sábado, 26 de novembro de 2011

Literatura Comercial ( Cleidiane)

O termo Literatura Comercial é empregado pelos profissionais da informação para definir, o material gerado por empresas no intuito de vender seus produtos ou serviços, este material pode ser divulgado de diversas formas como folhetos informativos, sites na internet ou catálogos de produtos. Grandes empresas que têm a necessidade de adquirir um número grande de produtos, têm tendência a organizarem a informação de produtos disponíveis no mercado, para que se torne mais fácil e eficiente a tarefa de encontrar os produtos que precisa no mercado. A idéia do profissional da informação tem a função de organizar os dados da melhor forma possível para facilitar a identificação e comparação de produtos. Além de ser muito útil para auxiliar na compra de produtos, a literatura comercial pode oferecer também um bom ambiente para pesquisa histórica, possibilitando analisar a evolução tecnológica, baseada nos dados contidos nos catálogos de produtos. Geralmente bibliotecas ou sites da internet que são voltados a literatura comercial armazenam um acervo de dados com descrições de produtos que geralmente contém descrições detalhadas do produto, já que as empresas que pretendem fornecer o produto tem grande interesse na venda dos mesmos. Um problema que geralmente ocorre com os acervos de literatura comercial é que os dados contidos nos mesmos tendem a se tornar obsoleto muito rápido, já que a concorrência entre as empresas acarreta o lançamento de novos produtos ou mesmo mudança na característica dos existentes, o profissional que trabalha com literatura comercial deve sempre estar atento a atualização de seu acervo, porém até o material que já se tornou obsoleto pode ter grande importância, armazenando dados históricos dos produtos adquiridos pela empresa.
A busca de dados para adicionar ao acervo de literatura comercial deve ser constante, e deve ser buscada de diversas fontes para obter uma gama de dados o mais variada possível, técnicos e especialistas são uma boa fonte de dados já que sempre estão em contato com fornecedores e geralmente conhecem bem sobre as características de um produto, além disso, folhetos informativos, catálogos de produtos e até sites de fornecedores na internet contém informações valiosas sobre produtos no mercado. Além das fontes tradicionais de dados existem ainda organizações que se dedicam a organizar e fornecer dados sobre os mais variados tipos de produtos, um exemplo desse tipo de organização é a Group Lund, que atual no Brasil e na Espano – América, divulgando produtos de todo o mundo. Existe também outro tipo de literatura comercial, onde as empresas divulgam informações internas com o intuito de divulgar sua própria imagem. Essa divulgação pode ocorrem em diversos níveis. Muitas empresas divulgam informações destinadas ao seu público interno no intuito de manter seus funcionários informados e conscientes da situação atual da empresa, enquanto outras divulgam também informações para possíveis clientes e fornecedores. Este tipo de divulgação permite a empresa transmitir confiança e segurança às pessoas direta ou indiretamente ligadas a ela. Este tipo de marketing comercial tem crescido consideravelmente, principalmente em empresas de grande porte e que abrangem um grande mercado, exigindo cada vez mais do profissional da informação, que tem a necessidade de se adaptar sempre a novos canais de comunicação e novas formas de divulgação, já que só assim será possível atingir um público alvo que está a cada dia mais exigente e sofisticado.

Referência:
DIAS, Eduardo Wense; CAMPELLO, Bernadete Santos. Normas técnicas. In: CAMPELLO, Bernadete Santos; CENDÓN, Beatriz Valadares; KREMER, Jeannette Marguerite ( Orgs.). Fontes de informação para pesquisadores e profissionais. Belo Horizonte: UFMG, 2000. cap. 13, p.183-190.
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