quinta-feira, 9 de junho de 2011

Fontes de Informação na Internet (Alexandra, Denilson, Matheus)

A Internet é um dos principais meios de comunicação do mundo atual, e o número de adeptos da web está em grande expansão, à preferência a ela em relação à busca de informações esta ligada à possibilidade de ter acesso imediato ao próprio documento em diversas mídias. 
 A história da internet teve inicio com a invenção de do telefone por Graham Bell, “Sem telefonia, a internet não seria o que é hoje, foi justamente à capacidade instalada no sistema telefônico que viabilizou a conexão em computadores em longa escala.” (GUIMARÃES, 2005).
No Dicionário de informática Pfaffenberger (1996) a internet “é um sistema de grandes proporções, em constante expansão, que interliga redes de computadores do mundo inteiro.” dentro deste universo de comunicação próprio, existem alguns verbetes que são comumente já se incorporaram aos dicionários como é o caso do termo On-line que significa estar conectado diretamente a um computador.
Segundo Guimarães (2005) “a cada dia surge novas aplicações para a Internet essas aplicações vão se somando às já existentes ou modificando as disponíveis.”.
O futuro da Internet vai se delineando de acordo com os avanços tecnológicos. Os operadores destas novas tecnologias são de suma importância para os internautas enquanto pesquisadores. Sobre esta participação do ser humano no desenvolvimento e uso de novas tecnologias Foskett (1969) analisa que “antes de mais nada, o computador (ou qualquer outro sistema mecanizado) não faz nada além daquilo que lhe é dito para fazer. È um idiota, altamente capacitado, sem dúvida, mas um idiota.”.
Provando que esta afirmação verdadeiramente se confirmou avaliamos alguns programas e constatamos que se o pesquisador não utilizar alguns critérios de busca e utilização da informação, provavelmente ele recuperará muito mais do que deseja.
De acordo com Pinto et. al (2003)
Cuidados são necessários ao utilizar a Web como fonte de pesquisa, como: ter critérios de avaliação do documento de hipermídia para detectar se a informação é fidedigna e que tipo de informação está sendo oferecida: negócios, lazer, governamental, pesquisas recentes, comunidades eletrônicas (grupos de discussões, informativos dirigidos), e eventos. Cabe lembrar que a Web não possui cobertura total e nem substitui a revisão de artigos pelos pares, mas ajuda significativamente na realização de buscas e pesquisas tanto acadêmicas como comerciais. (PINTO et al., 2003 p.4).
O pesquisador na Internet precisa utilizar um programa navegador que o auxilie no processo de busca. Para Guimarães (2005) estes programas são classificados como “màquinas de busca (engenhos de pesquisa), páginas brancas e amarelas (índices), meta-máquinas de busca, guias Web, organizações que fornecem acesso a catálogos.”

