a qualidade dos processos e
produtos”.
A informação é extremamente
importante, pois a necessidade de atualização contínua para a indústria é algo
tão necessário quanto a qualidade do produto ou serviço que a empresa está
vendendo, pois é a informação que irá gerar características necessárias para o
mercado internacional.
É visível que países desenvolvidos
estão conscientes do papel da informação e de sua importância para a sociedade
atual, tornando-se fator de competitividade para os países, devido a grande
concorrência, e um fator essencial para evidenciar riscos e ressaltar êxitos. O
Brasil, por ser um país em desenvolvimento tem percebido de forma lenta que a
informação muito contribuirá para sua própria melhoria. É necessário estar
atento para as mudanças que acontece ao nosso redor e administrar toda essa
informação para elevar lucros e competir em mercados estrangeiros.
Referências
KATIA, Maria Lemos Montalli; CAMPELLO Bernardete dos Santos. Fontes de informação sobre companhias e produtos industriais: uma revisão de literatura. Ciência da Informação, Brasília, v. 26 n. 3, set./dez. 1997. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-19651997000300014&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 25 nov. 2011.
NORTON,
Bob. Sources and uses of business information. Aslib Proceedings, v. 44,
no.4, p. 165-172, 1992. [ Links ]
REZENDE, Yara; MARCHIORI, Patrícia Zeni. Do acervo
ao acesso: a perspectiva da biblioteca virtual em empresas. Ciência
da Informação, Brasília, v. 23, n. 3, set./dez. 1994.
SOUZA, Terezinha de Fátima Carvalho de; BORGES,
Mônica Erichsen Nassif. Instituições provedoras de informação tecnológica no
Brasil: análise do potencial para atuação com informação para negócos. Ciência
da Informação, Brasília, v. 25, n.1, jan./abr. 1997.
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