segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Natura cosméticos: quando é virtuoso ser virtual (Jordano)

Este texto é umas síntese do artigo: Natura cosméticos: quando é virtuoso ser virtual.
A biblioteca virtual da Natura Cosméticos S.A, é o primeiro sistemas virtual de informações em empresas do Brasil, este artigo descreve os pontos de implantação, uso e funções desse sistema. Ele tem como objetivo o auxilio no aprimoramento dos produtos e buscasse informações sobre o que inovasse a cosmética mundial.
O PROJETO DA BIBLIOTECA VIRTUAL DA NATURA
Juntamente com os departamentos mais importantes da empresa, foi realizado uma rigorosa análise de necessidades dessas áreas para o desenvolvimentos de produtos de qualidade, através desse estudo foi desencadeado o projeto e foi observado que todas as empresas-chaves apresentavam duas necessidades em comum, ambas queriam
1- que a difusão das informações do jeito mais rápido possível;
2- estrutura interna e responsável pelo processamento técnico dessas informações, em tempo hábil e eficaz, nem que isso implicasse construir uma biblioteca interna.
A natura mantém intercâmbios de nível nacional e internacional, principalmente por meio de banco de dados on-line e desenvolve um sistema interno de bases de dados de referência obtidos por meio desses intercâmbios.
OS PRODUTOS DA BIBLIOTECA VIRTUAL
O Centro de Informações Bibliográficas, ou CIB-Natura atua no suporte a pesquisas técnico-científicas, mercadológico e acompanhamento da concorrência. De suas atividades destacam-se:
  • as pesquisas;
  • desenvolvimento e manutenção das bases internas;
  • sistemas de alerta e disseminação de informações;
  • apoio logístico e controle de aquisição de documentos bibliográficos;
  • disponibilização através de bases de dados dos documentos adquiridos;
  • gerenciamento do acervo Centro de Memória Natura;
  • gerenciamento da Cosmemoteca Mundial Natura.
CONCLUSÃO
Através da ousadia da Natura inovou a informação para o apoio aos negócios do que até então se praticava no país, sendo tendência internacional devida à nova ondem mundial.
Referência
REZENDE, Yara. Natura cosméticos: quando é virtuoso ser virtual. Disponível em: . Acesso em: 28 de nov. 2011.

((•)) Ouça este post

Um comentário: