segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Treinamento do portal CAPES Promovido pelo curso de Biblioteconomia capacita alunos e bibliotecários



Grupo que participou do treinamento do Portal CAPES
O treinamento do portal CAPES  aconteceu no último dia 05/11 com a participação de alunos, bibliotecários e a prof. Célia. A capacitação foi ministrada pela bibliotecária Fernanda da Biblioteca Central da UFMG. A primeira parte da apresentação tratou dos temas:Periódicos científicos eletrônicos, Bases de dados: conceituação e tipologia, ferramentas de busca na Internet, Bibliotecas digitais,  publicações de acesso livre e e-books. A segunda parte apresentou o Portal, as formas de pesquisa e as estratégias de buscas em diversas simulações e as instruções de uso de todos os recursos disponíveis. Uma novidade apresentada foi a Capes WebTV que  transmite informações sobre a Capes e oferece tutoriais de treinamento online sobre Portal de Periódicos como ferramenta estratégica de divulgação dentro das universidades. Aos alunos espero que este encontro tenha mostrado todo o potencial de pesquisa disponível no Portal, atividade esta  que certamente será realizado diversas vezes para atender ás necessidades de informação dos usuários. Aos bibliotecários espero que os momentos tenham ajudado a esclarecer/complementar/descobrir novos recursos do Portal. À Fernanda, a nossa bibliotecária meus sinceros  agradecimentos por compartilhar conosco, com tanta leveza  e simpatia, seu conhecimento e experiência no uso de tantos recursos do Portal CAPES.  Porque é sempre muito bom trocar figurinhas e aprender com o outro. Você gostou do treinamento? Então, deixe o seu comentário abaixo:
((•)) Ouça este post

4 comentários:

  1. Parabenizo a Profª Célia pelo empenho em oferecer aos alunos e bibliotecários a oportunidade de conhecer o Portal Capes.
    E a bibliotecária Fernanda que tão gentilmente compartilhou informações atualizadas sobre o Portal o meu agradecimento.
    Regina - Bibliotecária do UNIFOR

    ResponderExcluir
  2. O treinamento do Portal Capes foi uma oportunidade de acrescentarmos os nossos conhecimentos sem sairmos de nossa Instituição, devido ao empenho da profª Célia em trazer a bibliotecária Fernanda da UFMG e de sua disponibilidade em repassar os seus conhecimentos.
    O nosso muito obrigado.

    ResponderExcluir
  3. O PORTAL CAPES foi muito importante para todos nós alunos e profissionais,essa proposta de se informatizar documentos é de grande necessidade de adaptarmos nas novas tecnologias do uso da informação.Parabéns a Fernanda e a Célia por proporcionar esse mecanismo de busca para nossos conhecimentos.

    ResponderExcluir