terça-feira, 22 de novembro de 2011

Práticas educativas em museus ( Michelly, Daiane, Sirlene, Talita, Priscila )

Síntese do texto de Silvania Sousa do Nascimento et.al.
O trabalho de construção de uma prática educativa em um museu envolve o universo cultural. Consideramos o termo cultura como um código simbólico compartilhado pelos membros de um grupo social específico através do qual, atribuem e expressam significados ao mundo.
Os objetos da cultura são produtos de uma história, eles traduzem a vivência da dramaturgia dos rituais, da magia de uma situação presente e do discurso do passado. Podemos dizer que os objetos da cultura, simbólica e estética presente no museu, além de serem alvo de admiração, deveriam contribuir para a compreensão das muitas faces das experiências sociais e históricas dos sujeitos. Esses podem ser mediadores na construção do conhecimento, na medida em que os visitantes, à partir de suas mais diferentes reações de espanto, de curiosidade, de rememoração, de emoção- possam ser convidados a interpretá-los em articulação com outros tempos de sua história e da produção de conhecimentos de seu grupo social contextualizados na história local e universal.
O objeto é um documento portador de informações que buscamos decifrar sua função social no desenvolvimento de uma sociedade. Cada objeto selecionado pela convergência de produção, uso e herança histórica, estabelece elos relacionais entre diversos atores sociais: o empreendedor, o publicitário, o restaurador, o artesão, o artista, o banqueiro e o estado. Assim, uma exposição de objetos forma uma rede de atores entre os quais esses elos selam um equilíbrio de forças. Descobrir quem era e como vivia é um fator fundamental para a experiência humanizante que nos é proporcionada pelos objetos do patrimônio cultural” (op.cit.). A prática educativa permeia toda a existência humana, mediando as relações entre os seres humanos, a sociedade, os objetos, a natureza e o conhecimento. A aprendizagem é um processo socio-histórico, mediado pela cultura, onde se atribui o papel de impulsionar o desenvolvimento cognitivo à interação entre o adulto e a criança, à ação da escola e às diversas práticas educativas propostas pela sociedade.

Referência:
NASCIMENTO, Silvania Sousa do et al. As Práticas Educativas Em Museus de Minas Gerais: Considerações iniciais do Projeto Museu e Escola: Um Duplo Olhar Sobre a Ação Educativa. BH: FAE, s.d. Disponível em:http://www.cecimig.fae.ufmg.br/leme/docs/praticas%20educativas%20em%20m useus%20de%20minas.pdf . Acessado em 18/11/11
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Um comentário:

  1. oi geeeeente!!!!rsrs
    Qual prática educativa pesquisada chamou mais a atenção de vcs?

    valeu galera!!!

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