sábado, 26 de novembro de 2011

Organizações como Fonte de Informação ( Cleidiane )

Este post contém uma síntese do capítulo Organizações como fonte de informação. A palavra Organização é empregada geralmente em duas situações distintas, a primeira da a ideia de ordenação, enquanto a segunda é um conceito de uma entidade que reúne pessoas com uma hierarquia definida onde os indivíduos se comunicam e executam seus trabalhos de acordo com sua função dentro da mesma. O tema abordado neste artigo se volta para a organização quando entidade que visa o atendimento das necessidades de um grupo de indivíduos, seja na fabricação de produtos ou prestação de serviços. A idéia é mostrar como funciona a difusão da informação e a comunicação dentro de organizações de tipos distintos. O desenvolvimento do capitalismo e a competição cada vez maior entre as grandes empresas, levou a criação de políticas com alto nível de complexidade com cargos muito distintos e uma distribuição ordenada do trabalho, diferente do que acontece em pequenas empresas onde a distinção de cargos não é tão visível. Para sobreviver ao mercado de trabalho de hoje, geralmente as organizações tem vínculos com outras e algumas passaram a atuar não só no seu país de origem mais em todo outras partes do mundo, essas empresas são chamadas transnacionais. Grandes empresas geralmente geram um grande volume de informações entre relatórios, documentação e até publicidade, para isso as organizações geralmente disponibilizam as informações necessárias através dos mais diversos meios, que são conhecidos como fontes de informação. Uma das formas mais comuns para identificar organizações, são os chamados diretórios, que são fontes de dados onde se encontra dados relacionados a uma série de organizações como nome, telefone razão social, nome dos diretores e uma gama de informações. O formato dos catálogos pode conter formas variadas que vão desde um simples catálogo telefônico até páginas web que contém informações bem mais detalhadas sobre cada organização.

Existem diversos tipos de organizações no mundo onde cada um deles possui suas ações voltadas a um tipo de serviço em específico e objetivos distintos, abaixo uma breve definição dos tipos de organizações mais conhecidos e as formas para obter acesso as suas fontes de informação:
· Organizações Comerciais: Organizações que tem como finalidade principal o lucro, estas organizações podem atuar na fabricação de produtos ou prestação de serviços. A fonte mais acessível a informações sobre organizações deste tipo são os catálogos telefônicos, onde se pode obter dados básicos como endereço, nome e telefone. Existem também empresas que se especializam em fornecer dados sobre as principais organizações comerciais disponibilizando mais detalhados e concretos sobre as mesmas, um exemplo deste tipo de empresa é a Dunn & Bradstreet, que se especializou em fornecer diretórios de distintos formatos e que atendam da melhor forma possível a necessidade de seus clientes.
· Organizações Educacionais e de Pesquisa: São organizações voltadas para o fomento do conhecimento de seu público alvo, neste tipo de organização se encaixa universidades, museus e bibliotecas. Esse tipo de organização gera uma enorme quantidade de informação, disponível grande parte das vezes a qualquer pessoa que tenha interesse. Existem também neste caso diretórios que se dedicam a catalogar e facilitar o acesso a informações disponíveis por este tipo de organização, os diretórios mais notáveis nessa área são o The Word of Learning e Associations Ulimited, que disponibilizam distintas formas para acesso ao catálogo de Organizações Educacionais e de Pesquisa.
· Organizações Governamentais: São em seu âmbito organizações ligadas ao governo e que geralmente fornecem diversas informações direcionadas ao cidadão.
· Organizações Profissionais e Sociedades científicas: Têm como principal objetivo o aperfeiçoamento de uma área de pesquisa específica, contribuindo para a evolução da mesma com pesquisa e análise de resultados. Esse tipo de organização surgiu em meados do século XII, quando as grandes empresas passaram a sentir a necessidade de investir em aumento do conhecimento para melhorar a sua eficiência.Na internet existem diversas fontes que permitem identificar as organizações deste tipo, um exemplo que se destaca é mais uma vez a The Word of Learning, que também fornece meios para identificação deste tipo de organização.
· Organizações Internacionais: Geralmente essas empresas têm como finalidade tratar interesses comuns entre países que fazem parte de um grupo, um exemplo muito conhecido deste tipo de organização é a ONU, que tem como principal objetivo amenizar as relações políticas entre países e garantir a paz e o desenvolvimento entre as nações, porém nem todas as organizações internacionais são governamentais, existem organizações que são mantidas pela iniciativa privada e que tratam interesses de empresas de diversos países, um exemplo deste tipo de organização é a ISO, que tem como objetivo garantir a qualidade e a padronização entre produtos e serviços fornecidos por empresas de todo o mundo. Este tipo de organização, por ter uma abrangência tão grande, gera um grande fluxo de informação disponibilizando-a das formas mais distintas de acordo com o publico alvo de cada uma. Uma empresa que trabalha para facilitar o acesso a identificação deste tipo de informação é a Union of International Associations (UIA), disponibilizando links para acesso às paginas web de diversas organizações internacionais.
· ONG's: São organizações que trabalham para garantir o bem público e que não tem fins lucrativos. Geralmente essas organizações são mantidas pela própria sociedade embora existam casos onde os governos também ajudem a mantê-las. Para acesso ao texto na íntegra ver a referência abaixo:

Referência:
CAMPELLO, Bernadete Santos. Normas técnicas. In: CAMPELLO, Bernadete Santos; CENDÓN, Beatriz Valadares;KREMER, Jeannette Marguerite( Orgs.). Fontes de informação para pesquisadores e profissionais.Belo Horizonte: UFMG, 2000. cap.02, p.35-48.
((•)) Ouça este post

Nenhum comentário:

Postar um comentário