Este post é uma síntese do texto: A internet como fonte de informações para negócio: um ensaio sobre a realidade da internet brasileira cuja referência completa esstá no final deste texto:
É mundialmente reconhecida a importância econômica e social dos pequenos empreendimentos para uma nação.São grandes as dificuldades encontradas por pequenos empreendedores na aquisição de informações.Uma enorme variedade de informações estatísticas, setoriais, financeiras, mercadológicas e empresariais encontra-se disponíveis na Internet e, na maioria das vezes, gratuitamente. Ao uso correto da tecnologia da informação, em particular da Internet, como instrumento para aquisição de informações para negócios, certamente propiciarão o desenvolvimento do potencial de crescimento dos pequenos empreendimentos no país. Informação é o insumo básico para todas as atividades humanas. Seu objetivo consiste em proporcionar alterações no comportamento das pessoas, reduzindo a incerteza. A organização baseada na informação será o modelo de organização do futuro, fundamentada no conhecimento e formada por profissionais especializados em trabalhar a informação.
Informação para negócios é aquela que subsidia o processo decisório do gerenciamento das empresas industriais, de prestação de serviços e comerciais nos seguintes aspectos: companhias, produtos, finanças, estatísticas, legislação e mercado.
Informação tecnológica é aquela que trata da informação necessária, utilizada e da informação gerada, nos processos de aquisição, inovação e transferência de tecnologia, nos procedimentos da metrologia, certificação de qualidade e normalização e nos processos de produção.
Internet foi projetada na década de 60, a partir da Arpanet, a Internet se constituiu como uma rede única criada pela Advanced Research Projects Agency – ARPA— do Departamento de Defesa dos Estados Unidos, para permitir o compartilhamento de dados e criar um sistema de comunicação único e descentralizado.
Internet vem se alterando ao longo do tempo.e destaca quatro papéis fundamentais: a aceleração do acesso às informações, a melhoria de comunicação e colaboração entre pessoas, a aceleração da divulgação de novos conhecimentos e do ritmo das descobertas científicas e a facilitação do comércio eletrônico, das transações comerciais e dos serviços aos clientes.
Esses quatro aspectos são igualmente importantes à luz da realidade empresarial, porém este ensaio se concentrará no uso da Internet para aceleração do acesso às informações – principalmente as relativas aos negócios– e a para aceleração da divulgação de novos conhecimentos. O ritmo de crescimento da Internet no Brasil e no mundo é extremamente rápido.:
Baseando-se nos fatos observados, torna-se nítida a constatação do potencial de crescimento da Internet, de sua capacidade de absorver novos usuários ao redor do mundo e de seu caráter essencialmente informativo.
Informações gerais são informações de caráter diversificado, porém superficiais. São distribuídos através dos meios de comunicação de massa como os jornais, revistas, periódicos e canais de televisão.
Informações estatísticas também denominadas informações de censo, incluem estatísticas econômicas (dados sobre o PIB, a renda, as taxas de juros e de inflação), industriais (nível de atividade industrial, nível de emprego e volume de produção e de vendas) e demográficas de uma determinada região ou nação.
Informações biográficas consistem em informações sobre personalidades, profissionais de diversos níveis e ramos de atividade e especialistas em uma determinada área de conhecimento. As grandes empresas de recursos humanos e headhunting organizam, mantêm e disponibilizam esse tipo de informação para seus clientes. Algumas dessas empresas colocam à disposição seus bancos de dados.
Informações setoriais constituem o conjunto de informações sobre um determinado setor de atividade industrial. São disponibilizadas através de publicações especializadas, como jornais dedicados a negócio e publicações técnicas de um ramo industrial específico ou relatórios elaborados por analistas de mercado ou empresas de consultoria.
Informações empresariais incluem os diretórios empresariais que contêm nomes de empresas, endereços, nomes de executivos, ramo de atuação, porte, linhas de negócio, faturamento e número de empregados.
Informações de produtos e serviços consistem em informações específicas sobre produtos e serviços existentes no mercado. Focalizam itens tais como nome comercial de produtos, marcas e patentes, produtores e distribuidores e mercado consumidor.
Informações mercadológicas incluem informações sobre empresas e concorrência, mercado consumidor, tendências e cenários tecnológicos, políticos, econômicos, sociais e demográficos e levantamentos comportamentais de consumidores.
Informações jurídicas são informações específicas de legislação empresarial e de direito comercial.
Informações sobre o mercado financeiro consistem em informações sobre o mercado de capitais, taxas de câmbio, indicadores econômicos, cotações de ações em bolsas de valores, cotações de fundos de investimentos e análises financeiras de especialistas,
Apesar de ser considerado um ambiente desorganizado, caótico e pouco confiável, a Internet se apresenta como um amplo universo para pesquisa de informações para negócios.Caberá aos pequenos empreendedores nacionais o desafio de deixar a imobilidade e aprenderem a navegar nesse novo mundo virtual de informações e serviços e extrair aquilo que lhes interessa para sua sobrevivência.
Referencia
BRANDÃO, Wladmir Cardoso. A internet como fonte de informações para negócio: um ensaio sobre a realidade da internet brasileira. Belo Horizonte: Perspectivas em Ciência da informação, v.9, n.1, p. 88-99, jan./jun. 2OO4.
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