terça-feira, 22 de novembro de 2011

Programa Educativo “Casa Fiat de Cultura” ( Michelly, Daiane, Priscila, Sirlene e Talita )

A Casa Fiat de Cultura é uma instituição sem fins lucrativos, mantida pela Fiat Automóveis e demais empresas do Grupo Fiat. Sua finalidade é difundir a cultura brasileira e mundial, promovendo a integração social através de atuação junto às comunidades e grupos sociais de todos os segmentos. Inaugurada em 2006, a Casa Fiat de Cultura consolidou-se como um dos mais importantes espaços para discussão e exposição das artes no Brasil. Em quatro anos de trajetória mais de 250 mil pessoas visitaram a instituição que, desde sua fundação, destaca-se por abrigar grandes mostras internacionais de artes plásticas e apresentações inéditas de acervos brasileiros, com debates acadêmicos e programas educativos.
O setor Educativo tendo como nome Programa Educativo, tem como objetivo transmitir através das exposições e Palestras a busca do conhecimento entre os jovens, conectando a obra de arte ao público, mas este Progama não e fixo a cada exposição, a Casa Fiat de Cultura desenvolve um programa educativo com um determinado grupo especifico para a exposição. Na exposição que está acontecendo “Matrici Italiane” há 35 Funcionarios trabalhando nela.
As Práticas Educativas são voltados a todo publico em geral, elas oferecem estimulo a busca do conhecimento, conectando a obra de arte ao público. Além disso, estudantes participam das visitas orientadas, na qual uma equipe de educadores com formação em Artes Plásticas, História, Filosofia e Antropologia estimulam os alunos a se tornarem observadores ativos, incorporando à vivência todo um universo de informações e valores. Aqueles que gostam de se aprofundar nas artes podem, também, usufruir do Ciclos de Conferências, que compreendem uma série de palestras, com duração entre uma hora e meia e duas horas, ministradas por especialistas da arte de alto nível, dentro das temáticas da mostra.

Esse projeto e divulgado pelo site , mostrando as datas e quais exposições e paletras estão acontecendo no museu, dilvugam também como são feitos os trabalhos, e dão suporte através de um link que você pode estar acessando, podendo assim entrar em contato com eles através dos telefones.
Para os visitantes os organizadores distribuem foldens que falem da exposição, e nas escolas eles levam materias didáticos. Na esposição “Matrici Italiane” que está acontecendo, foi distribuido cadernos de mediação as escolas visitadas por eles.
Enfim, gostamos muito de saber um pouco mais do Programa Educatico da Casa Fiat de Cultura, principalmente por ela estar estimulando a busca do conhecimento. Levando-se em conta a sua divulgação que consideramos excelente, pois seu site oferece todas as informaçoes necessárias para um melhor conhecimento de seus usúarios. E por fim, nosso agradecimento ao seu atendimento que nos foi essencial, proporcionando- nos a elaboraçao e conclusao deste trabalho.
Referência:
Educativo.Casa Fiat de Cultura. Disponível em: <http://www.casafiatdecultura.com.br/>. Acessado em 18/11/11.

((•)) Ouça este post

4 comentários:

  1. A 'Casa Fiat de Cultura', sem dúvida parece ser muito interessante, por estimular a busca do conhecimento e incentivar os jovens no contato com a obra de arte. Espero visitá-lo em breve.

    ResponderExcluir
  2. A Casa Fiat de Cultura, pelo depoimento das meninas,sem duvidas transpareceu ser muito interessante. Com essa exposição de Roma no museu, há alguma prática educativa,voltada pra essa exposição?

    ResponderExcluir
  3. Com a exposição "Roma", a expectativa de visita na Casa Fiat de Cultura deve ter dobrado! Faz-se preciso mais exposições desse porte nos museus do nosso país. Parabéns pelo trabalho!

    ResponderExcluir
  4. Meninas, sobre o programa educativo do Museu, o que mais lhes chamaram a atenção durante a pesquisa? Vocês notaram alguma diferença em relação aos outros museus mencionados durante a apresentação na aula?

    ResponderExcluir