Definição de fontes de Informação:
De acordo com Charteness, (1999) “Entende-se como fonte de informação qualquer indicação ou registro que fornece uma informação para responder uma pergunta e/ou preencher uma necessidade de um usuário.”
Por estes termos descritos a fonte de informação virtual é uma fonte de informação que se encontra na Web,usando o ciberespaço (espaço virtual) como suporte para seu acervo,cujo deverá ser consultado por internautas(usuários da internet).
Tipologia: 
As fontes de informações na internet podem ser classificadas de diversas formas, inicialmente podemos distinguir tais fontes como formais e informais:
  • Fontes de informações formais: Estas fontes possuem copilação bibliográficas, sendo consideradas fontes seguras por possuírem referencias. Ex: SCIELO, BIREME
  • Fontes de informações informais : São fontes cujo seu acervo informacional é construído a partir de trocas de informações pelo seus usuários,tais fontes não são confiáveis por não possuir referencias,deixando a veracidade de seu acervo a duvidar.Ex: Wikipédia,Yahoo pergunta,Cifra Club. 
Agora podemos determinar se as fontes são primárias ou secundárias.
    • Fontes de informações primárias: Neste tipo de fonte as informações são publicadas diretamente pelos autores,as publicações vão de trabalhos acadêmicos,livros,artigos científicos entre outras publicações.Ex: Revistas eletrônicas .
    • Fontes de informações secundárias: Este tipo de fonte de informação tem o papel de referenciar, pois organizam o acesso as informações existente nas fontes primárias.Ex: Bibliografias on-line,Bibliotecas virtuais...
    Enfim, agora faremos uma descrição mais específica dos tipos de fonte de informações encontradas na Web. 
    Ao utilizar um programa navegador o internauta terá uma grande quantidade de endereços que irá ajudar a encontrar a informação que deseja, tais programas são classificados como:
    • Maquinas de Busca: Programas de computador utilizados para busca de informações por palavras indexadas. Ex: Google, Todobr,Radar UOL.
    • Paginas amarela ou branca (índice): Sites que organizam informações como um catalogo telefônico. Ex: Yahoo! , Cadê?
    • Meta máquinas de busca: São máquinas que pesquisam em várias outras organizando os endereços encontrados. Ex: Família Miner,KartOO,Tay. 
    • Guias Web são sites e portais que organizam a informação por grupos de assunto citamos Blog Fontes http://fontesgerais.blogspot.com/ que contém links para: Bibliotecas Virtuais, Peródicos eletrônicos, Jornais Brasileiros, Arquivologia, Repositórios Digitais, Ciência da Informação e Biblioteconomia.
     Devido à quantidade de fontes de informação disponíveis na Internet é imprescindível avaliá-las com critérios que para Simão e Rodrigues (2003) devem ser a :
    abrangência /cobertura e propósito, atualidade, metadados, correção, autoridade/copyright, objetividade, inteligibilidade, apreensibilidade, operacionalidade, adequação, acurácia, interoperabilidade, conformidade e segurança de acesso.(SIMÃO E RODRIGUES,2003, p.3)
    Dentro destes critérios avaliamos o Portal BIREME que apresentaremos em aula.
    Avaliação:
    A avaliação feita no portal BIREME foi feita a partir da prática, para melhor analise e compreensão das possíveis dificuldades encontrada na busca da informação por um usuário, esta avaliação não se trata de uma analise de conteúdo informacional, pois se trata de um portal especializado na área da saúde.
    A BIREME é um banco de dado virtual, que faz parte de uma rede internacional de banco de dados, oferecendo ao usuário a possibilidade de recuperação de artigos estrangeiros, ampliando assim sua capacidade de busca de informação, ele também dispõem de serviços, como oferecer noticias sobre a área pelo e-mail, assim como outros portais padrões.
    A primeira observação que fizemos foi em relação ao layout do portal, este possui, uma boa combinação de cores, e uma organização perfeita de seus serviços. Em relação à forma de busca, ele oferece opções de acordo com a necessidade ou preferência do usuário, como a busca pelo titulo, autor e assunto, ou pelas três formas citadas,
    Pode-se optar pela pesquisa via descritores do próprio portal, do qual você pode escolher entre anatomia, doenças, saúde publica entre outros termos descritores que facilitam a pesquisa, ele também ofereço opção de escolha de banco de dados , alem de escolha do idioma do artigo a pesquisar, ano de publicação, tipo de estudo, assunto principal, tudo para facilitar a recuperação da informação.
    Porém sentimos uma necessidade de uma descrição de como utilizar o sistema de busca, em relação a isto o BIREME deixou a desejar, pois poderia nos poupar tempo se não fosse necessário explorar seu sistema de busca. Sobre a recuperação da informação, não houve ruído, teve uma total relevância no assunto buscado, e notamos um diferencial no modo como ele lhe permite salvar a informação recuperada, ele lhe oferece a opção, imprimir, salvar em fotocópia, exportar a citação, enviar para o e-mail e o resumo do artigo encontrado, poupando o tempo do pesquisador, deixando-o a um “click” de recuperar sua informação. A seguir enumeramos alguns links interessantes, tais como:
    Referências
    FOSKETT, Douglas John. Serviços de informação em bibliotecas. São Paulo: Polígono, 1964. 
    GUIMARÃES, Ângelo de Moura Guimarães. Internet. In: CAMPELLO, Bernadete; CALDEIRA, Paula da Terra (org.). Introdução ás fontes de informação. Belo Horizonte: Autêntica, 2005. cap. 10. p.159-178. 
    HARTENESS, Ann.Brasil: obras de referência,1965-1998. Brasilia : Brinquet de Lemos,1999.
    LOPES, Ilza Leite. Novos paradigmas para avaliação da qualidade da informação em saúde recuperada na Web. Ci. Inf., Brasília, v. 33, n. 1, p. 81-90, jan./abril 2004. Disponível em Acesso em: 08 jun. 2011. 
    PFAFFENBERGER, Bryan. Webster’s New World: Dicionário de informática. 6 ed. Rio de Janeiro: Campos, 1998.

    PINTO, Marli Dias de Souza et al. Diversidade da recuperação de informações via Internet na pesquisa e ensino. Rev. ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, v.8/9, p. 143-154, 2003/2004. Disponível em <http://www.acbsc.org.br/revista/ojs/viewarticle.php?id=98&layout=abstract> Acesso em: 08 jun. 2011.

    SILVA, Fabiano Couto Corrêa da. Avaliação de fontes de informação na Web: um estudo focado na Wikipédia. 133 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Programa de Pós-Graduação e Ciência da Informação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2008. Disponível em: http://www.cin.ufsc.br/pgcin/Silva,%20Fabiano%20Couto.pdf 
    SIMÃO, João Batista; RODRIGUES, Georgete. Acessibilidade às informações pública: uma avalição do portal de serviços e informações do governo federal. Ci. Inf., Brasília, v. 34, n. 2, p. 81-92, maio/ago.2005. Disponível em Acesso em: 08 jun. 2011.
    TOMAÉL, Maria Inês et. al. Critérios de qualidade para avaliar fontes de informação na Internet. In: Avaliação de fontes de informação na Internet. Maria Inês Tomaél , Marta Lígia Pomim Valentim (Org.). Londrina: Eduel, 2004, p. 19-40. ((•)) Ouça este post

    2 comentários:

    1. Qual a experiência que vocês tiraram dessa pesquisa?Responderam as espectativas de vocês,e/ ou o que de novo vocês aprenderam após essa pesquisa?
      Natália R.

      ResponderExcluir
    2. Natália, desculpe a demora para responder.

      Pelos links que disponibilizamos para todos, provavelmente você pode perceber que nós obtivemos um grande leque de pesquisas,algumas fontes que sequer sabíamos existir. Aprendi que ser um pesquisador é uma das maiores responsabilidades de um bibliotecário.

      ResponderExcluir