domingo, 27 de novembro de 2011

Estudo do uso de fontes de informação para inovação tecnológica na indústria brasileira. (Paulo H.)

Resumo do artigo: Estudo do uso de fontes de informação para inovação tecnológica na indústria brasileira.

Este artigo discuti o acesso e uso de informação provenientes de universidades, centros de pesquisa e outras fontes por parte das indústrias de transformação e extrativas brasileiras que se apresenta este trabalho. O estudo tem como objetivo analisar a intensidade e a diversidade no uso de fontes de informação internas e externas à empresa, com o objetivo de implementar inovação tecnológica em produtos e/ou processos. Utiliza como instrumento de coleta de informações, a pesquisa, entrevistas assistidas presenciais e por telefone.

Apresenta, com base nas inovação tecnológica das empresas industriais brasileiras, os principais resultados: “Os dados da Pintec mostram que, do universo de72.005 empresas industriais pertencentes aos setores de transformação e extrativa, somente 22.698 (31,5% do total) registraram inovações no período entre 1998 e 2000. Tal resultado explica-se pela taxa média de inovação nas empresas industriais de transformação (31,9%), já que nas indústrias extrativas a cifra correspondente é substancialmente menor (17,2%).”

Constata-se que na análise do uso de fontes internas e externas de informação um resultado um tanto surpreendente da Pintec 2000 é que apenas 13,0% do total de empresas inovadoras atribuem alta/média importância ao departamento de P&D como fonte de informação para inovação.

É fundamental destacar que o caráter secundário da importância do uso de informações de departamentos, apresentam pouca preocupação com atividades formais de pesquisa.


Referência:

SUGAHARA, Cibele Roberta, JANNUZZI, Paulo de Martino. Estudo do uso de fontes de informação para inovação tecnológica na indústria brasileira. Ciência da Informação. Brasília, v. 34, n. 1, p.45-56, jan./abr. 2005.

((•)) Ouça este post

Nenhum comentário:

Postar um comentário