terça-feira, 29 de novembro de 2011

O profissional da informação na indústria: habilidades e Competências (Ana Vanessa)

Síntese do texto de Damasio, conforme referência abaixo

Atuar na gestão da informação é sem dúvida a principal atividade atribuída ao profissional bibliotecário. As escolas de Biblioteconomia e Ciência da Informação formam profissionais aptos nessa principal habilidade, visando a atuação em qualquer ambiente empresarial e institucional de todos os níveis e segmento. (Damásio, 2002 p.2)
O presente artigo relata um estudo que teve a finalidade de explorar a área de atuação profissional do bibliotecário no setor industrial.
O bibliotecário possui as competências e habilidades necessárias para sua atuação no mercado de informação especializada, pois, o referencial teórico expõe várias formas de atuação exigidas ao bibliotecário, necessárias para a conquista do mercado de informação empresarial, mas desconsidera os motivos para a sua baixa atuação em indústrias. Inicialmente, caracterizou-se quais profissionais da informação atuam no
ambiente industrial, identificando sua área de formação e pós-graduação, cargos que ocupam, nível no organograma da empresa, tempo de experiência no cargo e área de produção das indústrias.(Damásio,2002 p,3.)
Os bibliotecários são considerados agentes especiais quebra de paradigmas na gestão do conhecimento, atuando nesta área necessária às empresas no contexto atual. No atual contexto profissionais que saibam utilizar ferramentas de busca com agilidade são de suma importância para o desenvolvimento de empresas. “É necessário alfabetizar digitalmente todos os profissionais da informação no Brasil, em especial os bibliotecários, para que estes possam atuar, como multiplicadores e alfabetizadores na sociedade da informação” (Taparoff apud Damásio, 2002 p.8).
O estudo constatou que a maioria dos profissionais que atuam nesta área não são bibliotecários, mas a literatura demonstra claramente que os bibliotecários podem e devem se candidatar para esses cargos.
DAMASIO, Edilson. O profissional da informação na indústria: habilidades e competências, 2002. In XII Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias - SNBU, Recife: Pernambuco,2002, Oct. 21-25. Disponível em:< http://eprints.rclis.org/bitstream>Acesso em: 26 nov. 2011.
((•)) Ouça este post

Nenhum comentário:

Postar um comentário