quinta-feira, 16 de junho de 2011

Portal CAPES de Periódicos

O Portal de Periódicos da CAPES, lançado em 2000, tem como finalidade promover à comunidade científica brasileira o acesso livre e gratuito à versão eletrônica dos principais condutores de comunicação da ciência, ou seja, dos periódicos científicos, bem como bases de dados, exclusivamente, permitido por meio de terminais ligados à Internet instalados nas instituições participantes ou por elas autorizados, constituindo-se, portanto, como uma ferramenta moderna e democrática de acesso à informação para a pesquisa. Assim, o Portal de Periódicos da CAPES envolve a produção científica internacional por meio de artigos, revistas internacionais, nacionais, estrangeiras, títulos de periódicos, bases de dados referenciais e resumos de documentos em todas as áreas do conhecimento, com indicação de fontes relevantes com acesso pela Internet. O Portal de Periódicos foi oficialmente lançado em 11 de novembro de 2000, na mesma época em que começavam a ser criadas as bibliotecas virtuais e quando as editoras iniciavam o processo de digitalização dos seus acervos. Com o Portal, a Capes passou a centralizar e otimizar a aquisição desse tipo de conteúdo, por meio da negociação direta com editores internacionais.O Portal se consolidou como uma ferramenta fundamental para as atividades de ensino e pesquisa no Brasil e oferece as seguintes vantagens aos pesquisadores:

Facilidade de acesso à informação científica: o Portal de Periódicos reúne em um único espaço virtual as melhores publicações do mundo.
Acesso a conhecimento atualizado: os artigos, livros e patentes que acabaram de ser publicados nos Estados Unidos, Ásia e Europa podem ser recuperados em tempo real por meio do Portal de Periódicos. São informações confiáveis e de alta qualidade, que permitem que o professor, pesquisador ou aluno fique sempre atualizado e produza trabalhos em sintonia com o melhor da produção científica mundial.
Democratização do acesso à informação: com o Portal de Periódicos, um pesquisador vinculado a uma instituição de ensino superior na Amazônia tem acesso ao mesmo conhecimento que os colegas no Sul e Sudeste do Brasil e também dos concorrentes no exterior. Trata-se, na verdade, do portal de bibliotecas com a maior capilaridade do mundo, cobrindo todo território brasileiro! Além disso, a centralização das assinaturas pela Capes possibilita economias de escala na negociação dos valores junto aos editores internacionais. Ganha, com isso, a sociedade brasileira, que paga bem menos para financiar a produção científica nacional.
Inserção internacional do conhecimento científico: ao utilizar o Portal, o pesquisador tem acesso direto à produção dos autores, periódicos e sociedades internacionais mais conceituados da sua área. Isso garante densidade à sua produção acadêmica. Conhece ainda o funcionamento da Ciência Mundial dentro da sua área de atuação. Essas informações são fundamentais para que ele também divulgue melhor a sua produção e passe a ser reconhecido internacionalmente.
Fonte
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES).Histórico. Disponível em: http://www.periodicos.capes.gov.br/index.php?option=com_pcontent&view=pcontent&alias=historico&mn=69&smn=87. Acessado em 14/06/2011.
COSTA, Luciana Ferreira da. 2008. Usabilidade do Portal de periódicos da capes.  238fls. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação). Universidade Federal da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, João Pessoa.
((•)) Ouça este post

Nenhum comentário:

Postar um comentário