Síntese do artigo: Instituições provedoras de informação tecnológica no Brasil: análise do potencial para atuação com informação para negócios
A era da globalização evidencia as dificuldades enfrentadas por países alguns que estão tornando-se competitivos no mercado internacional. As empresas brasileiras estão competindo com aquelas oriundas de países Estados Unidos, Inglaterra e Alemanha, onde a organização da informação disponível já se encontra bastante sedimentada.
Para se chegar à organização e disponibilização da informação, é fundamental ter em mente aspectos conceituais que, em um primeiro momento, podem parecer dispensáveis, mas que devem nortear toda atividade de informação.No que se refere à questão da informação voltada para o desenvolvimento tecnológico e industrial, alguns conceitos carregam sutis peculiaridades que devem ser respeitadas.
A organização de serviços de informação por setores pode facilitar a utilização de recursos compartilhados, minimizando custos e auxiliando na detecção de oportunidades de mercado e prospecção tecnológica.
Segundo Souza e Borges:
Sendo assim percebemos que torna-se mais importante o desenvolvimento tecnológico em função do mercado,que exige inovação contínua.Portanto, para que uma tecnologia se consolide, é importante conhecer o mercado real e potencial, concorrentes, fornecedores, fatores econômicos e financeiros relacionados a ela. Além disso, é preciso ressaltar que, ao se definir uma área de estudo e de atuação profissional, torna-se necessário capacitar pessoas para o exercício das atividades inerentes à área, aspecto esse que deve ser desenvolvido com urgência, pois o mercado carece ainda de profissionais que dominem o conhecimento relativo à informação para negócios.O que se observa no ambiente industrial é um fluxo constante de informações de naturezas variadas. Há uma miscigenação de "tipologias" de informação movimentando as atividades industriais cujas características irão se evidenciar, mais ou menos, de acordo com o momento em que estiverem sendo usadas.Destaque deve ser dado àquelas informações de natureza mercadológica, econômica, financeira, estatística e legal que subsidiam diferentes atividades e que devem estar cada dia mais atreladas às questões tecnológicas.
Referência:
SOUZA, Terezinha de Fátima Carvalho e BORGES, Mônica Erichsen Nassif.Instituições provedoras de informação tecnológica no Brasil: análise do potencial para atuação com informação para negócios. Ci. Inf., Brasília, v. 25, n. 1, p.52-58, jan./abril 1996.
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