domingo, 27 de novembro de 2011

A organização da informação para negócios no Brasil (Paulo H)

Resumo do texto: A organização da informação para negócios no Brasil

Este texto analisa a problemática da organização da informação para negócios, sua terminologia e sua conceituação. Segundo a autora, o termo informação para negócios (business information) tem sido utilizado há muito tempo nos países desenvolvidos. Designa o conjunto de informações destinadas a subsidiar as atividades das organizações no seu processo de desenvolvimento.

No Brasil, o termo tem sido pouco utilizado e a questão da terminologia se apresenta de forma diferente. Durante algum tempo, o conceito de informação para negócios apareceu implícito no termo informação tecnológica. A questão terminológica se complica com o aparecimento da expressão informação para a indústria e que logo foi assimilada pelo setor de informação no Brasil. Portanto, o conceito de informação para negócios está contemplado na definição de informação para a indústria, sendo este último termo de uso mais corrente na literatura da área de informação no Brasil.

Fica evidente que com tantos termos cria-se a necessidade de se constituir um centro referencial de informação para negócios, o qual ficasse responsável pelo levantamento de fontes na área, facilitando sua acessibilidade, de forma a beneficiar especialmente as micro e pequenas empresas.

Referência:

BORGES, Mônica Erichen Nassif, CAMPELLO, Bernadete Santos. A organização da informação para negócios no Brasil. Ciência da Informação. Belo Horizonte, v. 2, n. 2, p. 149 - 161, jul./dez.1997

((•)) Ouça este post

2 comentários:

  1. Posso afiirmar que Literatura Comercial é o mesmo que Informação para Negócios?
    Estou fazendo um trabalho de uma disciplina e preciso desta resposta.
    Grato.

    ResponderExcluir
  2. Não pode não. As fontes de informação para negócio podem ser oriundas de um instituto de epsquisa, por exemplo

    ResponderExcluir