quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Programa Educativo "Museu Histórico Abílio Barreto" (Lorena J. Mello, Camila, Luana, Karla) 3

Museu Histórico Barreto é uma unidade da Fundação Municipal de Cultura da prefeitura de Belo Horizonte, sua criação originou-se em 1935, quando o jornalista e escritor Abílio Barreto foi convidado para organizar o Arquivo Geral da Prefeitura. Ele passou a recolher documentos e objetivos que deveriam integrar o futuro museu da história da cidade e, a partir de 1941, reuniu acervos de forma mais sistemática e em diferentes suportes, selecionados segundo duas grandes seções: peças originárias do antigo Arraial do Curral del Rei e peças relativas á nova capital. Paralelamente, promoveu-se restauração do prédio escolhido para sediar o Museu: a casa da antiga fazenda do leitão, remanescente arquitetônico dos arredores do Arraial do Curral del Rei.

O Museu foi inaugurado em 18 de fevereiro de 1943, com a denominação de museu Histórico de Belo Horizonte. Em 1967, recebeu a denominação atual, em homenagem a seu idealizador e primeiro diretor. O MHAB tem por função promover o recolhimento, a preservação, a pesquisa e a divulgação do acervo histórico relativo à Belo Horizonte. Sua finalidade é tornar público o acesso aos bens culturais preservados, fomentando, dessa maneira, a participação dos cidadãos na construção da memória e do conhecimento sobre a cidade. Contribui, assim, para a formação de uma consciência crítica sobre a relação passado – presente e para o exercício da cidadania.

Oferece aos visitantes exposições de longa, média e curta duração, que retratam diferentes aspectos da história de Belo Horizonte, atividades de educação patrimonial relacionadas á proteção de bens culturais e á valorização de acervos sobre a história local e a memória social da cidade, além de intervenções museais fora da sede. Oferecendo ainda eventos de difusão cultural em seu palco ao ar livre e no auditório, reafirmando seu papel de lugar de disseminação e valorização da produção cultural.

O MHAB realiza programas educativos direcionados pelo “Setor Educativo do Museu Histórico Abílio Barreto”, que possui atualmente uma equipe formada por duas historiadoras e quatro estagiários, realizando atividades direcionadas aos mais diversos públicos como: escolares, professores, universitários, terceira idade, público espontâneo.

A divulgação dos projetos, e os materiais disponibilizados aos visitantes variam de acordo com o público e as atividades.

O museu atua sempre com exposições em cartazes, atualmente sendo realizadas três exposições.

A média de visitação gira em torno de 70 mil pessoas por ano.

Foi de grande proveito a realização desta pesquisa, nos proporcionou um grande conhecimento relativo ao Setor Educativo.

O Setor Educativo do MHAB respondeu a quase todas as perguntas feitas. Entretanto, as respostas obtidas agradaram ao grupo, auxiliando na construção do trabalho. Além do atendimento, que não deixou a desejar, responderam-nos com absoluta educação, notou-se grande interesse em nos ajudar, mesmo a responsável tendo tantas atividades a serem feitas (como nos comunicou).

Gostaríamos de agradecer aos funcionários do Museu que nos forneceram as informações necessárias para a elaboração do trabalho em especial a funcionária Joana Guimarães componente do Setor Educativo.

REFERÊNCIA

Museu Historoco Abilio Barreto. Disponível em:http://www.amigosdomhab.org.br/. Acesso em: 22/11/2011.

((•)) Ouça este post

Um comentário:

  1. Bom dia galera do bem!!!Gostaria de saber de vcs pq da escolha desse museu para análise da pratica educativa e quais materias sao mais usados pra realizar tais práticas.

    Um abração moçada!!!!

    ResponderExcluir