domingo, 27 de novembro de 2011

Informação tecnológica e para negócios no Brasil: introdução a uma discussão conceitual (Paulo H.)

Resumo do artigo: Informação tecnológica e para negócios no Brasil: introdução a uma discussão conceitual.

Apresentam-se termos e conceitos referentes à indústria, tecnologia e negócios recuperados na literatura, a literatura sobre terminologias adotadas na área de informação referente à indústria/empresa é escassa e de difícil localização. Provavelmente, como já exposto por outros autores e também por Aguiar (1991), isto ocorra, porque, na área de informação, não se dispõe de definições universalmente aceitas. Assim, apesar da utilização freqüente de termos como informação em ciência e tecnologia, informação científica e tecnológica, informação industrial e tecnológica, informação industrial, informação para indústria, informação tecnológica e informação para negócios, é possível observar a falta de harmonização conceitual, apesar da similaridade entre alguns deles, assim, com a finalidade de apresentar um quadro geral dos termos e conceitos recuperados na literatura, opta-se por mostrá-los separadamente, com tecnologia, indústria e negócios definidas como palavras-chave no critério seletivo de busca.

Informação para indústria e informação industrial – Kjeld Klintoe

Termos propostos por Kjeld Klintoe, bastante citados na literatura, mas nem sempre com o sentido original ao qual foi proposto. Portanto, torna-se necessário ressaltar que, conforme o autor, informação para a indústria "é todo esforço intelectual para estimular os administradores e técnicos de uma dada empresa, pública ou privada, no sentido de aperfeiçoar suas operações e inovar métodos, processos, produtos e serviços, através da conversão, em resultados práticos, de toda a forma de conhecimentos, obtidos por qualquer meio". (Klintoe apud Aguiar, 1991:8)

Informação tecnológica – FID

Este conceito foi apresentado pelo Comitê de Informação para a Indústria da Federação Internacional de Documentação (FID),

Observa-se que muitos conceitos têm sido propostos visando a facilitar o entendimento e consolidação da área de informação, embora a adoção de uma terminologia possa não simbolizar vantagens na comunicação entre serviços de informação e seus usuários, tal fato não se torna verdadeiro quando se trata de qualidade na organização de acervos e recursos das unidades de informação.

Referência:

JANNUZZI, Celeste Aída Sirotheau Corrêa, MONTALLI, Katia Maria Lemos. Informação tecnológica e para negócios no Brasil: introdução a uma discussão conceitual. Ciência da Informação. Brasília, vol.28 n.1 Jan. 1999. Disponível em: < http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0100-19651999000100005&script=sci_arttext> Acesso em: 27 nov. 2011.

((•)) Ouça este post

Nenhum comentário:

Postar um comentário