quinta-feira, 2 de junho de 2011

Quadrinhos como fonte de informação (Luana, Thaís, Thamara)

Definição

As Histórias em Quadrinhos (HQ), quadrinhos, ou gibis como são conhecidas no Brasil são formas de arte que conjugam texto e imagens com o objetivo de narrar histórias dos mais variados gêneros e estilos. São conhecidos como comics nos Estados Unidos, bande dessinée na França, fumetti na Itália, tebeos na Espanha, historietas na Argentina, muñequitos em Cuba, mangás no Japão.
As Histórias em Quadrinhos são um instrumento de comunicação, que aliam o texto à imagem, transformando-os em um meio de comunicação, rico e que possui uma linguagem que facilita a assimilação do conteúdo, tornando-se assim um bom modo de divulgar ideias, informações e cultura ao seu público, podendo ser utilizada na área da educação, treinamentos e divulgação de ideias em geral.
Função
Desde a pré-história, os desenhos eram usados como forma de contar fatos, chamados pinturas rupestres, considerados precursoras das histórias em quadrinhos. Porém, as histórias em quadrinhos só surgiram na metade do século XIX, através do italiano Ângelo Agostini, radicado no Brasil, com “as aventuras de Nhô Quim”, publicada em 30 de janeiro de 1869. Logo passaram a ter publicação em jornais, sendo proliferadas e alcançando maior número de leitores. Nas primeiras décadas os quadrinhos eram essencialmente humorísticos, e essa é a explicação para o nome que elas carregam ainda hoje, comics (cômicos).
Em 1905, apareceu a revista “Tico-Tico”, feita para crianças, trazendo a publicação das “Aventuras do Gato Felix”.
O Brasil teve excelentes quadrinhistas, mas o público preferia os quadrinhos importados, de super-heróis americanos, como Batman, Capitão América, Fantasma, Mandraque, o que impediu que os nossos quadrinhos perdurassem no mercado.
Somente em 1959 a história em quadrinho se fixou no Brasil, com os personagens Bidu e Franjinha, criações de Maurício de Souza. Em 1960 o artista criou o Cebolinha, três anos depois sua turma começou a crescer, apareceu o Cascão, o Horácio, o Chico Bento, o Astronauta e o fantasminha Penadinho. O seu principal personagem, a Mônica, foi criado em 1965, uma menina poderosa, que se relaciona bem com os amigos, com certa agressividade e pouca paciência. Por levar uma vida pouco doméstica e submissa, rejeita o papel tradicional designado para as mulheres, chegando a criar discussões se poderia classificar a obra como um quadrinho feminista. Esses são alguns dos mais de cem personagens da galeria do autor.
A história em quadrinhos, por ser um meio de comunicação em massa, provoca um grande fascínio nas crianças, em razão da aparência dos personagens, do poder da Mônica, pelos personagens terem tornado-se garotos propaganda e pelas crianças poderem entendê-las somente através da observação dos desenhos.
Assim, vemos uma nova função da história em quadrinhos, afetando a educação do público infantil, em face da transmissão de ideologias, por trabalhar conceitos de vida e morte, alegria e tristeza, medo, insegurança, luta, agressividade, timidez, dentre outros tão importantes para quem se encontra em formação, ampliando assim os conhecimentos sobre o mundo, que a vida social exige.
TIPOLOGIA
As histórias em quadrinhos são consideradas formas de arte e poderão representar diversos estilos:
Cartoons:
O cartoon, ou cartum, ou charge, no português brasileiro, originalmente tratado como os esboços de um artista, é considerado por muitos especialistas, como um formato de arte sequencial animada. Embora composto de uma única imagem, foi debatido que, uma vez que o cartum combina tanto palavras quanto imagens e constrói uma narrativa, ele merece sua inclusão entre os formatos de quadrinhos.
Tiras:
A tira é uma sequência de imagens. O termo é atualmente mais usado para definir as tiras curtas publicadas diariamente em jornais, mas historicamente o termo foi designado para definir qualquer espécie de tira, não havendo limite máximo de quadros, sendo o mínimo de dois.

Revista em quadrinhos:
A revista em quadrinhos, como é chamada no Brasil, ou "comic book" como é predominantemente conhecida nos Estados Unidos, é o formato comumente usado para a publicação de histórias do gênero, desde séries românticas aos populares super-heróis.

Graphic novel:
Graphic novel é um termo para um formato de revista em quadrinhos que geralmente trazem enredos longos e complexos, frequentemente direcionados ao público adulto. Contudo o termo não é estritamente delimitado, sendo usado muitas vezes para implicar diferenças subjetivas na qualidade artística entre um trabalho e outro.

Webcomic:
Webcomics, também conhecido como "online comics", "web comics" ou "digital comics" são histórias em quadrinhos publicadas na internet. Muitas webcomics são divulgadas e vendidas exclusivamente na rede, enquanto outras são publicadas em papel, mas mantendo um arquivo virtual por razões comerciais ou artísticas. Com a popularização da internet, o formato webcomic evoluiu, passando a tratar desde as tradicionais tiras até graphic novels.

