domingo, 12 de junho de 2011

ISBN - International Standard Book Number

Criado em 1967 e oficializado como norma internacional em 1972, o ISBN - International Standard Book Number que traduzido quer dizer Número Padrão Internacional de Livro - é um sistema que identifica numericamente os livros segundo o título, o autor, o país e a editora, individualizando-os inclusive por edição.

O sistema é controlado pela Agência Internacional do ISBN, que orienta e delega poderes às agências nacionais. No Brasil, a Fundação Biblioteca Nacional representa a Agência Brasileira desde 1978, com a função de atribuir o número de identificação aos livros editados no país.

A partir de 1º de janeiro de 2007, o ISBN passou de dez para 13 dígitos, com a adoção do prefixo 978. O objetivo foi aumentar a capacidade do sistema, devido ao crescente número de publicações, com suas edições e formatos.

Para cumprir a missão de informar e atender aos editores, livreiros, bibliotecas e distribuidores brasileiros, a Fundação Biblioteca Nacional reúne neste novo portal da Agência Brasileira todas as informações referentes ao sistema ISBN no país.

Publicações Eletrônicas 

Para obter o ISBN é necessário o cadastro na Agência como editor pessoa física ou editor pessoa jurídica (ver link de cadastramento). Uma publicação eletrônica (livro eletrônico, CD ROM ou disponível na internet) receberá ISBN desde que:


  1. Contenha texto;
  2. Esteja disponível ao público;
  3. Não haja nenhuma intenção de que a publicação seja um recurso continuado

Tais publicações podem ser também compostas de figuras e sons. Material de link como por exemplo, hipertexto, só será considerado coberto pelo mesmo ISBN se fizer parte da publicação.


Não se atribui ISBN para as seguintes publicações:

  1. Publicações sujeitas a frequentes atualizações e em que seja possível acessar e fazer mudanças quase imediatas, como bancos de dados on-line;
  2. Sites de internet;
  3. Materiais promocionais e propagandas;
  4. Quadros de anúncios;
  5. E-mails e outras correspondências eletrônicas; 
  6. Mecanismos de busca;
  7. Jogos;
  8. Documentos pessoais (curriculum ou perfil pessoal);
  9. Agendas / diários / calendários;
  10. Jornais / revistas 
Fonte: BN
    ((•)) Ouça este post

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário