segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Literatura Comercial (trade literature) (Lais B.)


Resumo do capítulo13 Literatura comercial

Literatura Comercial é o nome utilizado por profissionais da informação para disignar o material produzido por empresas e outras organizações, com objetivo de promover a venda de seus produtos e serviços. São catálogos de fabricantes e de produtos, na forma de folhetos, folders ou brochuras e, mais recentemente, de sítios na internet.

Empresas de projetos, de construção civil e indústrias necessitam desse tipo de informação, suas atividades dependem do conhecimento e da avaliação adequada de uma série de produtos e serviços.

Uma outra função da literatura comercial é de servir como fonte de informação histórica, uma boa coleção de catálogos de fabricantes pode construir um ótimo instrumento de pesquisa para historiadores que queiram estudar o desenvolvimento tecnológico, tomando como base os produtos industrializados.

A natureza efêmera dessas informações e as rápidas mudanças a que estão sujeitas fazem da internet um canal excepcional para sua divulgação.

A organização de uma coleção tradicional de literatura comercial, na forma impressa, exige certos cuidados em todas as etapas, desde a aquisição até o armazenamento.

A identificação e a localização da literatura comercial podem ser feitas de diversas formas, os técnicos e especialistas constituem a primeira fonte a ser consultada, pois eles estão constantemente recebendo informações e em permanente contato com fornecedores, os periódicos especializados também são uma boa fonte se a coleção estiver atualizada, as feiras e exposições também são excelentes fontes para obtenção da literatura comercial, elas dão especial destaque às últimas novidades do setor de atuação.

Existe um conjunto de publicações de empresas que pode ser considerado uma forma de literatura comercial, embora sua finalidade seja bem diferente da dos catálogos de produtos. São publicações, geralmente periódicas, destinadas a vender não o produto, mas a imagem da empresa. Algumas são destinadas a um público interno, ou seja, aos empregados ou membros da organização, enquanto outras visam atingir o público externo, que são os clientes e fornecedores (atuais e potenciais), assim como pessoas a quem a empresa deseja manter informadas a respeito de sua atuação. Existe também publicações híbridas cuja finalidade é atingir esses dois tipos de audiência.As publicações de empresa têm portanto, uma clara função de relações públicas e não diretamente de venda.

No Brasil as publicações de empresas surgiram no início do século XX, os primeiros jornais de empresa no Brasil seguiam o modelo de seus congêneres europeus e americanos, e foram provavelmente, uma forma de reação do empresariado ao surgimento do jornalismo operário, que constituía uma das formas de fortalecimento do movimento operário.

Essas publucações geralmente aparecem em forma de publicação periódica e podem apresentar os mesmo problemas, que afetam o periódico científico, mas de maneira mais aguda, irregularidade, atraso e interrupção de publicação, mudanças frequentes de títulos e formato.

DIAS, Eduardo Wense; CAMPELLO, Bernadete Santos. Normas técnicas. In: CAMPELLO, Bernadete Santos; CENDÓN, Beatriz Valadares; KREMER, Jeannette Marguerite ( Orgs.). Fontes de informação para pesquisadores e profissionais. Belo Horizonte: UFMG, 2000. cap. 13, p.183-190.

((•)) Ouça este post

Nenhum comentário:

Postar um comentário