Storyboard:
Storyboards são ilustrações dispostas em sequência, com o propósito de prever uma cena animada ou real de um filme. Um storyboard é essencialmente uma versão de história em quadrinhos de um filme ou de uma seção específica de um filme, produzido previamente para auxiliar os diretores e cineastas a visualizar as cenas e encontrar potenciais problemas antes que eles aconteçam. Os storyboards muitas vezes trazem setas e instruções que indicam movimento.
Fanzine:
Um fanzine é uma revista amadora, feita de forma artesanal a partir de fotocopiadoras ou mimeógrafos. É uma alternativa barata àqueles que desejam produzir suas próprias revistas para um público específico, e conta com estratégias informais de distribuição. Diversos cartunistas começaram desta maneira antes de passarem para espécies mais tradicionais de publicação, enquanto outros artistas estabilizados continuam a produzir fanzines paralelamente à suas carreiras.
ARRANJO DA OBRA
O layout da página em quadrinhos apresenta a história em quadros. Estes quadros servem para guiar o olhar do leitor no decorrer da história. Apesar de possibilitar variações formais, seu formato constante lhe confere uma transparência importante na melhora da objetividade do seu conteúdo.
Os quadros são essenciais nas histórias em quadrinhos e podem assumir formatos variados, por exemplo, não apresentar bordas, ou até mesmo não existir.
Quadros perfeitamente regulares, quadrados ou retângulos, com traços retos, são utilizados na construção de um layout básico conhecido nos quadrinhos, que não interfere na leitura, transmite regularidade na ação e é típico das tiras dos jornais. Uma divisão com algum distanciamento entre os quadros da página favorece a atenção individual ao conteúdo de cada quadro.
O ritmo constante dos painéis das tiras diárias ou revistas em quadrinhos pode ser considerado um elemento de redundância. Porém argumenta-se que esta seria a melhor maneira de desenvolver a narrativa com fluência de forma semelhante à tela do cinema ou TV, pois fixa o entorno e permite variações de ritmo apenas na parte interior dos quadros em uma sucessão de imagens discretas que podem sugerir movimento contínuo.
FORMATO
A história em quadrinhos como uma forma de arte poderá representar diversos estilos e formatos de publicação. São, em geral, publicadas no formato de revistas, livros ou em tiras publicadas em revistas e jornais. Além de existirem as histórias em quadrinhos na internet, como por exemplo, as webcomics.

Estes são alguns exemplos de sites disponíveis com webcomics:



REFERÊNCIA:
Disponível em: http://www.modavestuario.com/89origemdosquadrosuniformesdashistoriasemquadrinhos.pdf. Acesso em 31 maio 2011.

Disponível em: http://www.tiosam.org/enciclopedia/index.asp?q=Banda_Desenhada. Acesso em 31 maio 2011.

Disponível em: http://conspirem.hdfree.com.br/. Acesso em 01 jun. 2011.

Disponível em: tp://webcomicsbrasil.top-site-list.com/. Acesso em 01 jun. 2011.

Disponível em: http://topwebcomics.com. Acesso em: 01 jun 2011.
((•)) Ouça este post

8 comentários:

  1. Gostei muito do trabalho de vocês. A história do quadrinho postado nos faz refletir sobre como será o relacionamento dos seres humanos e as máquinas.
    Vocês podem me dizer se as charges são consideradas histórias em quadrinhos?

    ResponderExcluir
  2. O post ficou muito interessante, pessoal. Valeu pelas informações históricas. Queria pedir p/ vocês fazerem um acerto nas referências, inserindo os dados completos da publicação consultada e que no texto vocês citem a fonte consultada. Estes acertos vão deixar o texto de vocês mais rico. Vou acertar os termos estrangeiros que vocês usarm no texto, colocando-os em itálico

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia tamanha variedade de historias em quadrinhos, e realmente não reconhecia como uma fonte de informação tão importante na educação de crianças.
    O que vocês acham sobre sua utilização para a educação dos usuários na biblioteca?

    ResponderExcluir
  4. Muito interessante o trabalho de vocês, estão de parabéns. E também gostei muito da ideia da Natália, os quadrinhos é uma forma mais descontraída, mais divertida para se apresentar uma informação, chamam mais a atenção, despertando assim mais interesse, uma ótima opção principalmente em bibliotecas escolares.

    ResponderExcluir
  5. É muito interessante falar de História em Quadrinhos.
    Sem dúvida alguma elas são fontes de informação importantes para qualquer um. Fontes de cultura, lazer, conhecimento.

    Vejam o post que fizemos sobre o assunto em:
    http://fontesdeinformacao-digitais.blogspot.com/2011/07/historias-em-quadrinhos-hqs-n-1.html

    Adorei o post de vocês, abraços!

    ResponderExcluir
  6. Meninas do Fontes de Informação Digitais, que bom ter vocês como seguidoras. Tentei falar com vocês para agradecer os comentários, mas não consegui. Favor deixar aqui no blog o e-mail de contato e apareçam sempre!

    Célia

    ResponderExcluir
  7. OLá Célia e demais, nós que ficamos honradas em poder seguir este blog, pois muitas informações já nos foram de grande referência aqui. Quando percebemos que fizeram um post relacionado ficamos felizes por saber que há pessoas que falam sobre um mesmo assunto, num mesmo contexto: HQs como fonte de informação!
    Podem entrar em contato conosco sempre que precisarem, atenderemos com maior satisfação.

    Contatos:
    fontesdeinformacaodigitais@gmail.com
    http://fontesdeinformacao-digitais.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Agora sim, vocês deixaram o e-mail. Vou falar em sala sobre os nossos contatos, mas agora só em agosto.

    ResponderExcluir