segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Informação para negócios: os novos agentes do conhecimento e a gestão do capital intelectual (Jordano)

Esse texto é uma síntese do artigo: Informação para negócios: os novos agentes do conhecimento e a gestão do capital intelectual.
As características dos usuários e a necessidade dos usuários de informação nas empresas estão em constante desenvolvimento, impulsionando a criação de sistemas de informação, que possam atendê-las. Os profissionais da informação devem estar em contante aprendizado acompanhando e se adaptando a essa evolução, pois, não se pode negar a estratégica da administração do conhecimento e do capital intelectual das empresas se torna a fase mais recente de desenvolvimento na gestão da informação.
OS AGENTES DO CONHECIMENTO E A INFORMAÇÃO
As empresas incorporam em si vários tipos de profissionais de características distintas, cujo rendimento depende do uso e interpretação da informação, são eles:
  • agentes criativos: utilizam da informação como gerador de idéias, fundamentando novas tecnologias e conceitos que proporcionam vantagem competitiva.
  • agentes intérpretes: utilizam a informação com o objetivo de planejamento econômico, comercial ou tecnológico, antecipando as mudanças que podem ocorrer na empresa.
  • agentes intermediários: quase formada somente por gestores da informação (ex: bibliotecário), pois envolve todo processo de identificação e interpretação, busca das fontes, seleção e pesquisa, organização e divulgação da informação para negócios.
  • agentes gestores do conhecimentos: também chamado QI empresarial, são os administradores do capital intelectual da empresa que é o conhecimento existente em um ambiente que pode causar uma vantagem diferenciada.
CAPITAL INTELECTUAL
O capital intelectual é as experiências acumuladas através do esforço de pesquisa de novos produtos e métodos de trabalho, assim, renasce a importância do ser humano como principal personagem da economia, por ter a maior ferramenta de competitividade de uma emprese que é o conhecimento.
GESTÃO DO CONHECIMENTO
Se a gestão é eficiente, pode se tornar um dos mais poderosos geradores de riquezas das empresas. Um dos maiores desafios dessa gestão é conciliar oque há na cabeça do funcionário (experiência profissional) com o que há na base de dados, tornando ferramenta criadora de vantagem estratégica para o negócio, e seu objetivo é fazer com que a empresa trabalhe enquanto inteligência coletiva, harmonizando todos os tipos de agentes e conseguindo resultados lucrativos.
Referência:
REZENDE, Yara. Informação para negócios: os novos agentes do conhecimento e a gestão do capital intelectual. Disponível em:Ci.Inf., v.31,n.1. Disponível em: www.scielo.br/pdf/ci/v31n1/a08v31n1.pdf
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