quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Setor educativo Museu Artes e Ofícios (Ana Carla, Kauara Faria, Lorena Melo)

Equipe do MAO em atividade
O Museu de Artes e Ofícios – MAO – localizado em Belo Horizonte (MG) é um espaço cultural que abriga e difunde um acervo representativo do universo do trabalho, das artes e dos ofícios do Brasil. Foi construído por iniciativa do Instituto Cultural Flávio Gutierrez – ICFG, em parceria com o Ministério da Cultura e a CBTU, Companhia Brasileira de Trens Urbanos, o MAO preserva objetos, instrumentos e utensílios de trabalho do brasileiro. Sua criação ocorreu pela doação de mais de duas mil peças pela colecionadora Ângela Gutierrez. ao patrimônio público. O MAO foi inaugurado em 14 de dezembro de 2005, porém sua aberturar ao público foi marcada para o dia 10 de janeiro de 2006. O setor Educativo do Museu de Artes e Ofícios atua em duas frentes: uma delas é o Trilhas e Trilhos, projeto desenvolvido para o atendimento ao público visitante do Museu, o fundamento da ação educativa do Museu de Artes e Ofícios é a mediação entre o acervo do MAO e o público que o visita. A outra frente desenvolve o Curso de Qualificação de Jovens na Área de Conservação – Valor Social, projeto social destinado a jovens carentes. Nos dois projetos encontram-se várias ações com enfoques diferentes, mas todas voltadas para a democratização do acesso à cultura e difusão do espaço museal como ferramenta educativa. O setor é composto por 13 pessoas, entre funcionários, estagiários e a coordenação. A equipe é multidisciplinar e conta com a colaboração de funcionários com formação em letras, pedagogia, história, turismo, geografia e museologia. As ações educativas desenvolvidas pelo Setor Educativo do MAO são voltadas para a comunidade em geral, com foco no público escolar e educadores. A divulgação dos projetos se dá, principalmente, por meio eletrônico (e-mail) e pelo site que contém as datas dos eventos e quais exposições estão acontecendo no museu. O site ainda disponibiliza o endereço e telefone para contato. O público espontâneo recebe ao chegar ao museu    um folder contendo informações básicas sobre localização, horário de funcionamento, endereço eletrônico, contatos telefônicos e mapa da exposição. Além disso, o Setor disponibiliza aos professores o ‘Guia do Educador’, publicação que apresenta e caracteriza as principais ações do educativo.
Adoramos fazer este trabalho, e poder conhecer um pouco mais da instituição e principalmente do setor educativo, que apresenta uma programação e serviços de ótima qualidade, levando os visitantes a refletirem sobre o universo do trabalhador. E ainda, queríamos agradecer a toda a equipe do museu, pela disponibilidade de estar nos ajudando; e sua compreensão, oferecendo as informações que foram necessárias para elaboração deste trabalho.
Referência:
Educativo Museu de Artes e Ofícios. Disponível em: Acessado em 16/11/11
((•)) Ouça este post

5 comentários:

  1. Interessante esse museu, fiz uma rápida visitei ao site e conheci um pouco mais. ...Creio que as ações educativas em museus são componentes primordiais para a sua ação social, pois possibilita aproximar o público a instituição, e permite a este, exercer sua cidadania, valorizando o bem cultural e patrimonial, além desenvolver a sua consciência crítica da realidade em que vive.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns ao grupo!O MAO é um lugar muito especial e que merece ser visitado várias vezes. Meus agradecimentos à equipe do Educativo pelas contribuições ás nossas discussões em sala. Sabemos que um post não tem espaço suficiente para retratar a dimensão dos projetos realizados pela equipe do educativo.
    Célia

    ResponderExcluir
  3. Sem duvidas as ações educativas são de suma importância, e este trabalho nos permitiu aprofundar os nossos conhecimentos no museu do MAO, que sem duvidas faz um trabalho incrível, aproximando o público do museu, e fazendo com que esses visitantes reflitam sobre este acervo do universo do trabalho. Queria aproveitar a oportunidade também para novamente agradecer a toda equipe do museu, que não mediu esforços para nos ajudar, contribuindo de uma forma relevante para a conclusão deste trabalho.

    ResponderExcluir
  4. Adorei 'conhecer' o MAO através do trabalho de vocês. Meninas, não sei se vocês mencionaram na sala, mas tem alguma exposição em 'andamento' (ou exposição permanente) no museu?

    ResponderExcluir
  5. Camila, o Museu esta com uma exposição temporaria, sobre BARÃO DE MAUÁ - O EMPREENDEDOR.E essa exposição procura resgata a trajetória de um dos principais atores do capitalismo brasileiro no século XIX: Irineu Evangelista de Sousa. E o Museu conta também com a exposição permanente que são ferramentas, utensílios, máquinas e equipamentos, representados os mais variados ofícios do homem brasileiro.

    ResponderExcluir