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Este post vai apresentar sobre fontes de informação terciária, tais como diretórios e guias. Diretórios, cadastros ou catálogos são listas de pessoas ou organizações, fornecendo o endereço, produtos, serviços, e outras informações.
De acordo com a ABNT Guia pode ser definido como uma “obra de referência, periódica ou não, que informa nome, endereço, tamanho da(s) coleção(ões), assunto(s) coberto(s), recursos humanos e outros dados relativos a bibliotecas, centros de informação e documentação”. (ABNT, 1992)
Diretórios ou cadastros são fontes de informação terciárias e “compreendem conjuntos com informações e dados sobre pessoas e organizações, tais como endereço, produtos e serviços ofertados e outras informações similares” (CUNHA, 2001). No contexto das bibliotecas universitárias “fontes terciárias,como guias e cadastros de bibliotecas, representam instrumento essencial para identificar as unidades de informação apropriadas para apoiar as pesquisas desenvolvidas por professores, estudantes universitários e pesquisadores em geral.
Exemplos:
- Guia de Bibliotecas da 1ª Região (CRB – 1)
- Guia das Bibliotecas da Universidade de São Paulo
- Guia das Sociedades e Associações Científicas e Tecnológicas do Brasil, IBICT, é uma base de dados de acesso público com informações sobre entidades brasileiras, a busca pode ser feita pelo nome e cidade
- Guia de Museus Brasileiros
- Guia de viagens: Guia Quatro Rodas
As informações essenciais que devem constar no guia são:
a) Essenciais: nome oficial do centro ou biblioteca, seguido de sigla; nome da instituição hierarquicamente superior; endereço completo, endereço telegráfico, número do telefone e código da área, números do fax; horário de atendimento; tipo de biblioteca; público a que serve; assuntos principais e correlatos do acervo; tipo de acesso às estantes: livre ou indireto; tipo de empréstimo; serviços fornecidos; sistema de cobrança para o fornecimento dos serviços; base de dados assinadas; meio e tipo de acesso a estas bases.
b) Opcionais: histórico do centro ou biblioteca, nome do chefe do centro ou biblioteca; quadro de funcionários; publicações; número total de volumes, de títulos de periódicos, de microformas, de mapas e outros documentos especiais; área da biblioteca ou centro; processos técnicos; sistema de automação (ABNT,
1992)
Arranjo ou organização do Guia: os centros ou bibliotecas podem ser relacionados em ordem alfabética, geográfica, de assunto ou por tipo de documento.
Busca: para facilitar a busca os guias devem contar com índices remissivos, com remissivas dos nomes alternativos, siglas, traduções, etc. das bibliotecas ou centros.
Sugiro a leitura do texto sobre guias de bibliotecas como fonte de informação:
GUIMARÃES Tatiara Paranhos; MARCIAL, Cristine Coutinho . Guias de bibliotecas como fontes de Informação: metodologia de elaboração do Guia da 1ª região. Inf.Inf., Londrina, v.13, n.2, p.108, jul/dez.2008. disponível em:
http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/1823/1681. Acessado em 27/05/11.
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Tive a oportunidade de ver o guia de museus brasileiros, é muito interessante pois nos informa sobre todos os eventos que serão desenvolvidos por estes estabelecimentos.
ResponderExcluirQuem mora perto dos museus pode se organizar para frequenta-lo com assiduidade.