quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Programa Educativo "Museu das Minas e do Metal" (Lorena J. Mello, Camila, Luana, Karla) 4

O Museu das Minas e do Metal (MMM) foi inaugurado em 22 de março de 2010, localizado na cidade de Belo Horizonte, instalado na antiga Secretaria de Educação, prédio histórico do Circuito Cultural da Praça da Liberdade.

O edifício foi totalmente restaurado e adequado com o projeto arquitetônico de Paulo Mendes da Rocha e projeto museográfico de Marcello Dantas. Está ambientado em dois seguimentos: o Museu da Minas, no primeiro andar e segundo pavimento; e o Museu do Metal, no segundo andar e terceiro pavimento, totalizando 18 salas.

O Museu conta a história da mineração em Minas Gerais e mostra o universo dos metais utilizando a tecnologia como linguagem expográfica de forma lúdica, mostrando o acervo e universo das rochas, os processos de transformação dos minérios e a importância destes, para a vida humana e o desenvolvimento social, econômico e cultural.

No museu, o visitante tem contato, em síntese, com os produtos que deram nome ao Estado, marcado, em sua história, pela intervenção de bandeirantes responsáveis pela ocupação do interior na exploração de riquezas minerais, a partir do século 18.

O acervo apresenta mais de três mil peças, herdadas do tradicional Museu da Mineralogia Djalma Guimarães. O acervo bibliográfico é composto por livros, periódicos e publicações cientificas e didáticas da área de Geociências. Entre seu acervo virtual, imagens cenográficas, atrações interativas e projeto educativo.

O Setor educativo do Museu conhecido como “Educativo MMM”, o qual funciona desde a fundação do Museu, possui sua equipe formada por 25 funcionários, sendo: uma coordenadora (psicóloga), duas analistas em educação (historiadoras), três auxiliares em educação (geógrafa, historiador e técnico em geologia) e dezenove estagiários (turismo, pedagogia, geografia, engenharia de materiais, história, artes visuais, belas artes).

As práticas educativas do Museu são direcionadas tanto ao público escolar, quanto ao não escolar, sendo estas divulgadas nas redes sociais do MMM e no site.Aos visitantes são distribuídos folders com material de suporte, exemplo disso é a exposição temporária que está sendo realizada a “High Ligts”.

O Museu recebe em média 5 mil visitas por mês.

O tema retratado pelo museu é muito interessante, despertou-nos uma maior curiosidade sobre o assunto. Pesquisar sobre as praticas educativas e o programa educativo do MMM, foi de grande valia para o nosso conhecimento.

Agradecemos a toda a equipe do Museu por fornecer todos os dados necessários a elaboração deste trabalho, em especial às funcionárias Suely Aparecida Ribeiro e Luíza Macedo, as quais nos atenderam com enorme disposição e com muita atenção.

REFERÊNCIAS

Museu das Minas e do Metal. Disponível em: http://www.belohorizonte.mg.gov.br/turismo/roteiros/passado-e-presente/museu-das-minas-e-do-metal. Acesso em 22/11/2011.

Museu das Minas e do Metal. Disponível em: http://www.mmm.org.br/index.php?p=5&vt=1. Acesso em 22/11/2011.

Museu das Minas e do Metal. Disponível em:http://pt.wikipedia.org/wiki/Museu_das_Minas_e_do_Metal. Acesso em 23/11/2011. Acesso em: 23/11/2011.

((•)) Ouça este post

Nenhum comentário:

Postar um comentário