sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Tarefa Extra (individual) 4º período

Para finalizar a programação deste semestre da disciplina Fontes Especializadas vamos discutir  os temas: Normas técnicas, Literatura Comercial  e Organização como fonte de informação. Os textos base podem ser: cap.11,13 e cap. 2 do livro Fontes de informação para pesquisadores e profissionais de Campello, Cendón e Kremer ou outros artigos científicos disponíveis. Outros temas podem ser: informação para  negócio, informação para indústria e informação tecnológica. Se você escolher um destes 3 últimos temas o texto base está indicado no post sobre o assunto ou você pode trabalhar com outros textos.
O trabalho consiste em um resumo referente  a um dos temas acima, totalizando 3 resumos( 1 em cada post).  O resumo deve apontar o objetivo do cap./artigo, seus resultados e uma análise crítica de seus pontos fortes e fracos.
Buscar  outros textos de suporte para identificar sobre as fontes de informação usadas,  onde elas são encontradas e informações extras não mencionadas anteriormente e que merecem registro.
Importante: registrar nos comentários deste post os textos escolhidos para evitar duplicidade. Não serão aceitos 2 posts do mesmo texto. Cuidado ao redigir o texto. Você  tem que verificar se as citações foram feitas corretamente, com a indicação das fontes consultadas, no caso do resumo mencionar que o post publicado é uma síntese do trabalho X, não esquecer de inserir as referências usadas no trabalho. Podem participar desta tarefa os alunos que tiraram até 8,5 na avaliação 1. 
Para cumprir a tarefa (no valor de 1,5) o aluno deve publicar para avaliação da professora, 3 posts sobre os assuntos acima e responder às perguntas dos colegas que estarão registradas em Comentários do post publicado.
Pergunta/Resposta:  a elaboração de 2 perguntas deve ser feita apenas pelos alunos que não fizeram os posts e  querem substituir uma  tarefa não elaborada no valor de 0,25 cada uma. As respostas devem ser feitas pelos alunos que fizeram o post.
Quem vai participar? Se você quer participar então tem que registrar em comentário o seu nome e informações sobre o tema/texto escolhido
Data de entrega do trabalho: a postagem tem que ser feita até o dia 26/11, as perguntas até o dia 27e as respostas até o dia 28 às 18hs.  Não é possível fazer alteração das datas definidas. Bom trabalho!!!!
((•)) Ouça este post

14 comentários:

  1. Olá, Célia!!!
    O meu post será sobre cap.11,13 e cap. 2 do livro Fontes de informação para pesquisadores e profissionais de Campello, Cendón e Kremer.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia!
    O meu post será sobre informação para indústria!

    ResponderExcluir
  3. "Fontes de informação sobre companhias e produtos industriais: uma revisão de literatura"
    Katia Maria Lemos Montalli; Bernardete dos Santos Campello

    ResponderExcluir
  4. "Produtos e serviços de informação para negócios no Brasil: características".
    Mônica Erichsen Nassif Borges; Natália Guiné de Mello Carvalho

    ResponderExcluir
  5. Oi Célia o meu post será sobre informação para negócio. Os textos serão: A internet como fonte de informações para negócio: um ensaio sobre a realidade da internet brasileira. Wladmir Cardoso Brandão;
    Bases de dados de informação para negócios. Beatriz Valadares Cendón
    Gerenciando a Tecnologia da Informação nos Negócio.Marília Balbé

    ResponderExcluir
  6. "Estudo do uso de fontes de informação para inovação tecnológica na indústria brasileira."
    Cibele Roberta Sugahara, Paulo de Martino Jannuzzi.

    ResponderExcluir
  7. Informação tecnológica e para negócios no Brasil: introdução a uma discussão conceitua. Celeste Aída Sirotheau Corrêa Jannuzzi,Katia Maria Lemos Montalli

    ResponderExcluir
  8. A organização da informação para negócios no Brasil,Mônica Erichen Nassif Borges, Bernadete Santos Campello.

    ResponderExcluir
  9. Informação para Indústria: INTELIGÊNCIA COMPETITIVA E INFORMAÇÃO PARA INDÚSTRIA E NEGÓCIOS: UMA AVALIAÇÃO TEÓRICA E PRÁTICA, NO SETOR INDUSTRIAL.(Rodrigo)



    Neste artigo discutem-se somente as fontes e tipos de informação para indústria e negócios, já amplamente discutidos na literatura. Mostram-se alguns exemplos, sua utilização e também o resultado de estudos já realizados de utilização destas fontes no setor industrial. Desta forma, este artigo procura mostrar o relacionamento entre estas áreas e a dependência e os objetivos em comum da Inteligência Competitiva e da Informação para Indústria e Negócios.
    Segundo Damásio (2001) o setor produtivo ou setor industrial é caracterizado por empresas que possuem a função de produzir bens e produtos. Para a sua produção e comercialização são necessários vários processos, desde a criação de novas tecnologias à linha de produção. Gerenciamento precisa de sistemas, práticas, planejamento, resultados. Para realizar estes procedimentos é necessária a informação.


    Referência DAMASIO, Edílson. Inteligência competitiva e informação para indústria e negócios: uma avaliação teórica e prática, no setor industrial. Campinas, 2001, 14p. Disponível em: < http://publica.fesppr.br/index.php/rnti/article/viewFile/v1n1ART7/91>. Acesso em,: 26 nov. 2011.

    ResponderExcluir
  10. (jordano) to mandando pelo perfil do paulo henrique, por que meu e-mail do google foi hackiado e por isso não postei antes pois estava tentando recuperalo

    Célia meus textos serão dos 3 textos bases de informação para négocios


    *REZENDE, Yara Natura cosméticos: quando é virtuoso ser virtual

    *____________. Informação para negócios: os novos agentes do conhecimento e a gestão do capital intelectual. Disponível em: , Ci.Inf., v.31,n.1. Disponível em: www.scielo.br/pdf/ci/v31n1/a08v31n1.pdf

    *BORGES, Mônica Erichen Nassif; CAMPELLO, Bernadete Santos A organização da informação para negócios no no Brasil . Perspect. cienc. inf., Belo Horizonte, v. 2, n. 2, p. 149 - 161, jul./dez.1997. disponível em: http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/view/5/418

    ResponderExcluir
  11. (jordano)Célia mudei meu último artigo porque o paulo henrique ja fez dele, meu novo artigo é o seguinte:

    PONTES, Cecília Carmen Cunha. Gerenciamento estratégico de informação nas empresas industriais do setor de telecomunicações no Brasil. Ci. Inf., Brasilia, v. 28, n. 1, jan. 1999 . Disponível em . acessos em 28 nov. 2011.

    ResponderExcluir
  12. "Informação para negócios: aspectos da literatura científica nacional em revistas da área de ciência da informação."
    Ana Carolina Araújo,Leilah Santiago Bufrem

    ResponderExcluir
  13. "Qualidade da informação na indústria bancária: o caso dos bancos públicos."
    Luis Francisco Ramos Lima.

    ResponderExcluir
  14. "Perfil do Profissional de Informação Tecnológica e empresarial."
    Kátia M. Lemos Montalli.

    ResponderExcluir